É difícil dizer todas as coisas que Dragon Ball Super fez pela franquia Dragon Ball. O anime introduziu Bills, despertou o lendário Super Saiyajin Deus, e trouxe de volta o Trunks do Futuro. Pouco antes do anime acabar, o Instinto Superior foi revelado durante o Torneio do Poder, e muitos fãs amaram a nova forma.
Porém, parece que Goku não dominou totalmente esta transformação. Ou pelo menos foi o que ele deu a entender no último episódio de Dragon Ball Super.
Em uma das últimas cenas do episódio 131 Dragon Ball Super, Goku e Vegeta saem para treinar juntos, e foi durante o treino que Goku falou sobre sua nova transformação.
No meio da luta, Vegeta fez seu melhor para provocar Goku em usar o Instinto Superior, mas isto não aconteceu. “Ei, o que aconteceu com o seu Instinto Superior?”, perguntou Vegeta no meio da luta.
“Não consigo usá-lo,” respondeu Goku. “Acho que fui levado ao limite no Torneio e o usei acidentalmente!”
Com esta afirmação de Goku, fica claro que Goku não dominou a nova forma. Diferente do Super Saiyajin, o Instinto Superior ainda está longe de ser dominado por Goku. O herói pode se tornar Super Saiyajin até mesmo dormindo, mas o Instinto Superior ainda precisa de um catalisador para ser ativado.
O Torneio do Poder levou Goku a um outro nível, ao colocar todo o peso do Universo 7 em seus ombros, mas este tipo de pressão é difícil de encontrar novamente. Se Goku realmente quiser dominar esta forma, ele precisará encontrar outro meio de ativar o Instinto Superior, mas isto é algo que só veremos em um próximo anime da franquia Dragon Ball.