O mangá de Naruto foi serializado por mais de 15 anos seguidos, e naturalmente, muitas mudanças acabaram ocorrendo entre os esboços iniciais de um capítulo e sua versão final. Entretanto, há uma coisa que permaneceu a mesma.
Masashi Kishimoto, o criador da franquia Naruto, sempre soube que a amizade de Naruto e Sasuke estava no coração da história. Por este motivo, sempre esteve decidido que a história acabaria com uma grande batalha final entre os dois.
Na verdade, Kishimoto contou em inúmeras entrevistas que sabia que acabaria a história desta forma desde que foi se encontrar com os editores da Jump, quando Naruto ainda estava em negociação para ser serializado, há mais de quinze anos atrás.
O final de Naruto Shippuden foi um dos mais icônicos e marcantes do mundo dos animes.
A luta final entre Naruto e Sasuke sempre estará guardada no coração dos fãs mais fiéis do anime, e com razão. Não só a luta foi extremamente épica, como também marcou o fim definitivo da rivalidade dos dois Shinobis, que agora trabalham juntos para proteger Konoha.
Naruto teve sua publicação iniciada em 1999 na Weekly Shonen Jump, e encerrou em 2014 com 72 livros e um total de 700 capítulos cobrindo desde a infância de Naruto até o final da Quarta Guerra Shinobi e um epílogo.
O mangá foi adaptado em forma de anime, com Naruto contendo 220 episódios e Naruto Shippuden contando com mais 500 episódios ao todo, e tornando-se um sucesso mundial, seja em meio impresso, em forma de série ou até mesmo em jogos de videogame.
Atualmente, a franquia tem novas histórias sendo contadas em Boruto: Naruto Next Generations, que conta as aventuras do filho de Naruto, Boruto, um jovem que não quer ser Hokage, mas seguir o próprio caminho num futuro próximo onde os ninjas vivem num mundo com o contraste entre a modernidade e as tradições.