InícioAnimeMarca do Sacrifício - Tudo sobre o estigma de Berserk

Marca do Sacrifício – Tudo sobre o estigma de Berserk

PUBLICIDADE

De todas as coisas presentes na história de Berserk, a marca do sacrifício é uma das mais intrigantes, portanto confira tudo sobre ela abaixo.

PUBLICIDADE

Como personagem, Guts está cheio de significado simbólico e temas, como sua espada exterminadora de dragões incorporando seu desejo autodestrutivo por vingança violenta.

Enquanto isso, sua Marca do Sacrifício é um lembrete constante de que ele está marcado para a perdição – que os vilões mais poderosos de Berserk não vão parar por nada para reivindicar seu corpo e alma para seus próprios propósitos sombrios. Fãs casuais de Berserk podem querer saber mais e entender por que essa pequena runa teve um impacto tão grande na vida de Guts como o “lutador”.

PUBLICIDADE

O que a Marca do Sacrifício de Berserk representa?

Marca do Sacrifício - Tudo sobre o estigma de Berserk
v

A Marca do Sacrifício é um símbolo icônico de Berserk que se relaciona com o tema do “acordo com o diabo” que dominou a amada história da Era de Ouro. A Marca está associada a poderosa Mão de Deus, um pequeno grupo de seres antigos e poderosos que permitem que humanos mortais façam acordos com eles para obter poder imenso a um custo alto. Os membros da Mão de Deus exigem que seus clientes humanos ofereçam uma ou mais pessoas como sacrifício ritualístico.

As vítimas têm a Marca do Sacrifício colocada em algum lugar de seus corpos pouco antes de sua carne e alma serem consumidas como pagamento. Normalmente, o membro da Mão de Deus, Void, um ser alto com o cérebro exposto, administra a Marca. a Mão de Deus explica generosamente a Marca do Sacrifício e os benefícios que alguém pode obter com ela a qualquer cliente interessado que pergunte, incentivando os humanos a fazerem um acordo com eles.

Qualquer pessoa com um Behelit (um objeto sobrenatural em forma de ovo com laços com o Mundo Astral) pode convocar a Mão de Deus dessa forma e oferecer alguém como seu sacrifício para se tornar um novo Apóstolo ou uma criatura sobrenatural que abandonou sua humanidade anterior. Apenas momentos após uma Marca do Sacrifício aparecer na vítima pretendida, ela é morta, e é raro que alguém carregue a Marca por mais do que um momento ou dois. Existem algumas exceções raras em Berserk, mas, no geral, receber a Marca de Sacrifício é uma das últimas coisas que acontecerão com a pessoa que a recebe.

Esse sinistro símbolo de Berserk pode aparecer como uma tatuagem em chamas na pele da vítima, geralmente na cabeça, pescoço ou torso. Em alguns casos, uma Marca do Sacrifício pode ser gravada na pele da vítima, como se fosse esculpida na carne, e pode sangrar e causar dor leve quando os Apóstolos estão próximos. No entanto, se a Mão de Deus se aproximar de uma vítima, os efeitos são muito mais fortes.

O pior de tudo é que qualquer pessoa que perambule pelo mundo com uma Marca do Sacrifício é um alvo constante, representando como sua carne e alma “pertencem” aa Mão de Deus como uma dívida pendente por um acordo de outra pessoa. O indivíduo marcado terá Apóstolos e fantasmas perseguindo-o todas as noites, atraídos pela Marca, e esses fantasmas podem tocar no indivíduo marcado porque essa pessoa reside na interseção entre o Mundo Físico e o Mundo Astral.

PUBLICIDADE

Quais personagens de Berserk têm a Marca do Sacrifício?

Marca do Sacrifício - Tudo sobre o estigma de Berserk
Reprodução: Berserk
Personagem que recebeu a marca do sacrifício O eventual destino do personagem
Guts Sobreviveu ao Eclipse com ferimentos graves
Casca Sobreviveu ao Eclipse, traumatizada
Theresia Sobreviveu, desapareceu na obscuridade
Ovo do Mundo Perfeito Morreu para facilitar o renascimento de Griffith
Judeau Morreu no Eclipse
Corkus Morreu no Eclipse
Pippin Morreu no Eclipse
Gaston Morreu no Eclipse

Um punhado de personagens de Berserk foi visto carregando a Marca do Sacrifício, alguns mais importantes do que outros. Entre o elenco principal, o espadachim anti-herói Guts é o exemplo mais famoso e importante, com esse símbolo demoníaco de Berserk definindo em grande parte a vida de Guts desde que ele o recebeu.

Da mesma forma, Casca, amante de Guts e companheira mercenária, carrega uma Marca do Sacrifício, e diversos personagens menores falecidos também eram conhecidos por carregar a Marca. Na história do Espadachim Negro, a filha do Conde, Theresia, quase recebeu a Marca também, mas escapou desse destino.

PUBLICIDADE

A marca de Guts está em seu pescoço e sangra praticamente todas as noites quando Apóstolos e fantasmas o atacam após o pôr do sol. Depois de conhecer a jovem bruxa Schierke, Guts teve um alívio quando o mentor de Schierke, Flora, aplicou um talismã mágico sobre a Marca, anulando seus efeitos – incluindo sua capacidade de atrair Apóstolos. A Marca de Casca está na parte superior de seu seio esquerdo, e também sangra quando Apóstolos se aproximam.

Outros membros menores do Bando do Falcão tiveram brevemente a Marca em uma variedade maior de partes do corpo, com Corkus tendo uma na testa, Judeaus na palma esquerda, Pippin no braço direito e Gaston no ombro esquerdo.

A morte desses personagens mostra o que normalmente acontece quando alguém recebe a Marca do Sacrifício em seus corpos, enquanto personagens como Guts e Casca sobreviveram como uma exceção à regra, graças à armadura plot em forma de Cavaleiro do Crânio.

PUBLICIDADE
Reprodução: Berserk

Guts e os outros membros do Falcão receberam todos a Marca do Sacrifício quando o vilão Griffith usou seu Behelit especial para convocar a Mão de Deus na história da Era de Ouro. O ambicioso Griffith ofereceu todos os membros do Bando do Falcão como sacrifício, para que ele pudesse se tornar Femto, o quinto e último membro da Mão de Deus.

Isso significava que centenas de Apóstolos diversos cercaram e massacraram os membros do Bando um após o outro, e apenas Guts e Casca escaparam vivos porque o Cavaleiro do Crânio interveio. A partir de então, Guts e Casca carregaram suas Marcas por um período excepcionalmente longo, atraindo Apóstolos todas as noites porque eram uma dívida pendente que a Mão de Deus pretendia cobrar.

PUBLICIDADE

Além de Guts e seus associados, o Ovo do Mundo Perfeito foi um personagem único na história da Convicção que também tinha uma Marca do Sacrifício. A Marca estava em sua língua, mas não parece que Apóstolos eram atraídos por ele.

Em vez disso, o Ovo do Mundo Perfeito era um personagem bizarro com um relacionamento único com a Mão de Deus e a Marca do Sacrifício. Anos antes, o Ovo era um homem humano obscuro que vivia na sujeira, sendo um completo desconhecido.

Um dia, ele descobriu um Behelit e ofereceu não a alguém que amava, mas o mundo inteiro como sacrifício para criar um mundo novo e melhor. Portanto, o Ovo do Mundo Perfeito recebeu seu nome, e ele desempenhou um papel no retorno de Femto como Griffith.

PUBLICIDADE

No caso do Ovo, a Marca do Sacrifício evidentemente não era um fardo, e parecia que ele era o único personagem de Berserk que não se importava em tê-la em seu corpo. Ele a via como a chave para um mundo melhor pelo poder da Mão de Deus, tornando a Marca um símbolo de esperança para ele.

A Marca do Sacrifício de Berserk é baseada em um símbolo do mundo real?

Marca do Sacrifício - Tudo sobre o estigma de Berserk
Reprodução: Berserk

Não há prova concreta de que o autor Kentaro Miura tenha baseado diretamente a Marca do Sacrifício em algum símbolo real específico, embora muitos fãs de Berserk concordem que esse símbolo de Berserk em particular geralmente se assemelha a runas vikings em sua forma e estilo, como algo saído do anime seinen Vinland Saga. Curiosamente, a Marca do Sacrifício se parece com o símbolo Bluetooth, que combina duas runas vikings H e B para se referir a Harald Bluetooth.

PUBLICIDADE

De maneira mais geral – e em uma linha aproximada semelhante – a Marca do Sacrifício se assemelha a estaves mágicas islandesas, ou sigilos que tinham o propósito de fornecer efeitos mágicos. Essas runas variam muito em forma e propósito, como prevenir vazamentos de barris, inspirar medo nos inimigos ou ganhar um caso judicial.

É provável que Miura tenha inventado a Marca do Sacrifício por conta própria, e nunca foi destinada a representar algo muito específico. Ela até aparece no capítulo do Protótipo de Berserk do final dos anos 1980 – uma história que não tem conexão real com a série principal de Berserk. Ainda assim, fãs dedicados podem interpretá-la e sugerir que a metade superior da Marca representa o falcão, ou o símbolo pessoal de Griffith. A parte do meio é a cabeça do pássaro, e as duas linhas dos lados são suas asas.

No geral, o simbolismo da Marca é mais significativo na direção oposta, com muitos fãs de Berserk (incluindo músicos profissionais) a usando para representar seu amor por Berserk e seus temas profundamente famosos, como tatuagens da Marca em seus pescoços ou vários produtos.

PUBLICIDADE

A banda de deathcore canadense Brand of Sacrifice se inspirou muito em Berserk, principalmente em seu nome, e o processo de composição de músicas também tem em mente os temas sombrios, mas muito humanos, de Berserk para as letras. O cantor Kyle Anderson declarou abertamente que sua banda é toda sobre a simbologia e a mensagem de Berserk – e a maioria dos fãs concordará que Berserk, incluindo sua famosa Marca, é bem metal pesado.

No post de hoje, vimos tudo sobre a marca do sacrifício de Berserk.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.