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Kishibe – Tudo sobre o personagem de Chainsaw Man

A primeira temporada de Chainsaw Man apresentou aos telespectadores uma série de personagens excêntricos, brutais e frequentemente subversivos para conhecer, incluindo o protagonista Denji/Chainsaw Man, sua parceira Power e muitos outros. Os fãs se apegaram a todos esses heróis imediatamente, abraçando-os apesar de suas falhas relatórias e realistas, mas o personagem Kishibe não se destacou tanto. Ele não desconstruiu a fórmula de ação shonen de maneira colorida e divertida, o que o tornou fácil de ignorar, mas ele contribuiu com algo vital para Chainsaw Man.

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À primeira vista, o personagem Kishibe era apenas um personagem mentor para os jovens heróis Denji e Power, o que parecia ser uma jogada obrigatória para que Chainsaw Man tivesse seu próprio professor no estilo Kakashi ou Satoru Gojo. Em linhas gerais, Kishibe era realmente o próximo Kakashi Hatake, mas os melhores temas do personagem se concentravam em por que, em um nível mais pessoal, ele na verdade não era o próximo Kakashi, Satoru ou All Might.

Origens, papel e habilidades de Kishibe em Chainsaw Man

Kishibe - Tudo sobre o personagem de Chainsaw Man
Reprodução: Jujutsu Kaisen
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Kishibe fez sua estreia tarde na primeira temporada de Chainsaw Man, juntando-se ao elenco principal no Episódio 10 para fornecer reforços muito necessários após a lamentável morte de Himeno enquanto lutava contra o vilão Katana Man. Kishibe foi descrito como um veterano de longa data na caça aos demônios, tendo muito mais experiência do que Denji, Power e Aki Hayakawa juntos, e ele tinha as cicatrizes para provar isso. Kishibe uma vez operou na Divisão Especial 1 antes de se mudar para a Divisão Especial 4 para reforçar sua força, onde ele se tornou mais do que apenas um forte aliado para Denji e Power. Ele se tornou seu professor e mentor, incentivando Denji e Power a usar suas habilidades de novas maneiras e tentar superá-lo durante os exercícios de treinamento diários.

Assim, Kishibe se tornou o primeiro verdadeiro mentor em Chainsaw Man, um papel que ele aceitou apenas relutantemente. Parecia que Kishibe não estava muito ansioso para compartilhar os frutos de sua experiência árdua, preferindo lutar sozinho e concluir o trabalho sem que os novatos o atrasassem. Ainda assim, Kishibe levou seu papel a sério, sugerindo um forte senso de profissionalismo de sua parte. Kishibe nunca pegou leve com seus dois aprendizes desordeiros, mostrando nenhuma misericórdia enquanto os derrotava diariamente em suas lutas de treinamento. Ele ajudou a provar a Power e Denji que há muito mais na luta do que depender da escala de poder ou até mesmo do poder da amizade – eles precisavam pensar em táticas afiadas e não tratar a caça aos demônios como um jogo. Ser praticamente invulnerável não desculpava Denji por usar sua resistência pura para superar adversários como o demônio da eternidade. Denji nunca foi à escola, mas Kishibe ainda esperava que ele aprendesse.

Quanto às suas próprias habilidades, Kishibe tinha contratos com três demônios diferentes, um para facas, agulhas e garras, o que lhe conferia um forte tema de cortar e perfurar como um lutador de curto alcance. Kishibe também era um mestre em artes marciais, usando suas técnicas avançadas e forte intuição de combate para derrotar qualquer inimigo de perto. Tudo isso levou Makima a reconhecê-lo como o caçador de demônios mais forte da Divisão Especial 4, ou pelo menos o humano mais forte entre eles.

Kishibe de Chainsaw Man é um contraponto ao Crescimento de Poder em Shonen

Kishibe - Tudo sobre o personagem de Chainsaw Man
Reprodução: Jujutsu Kaisen

O foco de Kishibe em técnicas de combate básicas, mas eficazes, em Chainsaw Man o tornou um contraponto não apenas para a dependência de Denji e Power na força bruta, mas para toda a escalada de poder shonen. Muitos títulos shonen continuam aumentando a aposta com habilidades e magias cada vez mais fortes, desde One For All em My Hero Academia até Hinokami Kagura em Demon Slayer e novas formas de bankai em Bleach, entre outros exemplos, mas essa escalada de poder coloca mais ênfase na técnica e menos no personagem que a utiliza. Em Chainsaw Man, Denji avançou bastante com seus poderes híbridos de demônio e sua resistência pura para simplesmente superar seus inimigos, mas logo ele atingiria um limite. Ele precisava treinar a si mesmo como pessoa, o que significava que ele tinha que pensar de forma mais tática, aprender a usar artes marciais e não apenas motosserras, e adotar a mentalidade de um predador astuto.

Kishibe tinha um forte tema de “de volta ao básico” em Chainsaw Man que contribuiu sutil, mas eficazmente, para a natureza subversiva do anime. Kishibe não treinaria Denji para explodir as pessoas com um gigante Rasengan ou Detroit Smash, e mesmo sem seus próprios poderes demoníacos ou híbridos de demônio, Kishibe superou Denji e Power apenas com artes marciais e astúcia. Ele tinha seus três contratos de demônio para ajudar, mas os demônios de garras, agulhas e facas apenas lhe concediam poderes básicos que exigiam as mencionadas artes marciais e mente astuta para serem totalmente utilizados. O personagem e os métodos de Kishibe afirmam que os superpoderes do tipo “apontar e disparar” são supervalorizados, e aprender um jutsu novo e grande ou obter um bankai não representa, na maioria dos casos, um crescimento de personagem. Treinar a mente e o corpo é muito mais interessante e importante, e, acima de tudo, é mais relacionável para os fãs de anime também.

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Kishibe de Chainsaw Man é um Personagem Seinen Preso em um Anime Shonen

Reprodução: Jujutsu Kaisen

Mesmo que Chainsaw Man seja definitivamente um anime de ação shonen, é altamente subversivo e possui alguns elementos distintos de anime seinen. O público seinen tem definições difusas do que “deveria” ser, já que “destinado a públicos masculinos mais velhos” é um conceito amplo. Dito isso, muitos fãs de mangá e anime estão acostumados a ver o seinen como algo mais maduro, brutal e sofisticado do que o shonen, e possui muito menos sentimentalismo também. É mais sobre o que o seinen não faz em comparação com o público-alvo do shonen, que é formulado e cheio de clichês. No que diz respeito aos personagens mentores, isso significa que Kishibe de Chainsaw Man parecia distinto no enredo, e não apenas por causa de sua idade e atitude.

Kishibe era um contraponto ao hábito do shonen de ter mentores gentis e inspiradores que nutrem a alma e as emoções do herói durante o treinamento. Em Naruto, Jiraiya, o sábio dos sapos, era o avô não oficial de Naruto Uzumaki e até inspirou Naruto a continuar seu sonho de paz mundial, enquanto Satoru Gojo é o melhor amigo de Yuji Itadori e colega de brincadeiras em Jujutsu Kaisen. All Might até escolheu Izuku Midoriya/Deku para ser seu herdeiro oficial e carregar o manto altamente idealista de ser o símbolo da paz. Esses mentores e outros como eles inspiraram e iluminaram seus alunos, mas Kishibe não fez nada disso em Chainsaw Man, nem deveria ter feito.

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Em vez disso, Kishibe era um mentor rude e direto que apenas cumpria seu dever de ensinar novas táticas e técnicas a Denji e Power e nada mais. Quanto ao motivo pelo qual Power e Denji lutam e sua motivação para ter sucesso, Kishibe deixou que Power e Denji lidassem com isso sozinhos. Ele não cuidava do estado emocional de Denji e Power, nem agia como um tio carinhoso ou os inspirava a se tornar um símbolo de paz. São frequentemente os heróis seinen que precisam descobrir seu próprio destino e objetivos em um mundo adulto sombrio sem o benefício de mentores inspiradores no estilo shonen, e Kishibe adicionou esse tema à história de Chainsaw Man com facilidade. Foi apropriado também, já que Denji realmente não era idealista – ele só queria comida e uma namorada, então um mentor no estilo seinen como Kishibe era perfeito. Ele não precisava de uma figura como Jiraiya para afagar sua cabeça.

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Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.