Jujutsu Kaisen é uma série repleta de personagens poderosos. Desde Gojo Satoru até Ryomen Sukuna, feiticeiros de diferentes épocas da história mostraram uma incrível força em batalha e, durante o arco do Jogo da Colheita, muitos dos personagens mais fortes das eras passadas e atuais do Japão foram trazidos de volta para enfrentar uns aos outros. O arquiteto por trás desse evento foi o esquivo feiticeiro antigo, Kenjaku.
Embora Kenjaku tenha mostrado seu verdadeiro poder em apenas uma luta, sua verdadeira força reside em sua inteligência, pois ele planeja criar uma maldição gigantesca e devoradora que busca satisfazer sua curiosidade. No entanto, Kenjaku não é um incompetente no campo de batalha.
Seu domínio sobre suas Técnicas Amaldiçoadas e compreensão da feitiçaria Jujutsu talvez rivalizem com as de Sukuna, então vamos ver quão forte é o feiticeiro Kenjaku.
As Múltiplas Técnicas Amaldiçoadas de Kenjaku o Tornam Difícil de Lidar
Apesar de todos os fãs de Jujutsu Kaisen saberem há algum tempo que a verdadeira identidade de Pseudo-Geto é Kenjaku, ainda não ficou claro se ele é um feiticeiro ou um Espírito Amaldiçoado. O que se sabe, no entanto, é que Kenjaku é o cérebro com a boca que habita dentro da cabeça de sua vítima, e sempre que ele assume um novo corpo, ele ganha acesso a todas as memórias desse corpo.
A maior vantagem desse salto de corpo, que é a própria Técnica Amaldiçoada inata de Kenjaku, é o fato de que ele também pode adquirir a Técnica Amaldiçoada do corpo do feiticeiro que ele habita. Isso foi melhor visto em sua luta contra Yuki Tsukumo e Choso, onde ele estava habitando o corpo de Suguru Geto e, portanto, podia usar sua Manipulação de Espírito Amaldiçoado contra eles, utilizando todos os espíritos, desde Grau 1 fracos até Maldições de Grau Especial super fortes.
No entanto, Kenjaku pode fazer mais do que apenas usar a Técnica do corpo que habita. Como ele está vivo há milhares de anos e habitou inúmeros corpos nesse tempo, sua troca de corpos também lhe permite usar as Técnicas Amaldiçoadas de personagens que ele habitou no passado, como foi visto na mesma luta contra Yuki e Choso, onde ele usou a Técnica Antigravidade de Kaori Itadori para se proteger contra seus projéteis.
Embora não esteja claro e seja improvável que ele possa usar todas as técnicas que encontrou nos últimos 1000 anos, está confirmado que, pelo menos, ele pode usar a técnica do corpo que ele atualmente habita, bem como a do corpo que ele habitou antes, como a antigravidade e a Manipulação de Espírito Amaldiçoado sendo usadas juntas contra Yuki e Choso. Um repertório assim coloca facilmente Kenjaku no nível de Grau Especial, permitindo-lhe vencer uma luta de 2 contra 1 contra dois oponentes extremamente poderosos.
A Expansão do Domínio de Kenjaku Pode Ser a Mais Forte da Série
As Expansões de Domínio são consideradas o auge da feitiçaria Jujutsu. Ao usar uma Expansão de Domínio, os feiticeiros geralmente criam uma barreira separada do mundo exterior, que é essencialmente a manifestação do Domínio inato que existe dentro deles. Dentro deste Domínio, a Técnica Amaldiçoada do feiticeiro tem um efeito de acerto certo, o que significa que o oponente pego dentro dele sem dúvida será atingido pela técnica. É por isso que as Expansões de Domínio usadas em uma luta geralmente significam vitória para o usuário.
No entanto, esta é outra razão pela qual Kenjaku é diferente da maioria dos feiticeiros. Além do Domínio de Sukuna, o ‘Womb Profusion’ de Kenjaku é a única Expansão de Domínio que se manifesta no mundo real. Isso significa que, enquanto outros Domínios criam uma realidade/esfera separada, o Domínio de Kenjaku não faz isso, em vez disso, se forma no mundo real e afeta todos dentro de uma determinada área que ele pode aumentar ou diminuir.
O mangá também revelou que Kenjaku é o segundo melhor usuário de Expansão de Domínio depois de Sukuna, e Womb Profusion é um exemplo perfeito disso. Embora grande parte do DE permaneça um mistério, foi dito que era tão poderoso que sua mera ativação foi capaz de desgastar as paredes do Domínio de Yuki, levando-a a não conseguir abri-lo e a tornar-se suscetível aos ataques certeiros de Kenjaku.
O acerto certo do Domínio também não é totalmente claro, pois foi dissipado por Master Tengen na primeira oportunidade. No entanto, o que se sabe é que depois que Kenjaku usa os selos de mão para abrir o Domínio, uma torre gigante e grotesca composta de Espíritos Amaldiçoados se forma atrás dele, em vez de uma barreira que fecha as pessoas do mundo exterior. O acerto certo é essencialmente uma força poderosa e explosiva, semelhante ao Maximum Uzumaki.
A Inteligência de Kenjaku é Inigualável
Embora uma Expansão de Domínio incrivelmente poderosa e múltiplas Técnicas Amaldiçoadas certamente ajudem em batalha, a verdadeira razão pela qual Kenjaku é uma ameaça tão grande é devido à sua incrível inteligência. Tudo o que está acontecendo agora em Jujutsu Kaisen é resultado de mais de mil anos de planejamento meticuloso de Kenjaku.
Ele é a razão pela qual Yuji existe em primeiro lugar, pois ele precisava do recipiente perfeito para abrigar Sukuna, então assumiu o corpo de Kaori Itadori e criou Yuji. Além disso, foi devido ao seu planejamento e ações que Gojo Satoru ficou preso no Reino da Prisão, o que eventualmente levou ao Incidente de Shibuya. Ele foi capaz de usar o rosto e as memórias de Geto para enganar Gojo por tempo suficiente para ficar preso, o que não teria acontecido se Kenjaku não fosse tão inteligente.
Seu plano final é otimizar a Energia Amaldiçoada ao máximo grau e a maneira como ele planeja fazer isso é fundindo a população do Japão com Master Tengen para criar um poderoso Espírito Amaldiçoado, algo que ele vem planejando há mais de 1000 anos. Esse plano culminou no Jogo da Colheita, onde Kenjaku trouxe de volta muitos feiticeiros antigos para fazê-los lutar para liberar energia amaldiçoada suficiente para finalizar seu plano.
A inteligência de Kenjaku foi mais impressionante em sua luta contra Fumihiko Takaba. Takaba era um comediante com uma Técnica Amaldiçoada que permitia que ele fizesse praticamente o que quisesse, mas apenas se achasse engraçado. Devido a isso, Takaba não entendia como sua técnica funcionava. No entanto, durante a luta deles, Kenjaku foi capaz de entender as condições da técnica e usá-las para brincar com as inseguranças de Takaba, eventualmente saindo por cima ao usar o poder de seu inimigo contra ele.
A genialidade de Kenjaku permitiu que ele manipulasse e direcionasse os eventos a seu favor para sempre realizar seus objetivos. Devido a isso, ele sempre estava dois passos à frente de todos os outros na história. No entanto, nos capítulos mais recentes do mangá, Kenjaku foi pego de surpresa e decapitado por Yuta em um ataque surpresa e, embora pareça que ele possa estar morto, muitos fãs acreditam que o último de Kenjaku ainda está por vir.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.