Com um rico universo, personagens carismáticos e uma história cheia de reviravoltas, não há dúvidas que Jujutsu Kaisen já é um dos animes e mangás mais populares da atualidade. No entanto, uma dúvida que muitos fãs podem ter é sobre o gênero de Gege Akutami, a pessoa responsável pelo mangá de Jujutsu Kaisen.
É relativamente comum que mesmo mangakás com obras de enorme sucesso escrevam utilizando pseudônimos e não revelem o seu gênero, especialmente quando falamos de mangás shonen. Por ser uma demografia voltada para o público masculino jovem e ser dominada por homens, muitas autoras preferem se manter em anonimato.
Talvez o exemplo mais conhecido seja o de Hiromu Arakawa, autora de Fullmetal Alchemist e Silver Spoon, que durante anos muitos acreditavam que era um homem.
O caso de Gege Akutami é parecido, já que a pessoa responsável por escrever Jujutsu Kaisen escolheu se manter no anonimato e não revelar o seu gênero. Infelizmente, essa escolha por privacidade de Akutami pode ter sido violada por outro mangaká, Ken Akamatsu, autor de Love Hina e UQ Holder.
De acordo com um artigo publicado pelo portal japonês Myjitsu, durante uma transmissão no Twitter Spaces, Akamatsu “revelou” que Gege Akutami é uma mulher: “Jujutsu Kaisen foi escrito por uma mulher, certo? Demon Slayer também foi escrito por uma mulher, o que eu acho incrível”, teria dito o autor.
Aqui vale pontuar que Koyoharu Gotouge, pessoa responsável pelo mangá de Demon Slayer, também nunca revelou o seu gênero, embora alguns fãs acreditem que se trate de uma mulher por conta da tradução de alguns materiais oficiais, mesmo que a maioria deles tratem Gotouge com pronomes neutros.
Voltando para Jujutsu, por conta de um cartão de perfil desenhado por Akutami, muitos também passaram a acreditar que a pessoa por trás do mangá Jujutsu Kaisen seria uma mulher. Ao mesmo tempo, em uma das suas raras entrevistas ao programa Mando Kobayashi, Akutami parece se referir a si com pronomes masculinos.
De qualquer forma, mesmo com esse cartão, com a declaração de Akamatsu ou com a entrevista, se Gege Akutami não deseja revelar sua identidade ou seu gênero, tudo que podemos fazer é respeitar a sua decisão e não ficar tanto especular sobre essa questão.
Sobre Jujutsu Kaisen
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shonen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volumes e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, o Rei das Maldições.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos do mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023. A produção do anime é de resposabilidade do Mappa, mesmo estúdio responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin.