PUBLICIDADE
InícioAnimeJujutsu Kaisen: Como Toji Mudou o Futuro do Mundo Jujutsu

Jujutsu Kaisen: Como Toji Mudou o Futuro do Mundo Jujutsu

Em um mundo repleto de habilidades insanamente poderosas e personagens superpoderosos que têm o poder de destruir completamente o que desejam, é bastante estranho pensar como alguém sem nenhum poder pode mudar o curso do destino para quase todos os personagens no cenário. No entanto, isso é precisamente o que temos com Toji Fushiguro, um personagem querido pelos fãs em Jujutsu Kaisen, que nasceu sem sequer uma gota de energia amaldiçoada dentro dele, tornando-o sem uma técnica amaldiçoada inerente.

PUBLICIDADE

No entanto, Toji é amplamente considerado um dos membros mais fortes e capazes do elenco e, apesar de aparecer apenas em um arco muito curto da história, rapidamente se tornou um personagem amado. Toji pode ser creditado por estar ligado a alguns dos momentos mais importantes e cruciais da série que mudaram completamente a perspectiva de como a história originalmente se desenrolaria de uma forma ou de outra, e até mesmo pode ser visto como a razão pela qual muitos arcos de personagens se desenvolveram da maneira que o fizeram. Então, vamos dar uma olhada em como Toji mudou todo o mundo de Jujutsu!

História de Fundo

Jujutsu Kaisen: Como Toji Mudou o Futuro do Mundo Jujutsu
Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Toji nasceu originalmente no infame clã Zenin, uma das 3 principais famílias de feiticeiros no mundo de Jujutsu Kaisen. Este clã é famoso em todo o mundo por abrigar alguns dos feiticeiros mais poderosos e possui muitas técnicas amaldiçoadas poderosas transmitidas ao longo dos séculos, como as Dez Sombras de Megumi. No entanto, Toji era um personagem nascido com uma Restrição Celestial, o que significava que ele nem sequer tinha uma gota de energia amaldiçoada dentro dele, mas, em vez disso, foi dotado de uma força física sobre-humana.

Como as habilidades amaldiçoadas e a energia são coisas que o clã Zenin coloca acima de tudo, Toji sempre foi tratado como lixo e foi obrigado a treinar ainda mais contra maldições, aprimorando suas habilidades a níveis sem precedentes. No entanto, eventualmente ele deixou o clã Zenin e começou uma vida como assassino de aluguel, aprimorando ainda mais suas habilidades e capacidades até se apaixonar pela mãe de Megumi e escolher deixar essa vida para trás. No entanto, após a morte dela, Toji sentiu-se voltando aos velhos hábitos, levando-o a abandonar Megumi. É aí que a história o introduz ao arco do “Inventário Oculto”.

Derrotando o Mais Forte

Jujutsu Kaisen: Como Toji Mudou o Futuro do Mundo Jujutsu
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Toji tem um impacto no futuro da série não apenas por causa de quão mais forte Gojo e Geto se tornaram por causa dele, mas também porque ele desempenhou um grande papel em quem eles se tornaram mais tarde. Para recapitular brevemente os eventos do arco do “Inventário Oculto”, vimos Gojo e Geto como melhores amigos que tinham visões completamente opostas sobre o papel dos feiticeiros na sociedade e na proteção dos fracos. Quando o arco começou com versões jovens deles, vimos Gojo com uma versão muito mais fraca de sua técnica Ilimitada, que o permitia usar apenas o Lapse Blue e sem qualquer Técnica Amaldiçoada Reversa, e sua opinião sobre o assunto era que ele não se importava com os fracos ou não-feiticeiros.

Essa visão foi completamente contrastada pelo seu melhor amigo, Geto, que achava que os feiticeiros de Jujutsu existiam apenas para proteger os não-feiticeiros que não tinham habilidades de feitiçaria própria. Esse sentimento sobre o papel de proteger os não-feiticeiros foi uma grande parte do arco e desempenhou um grande papel com Riko Amanai, que deveria ser entregue ao Mestre Tengen como a Receptáculo Estelar do Plasma, tanto por Gojo quanto por Geto. Ao longo do tempo com Riko e Kuroi, vemos ambos os feiticeiros de Grau Especial ficarem muito ligados a eles e vemos Gojo finalmente começar a simpatizar com o fato de que alguém muito mais fraco do que ele tem valor no mundo também.

Tudo isso culmina na parte posterior do arco, quando Gojo inicia sua batalha com Toji. Apesar de ser considerado o mais forte junto com Geto, Gojo é completamente superado por Toji e é até aparentemente morto por ele e seu vasto arsenal de ferramentas amaldiçoadas. Então, assim que Geto diz a Riko que ela pode viver sua vida e recusar-se a se tornar a Receptáculo Estelar do Plasma, Toji a atira na cabeça. Um Geto enfurecido libera suas maldições mais fortes para derrotá-lo, mas encontra um destino semelhante ao de Gojo, perdendo nas mãos de Toji.

PUBLICIDADE

Agora, a maneira como isso é muito significativo para o mundo de Jujutsu Kaisen é porque, quando foi empurrado para o limite da morte, Gojo foi capaz de aprender a Técnica de Reversão Vermelha e sua Técnica Amaldiçoada Reversa, curando-o de todas as suas feridas e permitindo-lhe alcançar a iluminação. O que isso fez foi permitir que Gojo se tornasse o feiticeiro mais forte e insuperável de todo o mundo e desbloqueasse seu movimento final, o Hollow Purple, que o colocou em um nível que nem mesmo Geto e outros feiticeiros de Grau Especial poderiam alcançar. A nova força de Gojo criou uma divisão entre ele e praticamente todos os outros, especialmente Geto.

Morte da Receptáculo Estelar do Plasma

Reprodução: Jujutsu Kaisen

A morte de Riko Amanai por Toji foi um evento que iniciou um efeito dominó nas trajetórias dos personagens de Gojo e Geto. Onde Gojo era um personagem que inicialmente odiava a fraqueza e não se importava com os não-feiticeiros, ele eventualmente se aproximou de Riko. Após sua morte, Gojo percebeu que, apesar de sua falta de força, os fracos merecem proteção, e ser um feiticeiro significa que é seu dever inerente proteger aqueles que precisam. Isso também foi um grande momento para ele, pois o fez perceber a importância de ter pessoas ao seu redor para cultivar sua força, como pode ser visto por todos os seus alunos no cenário atual de Jujutsu Kaisen. Ele sabia que alguém com seu poder poderia ficar isolado ou criar aliados que ajudariam o mundo, assim como ele fez.

PUBLICIDADE

A morte de Riko teve o efeito oposto em Geto, no entanto. Como Toji apontou em sua luta, ele era um macaco sem energia amaldiçoada, mas Geto ainda perdeu para ele, apesar de suas enormes maldições e poder. Isso levou Geto a questionar suas limitações, bem como a se isolar ainda mais de seu melhor amigo Gojo, pois percebeu que Gojo era o mais forte e ninguém poderia alcançá-lo. Assim como Gojo, ele também ficou muito próximo de Riko e Kuroi e inicialmente começou na série como alguém que acreditava que era o dever de todo feiticeiro proteger os fracos, não importa o quê. No entanto, depois que Toji matou Riko, Geto começou sua trajetória em que começou a ficar desiludido com a sociedade de Jujutsu e com aqueles que ele considerava fracos. Geto começou a sentir que, se Riko não fosse tão fraca, poderia ter se protegido e não precisaria depender dele ou de Gojo. Essa visão fez Geto começar a detestar os fracos e aqueles que não podiam usar energia amaldiçoada.

Devido à interferência de Toji na história, Geto e Gojo tiveram suas trajetórias de personagem convergindo em um ponto, preparando perfeitamente o terreno para o confronto futuro em Jujutsu Kaisen 0. De uma maneira muito poética, Toji foi a razão pela qual os feiticeiros de Grau Especial tiveram uma mudança em seu pensamento, além de ser o primeiro elo conhecido que permitiu que Kenjaku assumisse o controle do corpo de Geto após sua morte, preparando perfeitamente todos os eventos de onde a história de Jujutsu Kaisen está agora. Embora não tivesse poderes de Jujutsu, muito poucos personagens podem ser vistos como tendo causado tanto impacto quanto Toji Fushiguro.

Confira também:

PUBLICIDADE

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.

Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.