Isto é o aconteceria com o Golpe de Estado dos Uchiha se Minato ainda estivesse vivo em Naruto

A morte de Minato Namikaze no dia do nascimento de Naruto foi um evento que mudou toda a estrutura ninja de Konoha e colocou em andamentos eventos que mudariam o mundo ninja. E possivelmente foi a pá de cal que selou o destino dos Uchiha.

A História

O clã Uchiha nunca se tornou verdadeiramente parte de Konoha, mesmo eles sendo literalmente os co-fundadores juntamente dos Senju. O medo do restante dos habitantes das habilidades do clã, somada com os ataques de Madara fizeram com que os Uchiha fossem alienados dentro da Vila.

Tobirama Senju, o Segundo Hokage, era desses que tinham receio dos Uchiha. Mas mesmo assim ele decidiu trabalhar com eles. O sentimento era nobre, mas a decisão não teve a consequência desejada.

Ao colocar os Uchiha como força policial da Vila da Folha, o Segundo acabou os isolando ainda mais. E esse isolamento aumentou a cisma entre Uchiha e não-Uchiha.

Do lado interno do clã as coisas não eram fáceis. Não só o Uchiha médio sentia os efeitos do isolamento o tempo todo, os líderes estavam sendo constantemente enganados ao consultar a Tabuleta de Pedra.

Criada inicialmente por Hagoromo Otsutsuki para desencorajar a busca pelo Rinnegan, a Tabuleta de Pedra foi alterada por Zetsu Negro para colocar os Uchiha no caminho do ódio.

A soma desses eventos resultou na inquietação social dos Uchiha. Cada vez mais isolados da política da Vila, a insatisfação começou a virar raiva. E a raiva deu lugar ao planejamento de uma revolução.

O Lorde Quarto

A escolha dos Hokage tinha sido absolutamente indiscutível até o Terceiro. Hashirama e Tobirama eram indiscutivelmente os mais poderosos de seu tempo. Hiruzen Sarutobi foi escolhido literalmente a dedo por Tobirama.

A escolha do Quarto Hokage foi certamente polêmica. Na “corrida” pela escolha, os Sannin estavam á frente de Minato, assim como o líder dos Uchiha, Fugaku.

Mas o poder de Minato era, também, indiscutível. Sua fama era tamanha que ninjas de outras Vilas tinham ordens expressas para fugir ao avistá-lo no campo de batalha. E somado a esse poder, Minato era incrivelmente inteligente e respeitado dentro da Vila.

Dessa forma, o termo de Minato como Hokage tinha tudo para pelo menos postergar a situação dos Uchiha. A relação dele com os Uchiha era amistosa e ele tinha o respeito do próprio Fugaku.

Mas mais importante do que isso, Minato não tinha ninguém sabotando a relação dele com os Uchiha diretamente.

Quando ele morreu, entretanto, tudo foi por água abaixo.

O Ataque da Raposa

Minato era casado com a Jinchuuriki da Raposa de Nove Caudas. Mas o selo que prendia a bijuu em Kushina Uzumaki ficou extremamente frágil no dia do nascimento do primeiro e único filho do casal, Naruto.

Obito Uchiha, que agia sob a identidade de Madara, se aproveitou para extrair a Raposa de Kushina e comandá-la em um ataque frontal à Konoha.

Minato e Kushina deram as próprias vidas para salvar a Vila e também Naruto. Antes de morrer, Minato enfrentou “Madara” e descobriu que ele estava por trás do ataque.

Mas ataque não foi obra de um solitário ninja renegado. Danzou Shimura, líder da ANBU Raiz, se certificou de impedir que qualquer Uchiha participasse ativamente do combate contra a Raposa. Os poderosos donos do Sharingan ficaram restritos à atividades de evacuação dos civis.

Só que Minato morreu antes mesmo de informar aos outros líderes de que havia um culpado pelo ataque. Sem essa informação, a imaginação dos membros de Konoha correram solta.

O dojutsu dos Uchiha era notório e temido justamente pelo poder de controlar as Bestas com Cauda. E a ausência deles no combate ao ataque de Raposa só fez aumentar as suspeitas de que eles tinham sido os responsáveis pelo evento.

O Massacre

Sem nenhum líder a disposição para assumir o cargo de Hokage de maneira unânime, um já idoso Hiruzen Sarutobi voltou a ser o chefe de Konoha.

Mas junto com ele, Danzou Shimura também elevou seu poder político na Vila, controlando uma organização com poder semelhante ou até maior que os ANBU de Hiruzen.

O ataque da Raposa havia criado uma Guerra Fria entre Uchiha e o resto de Konoha. Ambos os grupos se espionavam constantemente e agiam por trás dos bastidores param aumentar o próprio poder.

Obcecados pela Tabuleta de Pedra e manipulados por Zetsu Negro, os líderes Uchiha planejavam um Golpe de Estado para assumir o controle político de Konoha.

Do outro lado, Hiruzen tentava buscar acalmar os ânimos de maneira pacífica, enquanto Danzou sabotava as chances de paz em toda oportunidade que tinha. O desejo dele era destruir os Uchiha completamente para proteger Konoha.

Se essa Guerra esquentasse, seria o fim de Konoha. Os Uchiha não tinham poder o suficiente para vencer as forças da Vila no braço, mas causariam danos que certamente levariam outras Vilas a atacarem.

O resultado foi o Massacre Uchiha, uma noite sangrenta onde Itachi assassinou todos os membros do próprio clã sob a promessa de que seu irmão, Sasuke, seria protegido.

A Solução

Caso o ataque não tivesse resultado na morte de Minato, porém, as coisas poderiam ter sido diferentes. Não só Minato sabia quem era o verdadeiro responsável pelo ataque (“Madara”), como ele tinha acesso ao vilão a todo momento.

Durante o combate entre os dois, Minato o marcou com o selo do Deus Voador do Trovão. Com essa marca, o Quarto poderia se teletransportar instantaneamente para “Madara” a qualquer momento e trazê-lo para a justiça.

O mero conhecimento dos responsáveis pelo ataque diminuiria as tensões sociais de Konoha. Principalmente após a descoberta de que o tal vilão era na verdade Obito Uchiha, carregando a vontade de um já finado Madara Uchiha.

O fato de Obito ser um Uchiha poderia ser explorado por Danzou, mas o Quarto era muito mais diligente como Hokage. Minato jamais permitiria que Danzou influenciasse tanto na esfera política, ainda mais após descobrir que foi ele quem impediu que os Uchiha defendessem a Vila durante o ataque da Raposa.

A Conclusão

Dois dos fatores cruciais que levariam ao Golpe de Estado seriam anulados se Minato tivesse sobrevivido. Isso, somado com o fato de Minato ser respeitado por Fugaku, certamente diminuiria o ímpeto dos líderes Uchiha na busca por um Golpe de Estado.

Sem contar em ramificações diferentes da história, como a possibilidade de Shisui não morrer e de Itachi não cometer o Massacre, o que poderia criar uma liderança Uchiha mais pacífica no futuro.

Mas Minato morreu durante o ataque da Nove Caudas. E com ele, o futuro dos Uchiha em Konoha.

Naruto Shippuden, exibido entre os anos de 2007 e 2017, conta a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime preparao terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por