Não há dúvidas sobre a importância do mangá e do anime de Dragon Ball. A criação de Akira Toriyama influenciou toda uma geração de outros criadores, que viriam a fazer grandes obras como One Piece, Bleach, Fairy Tail e até o próprio Naruto.
No entanto, sendo lançado mais de uma década depois do primeiro mangá Dragon Ball, Naruto com certeza aprendeu bastante com o seu antecessor, melhorando consideravelmente a clássica formula dos shonens.
Por isso, resolvemos fazer uma saudável lista de 5 motivos que tornam Naruto melhor que Dragon Ball. Lembrando que não estamos querendo criar uma guerra entre os fãs das franquias, apenas queremos analisar os pontos em que a obra de Masashi Kishimoto se sai melhor.
Naruto nunca precisou de viagens ou manipulação do tempo
Para basicamente qualquer história, introduzir o recurso de viagem no tempo é uma aposta extremamente arrisca, pois caso não seja bem utilizada, essa ferramenta pode acabar com a coerência da história. Em Dragon Ball Z somos introduzidos ao conceito de viagem no tempo de duas formas, a máquina do tempo de Trunks e Sala do Tempo. A primeira é usada pelo Trunks do futuro para alertar os heróis do passado sobre a ameaça dos androides e a outra é usada por Goku e Gohan para o seu treinamento. Somente a introdução desses dois conceitos já seriam o suficiente para resolver quase todos os problemas da história de Dragon Ball. Felizmente, Naruto nunca precisou utilizar nenhum desses recursos, a história é linear e não têm universos ou linhas paralelas.
As idades de Naruto fazem bem mais sentido
Principalmente em animes shonens a idade dos personagens sempre é algo complicado de se lidar. Isso porque na maioria das vezes os protagonistas são muito jovens e as suas ações não condizem com a realidade. Se pararmos um pouco para pensar, no começo de Dragon Ball Z, Gohan tinha cerca de 4 anos e mesmo assim Piccolo já estava o treinando em combate. Isso sem falar na sangrenta batalha entre Goku e Vegeta, onde Gohan com pouco mais de 7 anos luta contra o Príncipe dos Sayajins. Já se olharmos para Naruto, tanto a personalidade quanto o poder dos personagens crianças condizem com a sua idade, e com o passar do anime eles vão ficando gradualmente mais maduros e mais fortes.
Show de gritos
Embora Dragon Ball seja um excelente anime, talvez uma das coisas mais irritantes da franquia é o seu excesso de gritos. Obviamente isso é uma característica tanto do gênero shonen como das animações japonesas em geral, mas Dragon Ball passa um pouco dos limites. Além dos grunhidos com cada pancada que os personagens levam, ainda temos os gritos sempre que alguém vai soltar algum poder ou se transformar Super Sayajin. Naruto ainda tem os seus momentos de gritos, mas sem dúvida é algo bem mais contido, fazendo com que o ato de gritar seja menos banal e consiga transmitir mais emoção.
Batalhas que fazem mais sentido
Dragon Ball sem dúvida tem cenas de batalhas épicas que com certeza fizeram e fazem muitas pessoas vibrarem diante da tela, no entanto, precisamos concordar que os combates não tem uma lógica muito definida. Os personagens começam se batendo, depois de transformam e no final ganha quem soltar o raio azul mais forte. No geral, não a muita estratégia nem lógica na classificação dos poderes.
Já em Naruto temos algo bem mais complexo, o chakra dos personagens não é infinito, fazendo com que nenhum deles possa ficar usando seus poderes indefinidamente. E ainda temos os jutsus que possuem diversas categorias e subcategorias, com todas as técnicas ranqueadas e com seus efeitos bem descritos. Assim, as lutas de Naruto são bem mais estratégicas e mesmo um personagem teoricamente mais fraco pode derrotar alguém mais forte se usar a combinação de jutsus e habilidades corretas.
Representatividade feminina
Esse é um ponto que quase todos os shonens sofrem, mas especificamente Dragon Ball peca bastante nesse sentido. Se levarmos em conta todas as sagas canônicas do anime, as únicas mulheres que realmente tem algum destaque na história são a Bulma e a Androide 18. Tal que, a primeira mulher a virar Super Sayajin apareceu apenas em Dragon Ball Super, o anime mais recente da franquia.
Por outra lado, se olharmos para Naruto veremos uma representatividade bem maior. Logo no trio principal temos Sakura, que em nada deixa a desejar em relação a Naruto e Sasuke, também temos personagens um pouco mais sensíveis como a Hinata e mulheres em posição de poder como a Hokage Tsunade ou a Mizukage Mei Terumī.
E aí gostou da nossa lista? Comenta aqui em baixo com a sua opinião.