Categorias: Anime

Este é o motivo pelo qual Goku, Naruto, Luffy e outros personagens famosos de anime são dublados por mulheres no Japão

A responsabilidade de dublar um personagem de anime é enorme, principalmente quando se trata de franquias gigantescas como Naruto, One Piece e Dragon Ball, que possuem milhares de fãs ao redor do mundo.

Mas essas populares franquias possuem uma curiosa similaridade. Todos os seus protagonistas são dublados por mulheres. Junko Takeuchi é responsável pela voz de Naruto, Masako Nozawa interpreta Goku e Mayumi Tanaka dublada Luffy. E não são só esses, já que esse mesmo trio também empresta a voz para Gon, Gohan, Goten, Kririn, Takuya e muitos outros.

Além delas, muitas outras dubladoras provavelmente fazem as vozes de alguns dos seus personagens preferidos. Mas você já perguntou qual o motivo disso acontecer?

Primeiramente é preciso entender que dublagem de animes não funciona como dublagem “convencionou” de filmes e séries, já que nas animações os personagem tendem a ser bem mais expressivos. Assim, como na maioria dos shonens o protagonista é um garoto mais jovem que se expressa com bastante emoção, a voz feminina se encaixa bem melhor para transmitir esse tipo sentimento.

Como a voz dos homens tendem a ser um pouco mais grossa, o timbre acaba não se encaixando dentro da personalidade desses personagens. Outra vantagem das mulheres é que elas possuem um alcance vocal maior, permitindo que elas modulem melhor a voz a medida que o personagem vai ficando mais velho.

Usando Naruto como exemplo, Junko Takeuchi consegue fazer uma entonação tanto mais fina para interpretar o personagem quando criança, como uma voz um pouco mais rouca agora Naruto é adulto.

Outra curiosidade é que a escolha de mulheres para dublar personagens masculinos não é algo restrito só do Japão, e aqui no Brasil temos o exemplo de Úrsula Bezerra, que já dublou Naruto e Goku criança.

Este website utiliza cookies