PUBLICIDADE
InícioAnimeEsta é a razão para a Liberação de Madeira ser tão cobiçada...

Esta é a razão para a Liberação de Madeira ser tão cobiçada e poderosa em Naruto Shippuden

No universo de Naruto, ninjas podem transformar a natureza de seu chakra em elementos naturais para cuspir bolas de fogo, fazer barreiras de terra, melhorar o próprio sistema nervoso com relâmpagos, etc.

PUBLICIDADE

Existem cinco liberações básicas, correspondentes para cinco elementos (fogo, vento, água, terra e relâmpago) que todos os que podem manipular chakra podem aprender a executar, apesar da dificuldade de dominar essas técnicas. Alguns ninjas mais capacitados podem dominar mais de uma liberação ou até todas elas, no caso dos maiores gênios shinobi.

PUBLICIDADE

E alguns, mais raros ainda, podem mesclar duas liberações em uma só, gerando um “novo” elemento. Essa capacidade é exclusivamente genética e não pode ser aprendida. O nome dessa capacidade é kekkei genkai e assim como os olhos especiais como Sharingan e Byakugan, só podem ser passadas de pai para filho ou transferidas mediante transformações corporais (como transferência de células ou partes do corpo de um ninja que tem o kekkei genkai para um que não tenha).

Existe a manipulação do vapor (fogo+vento), da lava (fogo+terra) e até mais complexas ainda, como o estilo poeira que mistura três elementos. Mas o kekkei genkai de manipulação da natureza mais raro é a Liberação de Madeira.

Por que a Liberação da Madeira é tão cobiçada

Em todos os séculos de história, essa habilidade, que é a mistura de água com terra, só despertou naturalmente em dois shinobi: Hashirama Senju e Moegi Kazamatsuri.

No caso do primeiro Hokage, essa habilidade foi tão cobiçada que levou seu maior rival – Madara Uchiha – a morrer apenas para conseguir uma amostra do DNA de Hashirama para que ele pudesse cultivar células que eventualmente ele utilizaria para ampliar as capacidades do próprio corpo. Entre as habilidades de Hashirama, a Liberação de Madeira foi a que mais justificou todo o processo.

E a razão disso é que a Liberação de Madeira tem três habilidades específicas que são bem raras no mundo ninja e que não se encontram reunidas em nenhuma outra liberação da natureza ou qualquer outra manipulação de chakra.

1. Supressão de Chakra

PUBLICIDADE

Costuma-se entender que a Liberação de Madeira pode ser utilizada para suprimir o chakra de Bijuu apenas, mas a verdade é que ele pode suprimir qualquer chakra possível. Mas como Bestas com Cauda são criaturas literalmente feitas de chakra, elas são as mais influenciadas por essa característica.

Como as Bijuu eram consideradas armas de destruição em massa, uma habilidade que poderia ser utilizada para controlá-las ou suprimi-las era considerado algo praticamente divino.

Essa habilidade não se encontra de nenhuma outra forma por outros meios que não seja uma versão mais reduzida como a do Rinnegan – dojutsu que é ainda mais raro que o Estilo Madeira.

PUBLICIDADE

2. Habilidades de Suporte

Nenhuma outra liberação da natureza permite uma versatilidade tão grande de utilização em campos de batalha ou fora deles. Não apenas você pode utilizar para atacar diretamente os alvos ou se defender, com a Liberação madeira você pode criar florestas inteiras no meio de desertos, criar flores venenosas, um pólen incapacitante ou até mesmo estruturas complexas como pontes ou casas.

3. Formas

Liberação de Madeira Naruto

PUBLICIDADE

Teoricamente seria possível dar forma as transformações do estilo terra e lava, mas somente com a Liberação de Madeira vimos personagens habilidosos criando formas complexas que podem ser utilizadas para ataque ou defesa como o Dragão de Madeira ou o Buddha de Madeira – estruturas tão poderosas que poderiam enfrentar até mesmo a defesa absoluta do Susano’o.

Essa combinação de habilidades em apenas uma transformação da natureza é que faz com que esse estilo seja tão cobiçado por todos os vilões e até mesmo heróis da série, uma vez que um habilidoso ninja com essa capacidade seria de uso inestimável para qualquer associação que fosse.

Criado por Masashi Kishimoto e publicado na Weekly Shonen Jump desde 1999, o mangá original de Naruto foi finalizado em 2014, com a sua adaptação em anime sendo encerrada em 2017. Atualmente, a franquia continua através de Boruto, sequência direta da história que acompanha uma nova geração de ninjas.

PUBLICIDADE

Confira também

No post de hoje, explicamos razão para a Liberação de Madeira ser tão cobiçada e poderosa em Naruto Shippuden.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.