PUBLICIDADE
InícioAnimeEsta é a prova de que Kaido não foi nerfado e Luffy...

Esta é a prova de que Kaido não foi nerfado e Luffy mereceu sua vitória em One Piece

A vitória de Luffy sobre Kaido é uma das suas conquistas mais significativas desde o início de One Piece. Ao derrotar a Criatura Mais Forte, ele assumiu seu lugar como um Imperador do Mar, conquistou uma recompensa de 3 bilhões de Berrys e estabeleceu-se como um dos personagens mais fortes da série. Infelizmente, muitos consideram essa vitória inválida por uma razão ou outra. Alguns afirmam que Kaido erguendo a ilha o impediu de lutar em seu potencial total. Outros dizem que enfrentar múltiplos oponentes enfraqueceu o Rei das Feras para o capitão do Chapéu de Palha. A suposição geral é que, se esses dois estivessem em uma luta um contra um, sem ajuda ou interferência externa, Kaido teria derrotado facilmente Luffy.

PUBLICIDADE

Embora o resultado dessa batalha pudesse ter sido diferente, afirmar que Kaido não estava em seu melhor é uma injustiça para ambos os lutadores e uma negação das tradições dos mangás de batalha shonen. Quando um protagonista shonen entra em uma batalha final com um vilão, ambos lutam no auge de seu desempenho, a menos que seja declarado o contrário; qualquer coisa menos que isso invalidaria o resultado. É por isso que muitos vilões shonen revelam suas reservas ocultas ou cartas na manga perto do final (no caso de Kaido, o Kaen Daiko representaria o último); isso informa ao público que eles deram tudo de si quando o personagem principal os derrotou. O confronto final de Luffy com Kaido foi escrito de forma a eliminar qualquer dúvida de que ele era o mais forte dos dois.

“Kaido Estava Erguendo uma Ilha”

PUBLICIDADE

Um dos argumentos mais comuns para a subatuação de Kaido é que ele estava erguendo a ilha de Onigashima durante sua luta com Luffy. Esse feito é impressionante mesmo levando em consideração a força de todos os personagens na série até aquele ponto. Mesmo a criatura mais forte do mundo precisaria investir uma quantidade substancial de sua energia e concentração para manter a ilha flutuando. Se assim fosse, ele não poderia ter dado o seu melhor em qualquer outra batalha após lançar a ilha. No entanto, essa lógica não é infalível. Nunca foi declarado abertamente quanto de energia Kaido precisava para erguer a ilha e quanto ele reservava para a luta. Ele poderia ter usado desde toda a sua força até nenhuma na ilha.

Há um argumento a ser feito de que Kaido investiu pouco ou nenhum esforço em erguer a ilha. Muitos poderes de Akuma no Mi podem funcionar independentemente da vontade de seus usuários, desde que não estejam inconscientes ou mortos. A força do usuário não é necessariamente um fator. Por essa lógica, tudo o que Kaido precisaria era usar suas nuvens para levantar a ilha fora da água e deixar que elas fizessem o resto do trabalho. Essa desconexão entre os poderes de uma Akuma no Mi e a força do usuário pode ser observada na Fruta Mark-Mark de Vander Decken IX. Ele moveu o colossal navio Noah tocando-o sem sinais de exaustão em seu caso. Para causar tanto problema quanto Luffy teve para destruir esse navio (antes de ele atingir a ilha dos Homens-Peixe), Decken teria que ser mais forte ou igual a ele em força, o que é falso.

A desconexão também pode ser observada através da Gaiola do Doflamingo. Sua técnica permaneceu ativa e afastou Zoro, Almirante Fujitora, Kin’emon, Kanjuro e vários outros. Quer o Shichibukai estivesse lutando ou sendo derrotado por Luffy em Gear 4, a gaiola continuava a encolher e destruir as ruas de Dressrosa até que ele fosse completamente inconsciente. Ou ele também foi fragilizado enquanto lutava contra Luffy, ou as Nuvens de Fogo de Kaido funcionam de maneira semelhante, independentemente de sua condição. Portanto, Kaido deveria ter precisado de esforço mínimo semelhante para manter Onigashima em movimento. Então, ele poderia se concentrar no restante de seu poder para lutar contra Luffy e companhia.

“Kaido teve que lutar contra, tipo, 13 outras pessoas”

Outro argumento para Kaido não lutar contra Luffy em seu melhor é que ele teve que lutar contra todos os outros. Além de Luffy, Kaido teve que lutar contra sete dos Retentores Vermelhos, Eustass Kid, Killer, Trafalgar Law, Roronoa Zoro e Yamato – Momonosuke. Todos os danos acumulados e exaustão poderiam tê-lo alcançado quando sua luta final contra Luffy começou. É justo dizer que Kaido estava sendo desgastado por todas as lutas. Isso foi melhor ilustrado pelas Nuvens de Fogo que ele usou para erguer Onigashima, que estavam diminuindo. No entanto, essa exaustão nunca foi suficiente para afetar seu desempenho contra Luffy. Ele ainda podia usar seus melhores movimentos e técnicas ao máximo. Sua resistência pode ter diminuído, mas sua produção permaneceu constante.

Além disso, os danos acumulados por Kaido não se acumularam tanto quanto muitos pensam. Kid e Momonosuke apenas conseguiram causar-lhe dor, o que não significa muito. Os cortes que ele recebeu dos Retentores Vermelhos eram rasos demais para serem sérios (apesar de suas ações dramáticas ao ser cortado). Law, Killer e Zoro apenas conseguiram acertar um bom golpe cada um, e apenas Zoro atingiu com força suficiente para deixar uma cicatriz. Até mesmo Yamato admitiu que estava lá apenas para ganhar tempo até que Luffy voltasse para outra rodada. Isso sem mencionar a possibilidade de o Rei das Feras ter um fator de cura menor (seus cortes se fecharam e pararam de sangrar enquanto ele lutava). Luffy foi o único a atacar Kaido e causar danos consistentes, graves e duradouros.

PUBLICIDADE

Também vale ressaltar que Luffy foi o único que poderia danificar Kaido o suficiente para derrotá-lo, especialmente no final da invasão. Se ele não tivesse se levantado depois de ser “morto”, o Imperador provavelmente teria derrotado seus amigos e o restante das forças restantes. Seus colegas da Pior Geração talvez pudessem fazer algo se não estivessem exaustos de suas respectivas lutas, mas não há garantia. Luffy foi o único com força suficiente para desferir um golpe de nocaute e garantir o sucesso da invasão.

“Kaido Não Estava Lutando em Seu Melhor”

Também existe um argumento de que Kaido não deu o seu melhor nesta luta. Além do ponto de erguer a ilha, há também o fato de que ele deliberadamente se recusou a desviar do Gum-Gum Bajrang Gun de Luffy. Se ele tivesse se esquivado, ele poderia ter atingido Luffy com seu Kaen Daiko e finalizado a luta.

PUBLICIDADE

No entanto, isso seria uma negação das convenções dos mangás de batalha shonen. Esquivar ou bloquear a melhor técnica de um oponente não prova nada. Confrontos entre os melhores movimentos dos combatentes estabelecem a supremacia absoluta e, portanto, podem ser usados como prova de que um lutador é superior ao outro. Se Kaido tivesse feito qualquer uma dessas coisas, ele teria indiretamente admitido que Luffy era forte o suficiente para feri-lo e até derrotá-lo. Ele já tinha sofrido essa humilhação no Episódio 1025 (“Você desviou, Kaido! Deve ser porque dói!”), e provavelmente não queria repetir isso em um momento tão crítico.

O desejo de Kaido por uma luta justa não pode ser enfatizado o suficiente. Em algum momento, tudo sobre como Kaido agiu mostrou como ele levou Luffy mais a sério como um oponente – usando sua forma híbrida, bebendo como “fortalecimento”, ficando com raiva quando Guernica o ajudou a vencer, permitindo que os ataques o atingissem, etc. Ele não queria fazer concessões contra Luffy porque o reconhecia como um oponente digno.

O desejo de Kaido por uma batalha honesta pode sugerir ainda mais o quão pouco poder ele precisava investir para erguer Onigashima. Se a ilha agisse como o handicap que muitos afirmaram, ele a teria colocado no chão após reconhecer Luffy. Ele não queria que nada pusesse em dúvida o resultado de sua melhor luta em décadas.

PUBLICIDADE

Descobrir quem era o melhor entre Kaido e Luffy significava tanto para o Rei das Feras quanto para qualquer leitor. Ambos fizeram tudo o que achavam necessário para garantir que dessem tudo de si nessa batalha e saíssem como vencedores. Luffy fez o mesmo. No final das contas, ambos usaram tudo o que tinham e um pouco mais para provar quem era o melhor lutador no geral.

Luffy Precisou de Handicaps para Derrotar Kaido?

Houve momentos em que Luffy precisou de ajuda para derrotar Kaido. Mais notavelmente, ele perdeu três vezes em Onigashima antes de vencer o Rei das Feras. Na primeira vez que perdeu, seus colegas da Pior Geração o mantiveram a salvo até que ele recuperasse a consciência. Na segunda vez que perdeu e foi jogado para fora de Onigashima, ele precisou que os Piratas do Coração o tirassem da água, Caribou o alimentasse, Momonosuke o levasse de volta para a ilha e Yamato retardasse Kaido. Em uma luta direta um contra um, Kaido teria matado Luffy antes mesmo de ele aprender a infundir seus ataques com o Haki do Conquistador.

PUBLICIDADE

Também é importante observar como esses dois chegaram o mais perto possível de uma luta um contra um, dadas as circunstâncias. Luffy precisava de todos os seus aliados na Aliança Ninja-Pirata-Mink-Samurai para derrotar os Gifters, os Tobiroppo, os All-Stars e Big Mom e conseguir a chance de lutar contra Kaido. Da mesma forma, Kaido precisava dos Piratas das Feras para enfraquecer as forças da Aliança para que eles não pudessem entrar nas fases finais da luta e ajudar a si mesmos. Se não fosse por essa invasão, mais pessoas como Guernica teriam intervindo e transformado isso em uma luta muito menos justa do que foi.

No entanto, além disso, essa batalha correu tão bem quanto poderia. Luffy precisou de quatro tentativas, mas finalmente conseguiu uma vitória sólida sobre a criatura mais forte, e foi quando ambos estavam lutando no auge de seu potencial. Pode chegar o dia em que Kaido volta como uma ameaça maior porque ele não está mais erguendo uma ilha. Até então, deve-se presumir que Kaido estava no seu melhor em Onigashima. Com isso, os fãs podem dizer que Luffy conquistou sua vitória e o título de Imperador de forma justa e legítima.

Confira também:

PUBLICIDADE

One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.

Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.

Atualmente, o anime está desenvolvendo o arco de Wano, um país inspirado no Japão Feudal e dominado pelo Yonkou Kaidou das Cem Feras.

A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as duas primeiras grandes sagas dubladas. Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.