Rasengan e Chidori são as habilidades clássicas dos protagonistas/amigos/rivais Naruto e Sasuke. Assim como Kamehameha de Goku e o Final Flash de Vegeta, são os poderes que os dois buscam quando a coisa fica realmente séria.
Quando estes dois golpes são colocados um contra o outro, o resultado geralmente é um empate, mas as situações são distintas, assim como a intenção dos usuários e a quantidade de chakra utilizado, então é difícil destacar qual é a habilidade mais poderosa, apesar das chances estarem a favor do Rasengan.
Mas afinal, o que são essas habilidades e como elas são diferentes?
O Rasengan foi um jutsu criado pelo Quarto Hokage e pai de Naruto, Minato Namikaze. É a expressão máxima da manipulação da forma do chakra, que é rotacionado em enormes velocidades na mão do usuário e não requer nem selo de mão e nem chakra para se manter ativo depois de ser criado.
O Chidori é uma forma de variação do Rasengan. Kakashi tentou criar um Rasengan e mudar sua natureza, convertendo o chakra em relâmpagos para aumentar seu poder. Mas a enorme dificuldade em realizar isso impediu que esse jutsu fosse um upgrade do Rasengan.
Kakashi diminui então a manipulação da forma do chakra e focou mais na transformação da natureza. A vantagem é que essa combinação não soma poder ao jutsu e sim multiplica, recuperando parte do poder perdido com essa manipulação menos poderosa.
A desvantagem é que é necessário um constante custo de chakra para manter o jutsu ativo e ele é impraticável para alguém que não possua um dojutsu como o Sharingan ou o Byakugan, uma vez que ele faz com que a visão do usuário fique afunilada e o dojutsu “combate” essa falha.
Naruto provou ser possível adicionar uma transformação da natureza ao Rasengan ao criar o Rasenshuriken e posteriormente adicionar ainda outras transformações com os poderes que obteve das Bestas com Cauda.
Mas o Rasengan é uma técnica completa de manipulação que não requer nenhum selo de mão e não é tão custoso para o usuário. O Chidori é uma técnica incompleta, requer selo de mão para a transformação da natureza e é basicamente inútil para qualquer ninja que não tenha um dojutsu, além de ser extremamente custoso e taxante para o usuário.
Tanto Sasuke quanto Kakashi desenvolveram versões melhoradas do Chidori para aproveitar do seu imenso poder de perfuração, mas é uma técnica inferior ao Rasengan em quase todos os outros quesitos.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.