PUBLICIDADE
InícioAnimeEntenda por que Gojo não pôde vencer Sukuna em Jujutsu Kaisen

Entenda por que Gojo não pôde vencer Sukuna em Jujutsu Kaisen

Sukuna contra Gojo foi a luta mais aguardada desde o primeiro capítulo da história de Jujutsu Kaisen e também foi facilmente uma das lutas mais esperadas em todo o anime moderno. A construção da expectativa foi incrível, com mais de 200 capítulos do mangá fazendo alusão ao confronto eventual entre o feiticeiro mais forte da era atual e o Rei das Maldições, estava destinado a ser uma luta que entraria para os livros de história. Começando no Capítulo 222 e continuando até o Capítulo 236, essa luta não decepcionou.

PUBLICIDADE

Com idas e vindas contínuas e domínio avassalador da feitiçaria por parte de ambos os lutadores, Gojo e Sukuna se enfrentaram da melhor maneira que puderam, até o Capítulo 235 de Jujutsu Kaisen, onde vimos Gojo aparentemente sair vitorioso. No entanto, só descobrimos no próximo capítulo que não apenas Sukuna venceu a luta, mas ele supostamente não estava usando todo o seu poder, derrotando Gojo sem sequer liberar sua força total. Embora seja difícil de acreditar, existem duas razões principais pelas quais Sukuna saiu vitorioso.

Como Sukuna Venceu?

Entenda por que Gojo não pôde vencer Sukuna em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Em primeiro lugar, o conhecimento e o domínio de Sukuna sobre tudo relacionado à feitiçaria de Jujutsu são incomparáveis. Ao contrário da maioria dos outros personagens poderosos da série, ele esteve vivo por cerca de 1000 anos e, nesse tempo, acumulou um vasto repertório de conhecimento sobre técnicas amaldiçoadas e feitiçaria de Jujutsu em geral, o que lhe permite entender completamente qualquer técnica amaldiçoada que ele veja. Foi exatamente isso que ele fez com a técnica Dez Sombras de Megumi.

Durante toda a luta contra Gojo, Sukuna parecia estar mais na defensiva e hesitante em atacar, especialmente com sua própria técnica amaldiçoada, fazendo com que ele usasse Mahoraga para a maior parte da luta em seu lugar. Embora muitos fãs tenham zombado disso, Sukuna tinha seus motivos. Descobrimos mais tarde que, como sua técnica não conseguia superar o “Sem Limites” de Gojo, ele basicamente usou Mahoraga como um modelo.

Isso funcionou porque Mahoraga é um shikigami com uma habilidade única em que ele sempre pode se adaptar ao que está enfrentando, desde que tenha tempo suficiente. Portanto, quando Mahoraga finalmente se adaptou à técnica “Sem Limites” de Gojo, ele pôde causar danos suficientes a Gojo, permitindo que Sukuna observasse a adaptação e mexesse com sua própria técnica amaldiçoada, Dismantle, para funcionar da mesma maneira que os ataques adaptados de Mahoraga.

Entenda por que Gojo não pôde vencer Sukuna em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Isso levou à criação talvez da habilidade mais poderosa já vista na série, um golpe Dismantle que é capaz de cortar o espaço em si. Como o “Sem Limites” nega todos os ataques direcionados a ele, a adaptação de Mahoraga permitiu que Sukuna soubesse que a única maneira de contornar o “Sem Limites” não era atacar Gojo, mas sim atacar o próprio espaço que Gojo habitava.

Pense em um ponto desenhado no papel com uma caneta ou marcador permanente. Embora usar uma borracha no ponto não o remova, rasgar o papel onde o ponto está o fará. Esse nível de percepção e domínio absoluto sobre a feitiçaria é a primeira razão pela qual Gojo simplesmente não pôde alcançar o nível de Sukuna, mesmo que Gojo seja um poderoso feiticeiro por si só.

PUBLICIDADE

A Filosofia de Sukuna

Entenda por que Gojo não pôde vencer Sukuna em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Gege Akutami escreveu de maneira magistral personagens que têm que viver em um mundo onde são imbatíveis em termos de força, e com essa força, é natural que seres tão incomparáveis experimentem solidão. Isso é um sentimento muito central para os arcos dos personagens Gojo e Hajime Kashimo, pois sua força os deixou em um nível muito acima de qualquer outra pessoa, fazendo-os se sentirem alienados até mesmo de seus aliados.

No entanto, apesar de estar em um nível de força que está acima até mesmo desses dois, Sukuna é um personagem que nunca deixou a alienação e o isolamento definirem quem ele é. No sonho após sua batalha com Kashimo, Sukuna explica a ele que houve uma pessoa que tentou ensiná-lo sobre o amor e por que ele, de todas as pessoas, nunca pode experimentá-lo. Isso foi algo que ele rejeitou completamente.

PUBLICIDADE
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Ele explica a Kashimo que era egoísta tanto para ele quanto para Gojo se sentirem alienados e que era culpa deles por terem se sentido assim, limitando seu poder por causa disso. Sukuna disse que a perspectiva deles estava distorcida e que eles nunca precisaram de ninguém em seu nível para saber como era ser amado. Uma vez que os mais fortes tinham lutado em inúmeras batalhas e derrotado um grande número de oponentes, eles eram amados e respeitados por aqueles que derrotavam.

Sukuna continua dizendo que todos eles eram amados por sua força, motivo pelo qual centenas de pessoas lutavam voluntariamente contra eles na esperança de validar sua própria força. Ao lutar contra os mais fortes, eles estavam mostrando amor ao dar suas vidas a eles, e o sentimento é algo que Sukuna retribuía honrando seus desejos de morrer pelas mãos dele, afirmando que, se isso não era amor, ele não sabia o que era.

PUBLICIDADE

Este é um momento incrível e comovente que define quem Sukuna é como personagem. Ele busca a força acima de tudo e nunca deixa sentimentos definirem ou limitarem ele. Ele faz o que quiser, o que é por isso que seu potencial para crescer e se tornar mais forte é impressionante.

O Que Isso Significa para Gojo?

Reprodução: Jujutsu Kaisen

Embora indiscutivelmente o segundo personagem mais forte em todo o universo de Jujutsu Kaisen, Satoru Gojo nunca pôde realmente se igualar ao Rei das Maldições. Apesar de travar uma luta incrível, Gege Akutami deixou bem claro no Capítulo 236 do mangá e além que Gojo nunca teve realmente uma chance, pois Sukuna ainda não tinha desbloqueado sua forma mais poderosa.

PUBLICIDADE

Ainda assim, o legado de Gojo sempre viverá no mundo de Jujutsu. Mesmo que ele não tenha feito o que Sukuna fez e adotado sua filosofia sobre como deve viver, Gojo fez algo que inevitavelmente significará o fim para Sukuna. Devido ao plano que Gojo iniciou desde o início da série, agora existe uma nova geração de feiticeiros de Jujutsu ainda mais poderosa que carrega adiante seus ideais.

Desde o início, Gojo queria reformular todo o mundo de Jujutsu criando aliados extremamente poderosos que levariam seus ideais adiante e derrotariam o mal onde quer que o vissem, especialmente de maneiras que contrariassem a filosofia de Sukuna. Com a próxima geração pronta para lutar através dos esforços de Gojo sozinho, precisamos esperar para ver o que isso significa para o Rei das Maldições.

Confira também:

PUBLICIDADE

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.

Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.