InícioAnimeEntenda o que é o Incidente de Shibuya em Jujutsu Kaisen

Entenda o que é o Incidente de Shibuya em Jujutsu Kaisen

PUBLICIDADE

Na segunda temporada de Jujutsu Kaisen, os fãs agora estão bem no meio do arco mais importante de toda a franquia até agora. Este arco é aquele ao qual a maioria dos fãs aponta como tendo o maior impacto na história geral, bem como contendo o desenvolvimento mais significativo dos personagens principais. Esses momentos solidificam quem esses personagens acabam sendo e o que o futuro reserva para eles na história.

PUBLICIDADE

O Incidente Shibuya não é apenas um evento isolado. Pelo contrário, é uma coleção de coisas diferentes que acontecem todas na área de Shibuya, aproximadamente ao mesmo tempo, culminando eventualmente em um incidente massivo que contribui para o início do próximo arco e o futuro de Jujutsu Kaisen. Este arco também contém muitas mortes de personagens que os fãs simplesmente nunca esperavam, sejam eles bons ou maus. Com tudo isso fora do caminho, vamos dar uma olhada no Incidente Shibuya!

Adentrando o Incidente Shibuya

Entenda o que é o Incidente de Shibuya em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

O Incidente Shibuya não foi apenas algo que aconteceu por acaso. Pelo contrário, foi um esquema cuidadosamente planejado que estava em planejamento intensivo por muito tempo naquele momento por Pseudo-Geto, para que ele pudesse tirar Satoru Gojo do caminho e avançar em seus planos para o futuro. Começou com a baixa de um véu sobre Shibuya que impedia as pessoas de sair e continha um anúncio para chamar Gojo para o local deles. À medida que Gojo entrava, ele enfrentava as Maldições do Desastre.

Durante sua batalha, Gojo é muito forte para qualquer um deles lidar, e fica bastante claro que eles simplesmente não podem igualá-lo. No entanto, mais tarde descobrimos que esse nunca foi o objetivo, mas sim distrair Gojo tempo suficiente para que Pseudo-Geto pudesse prendê-lo no Reino Prisional. Após o sucesso desse objetivo, as Maldições do Desastre estão livres para fazer o que quiserem, causando estragos por toda Shibuya.

A força de Gojo por si só foi algo que representou o maior problema para o que quer que Pseudo-Geto estivesse planejando. Portanto, trancá-lo o tirou do quadro. Depois disso, o objetivo dos heróis neste arco é libertar Gojo do Reino Prisional, com o restante do arco e os eventos cruciais começando propriamente a partir deste ponto.

Sukuna Desperta

Entenda o que é o Incidente de Shibuya em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

Enquanto Yuji faz sua própria jornada pelo Estação Shibuya para encontrar e libertar Gojo, ele se depara com Choso, uma Pintura da Morte semelhante àquelas com as quais ele lutou com Nobara. Esta é uma luta que leva Choso a dominar e derrotar Yuji, mas falha em matá-lo depois de ver uma memória de um evento que nunca aconteceu, fazendo-o sair da área confuso e deixando Yuji desacordado no chão. É aqui que Mimiko e Nanako entram em cena.

Em uma tentativa equivocada de derrotar Pseudo-Geto e libertar seu mestre, as garotas alimentam Yuji com o dedo de Sukuna. Após o aprisionamento de Gojo, o restante dos vilões estava livre para fazer o que quisessem, e como Jogo queria iniciar uma era de maldições, ele entrou e alimentou Sukuna com muitos dedos para conseguir a ajuda do Rei das Maldições. Ao despertar, Sukuna faz um acordo com Jogo de que, se este conseguir acertá-lo com um único golpe, ele fará o que Jogo pedir, levando a uma batalha massiva entre as maldições.

PUBLICIDADE

Nesta batalha, no entanto, a diferença de força é bastante aparente, já que Sukuna consegue matar Jogo sem muito esforço usando uma técnica secreta. Depois disso, ele percebe que Megumi, a quem ele eventualmente precisava para seus próprios planos, está em perigo. Isso o fez correr para a localização de Megumi, onde ele a viu mal viva depois de ter convocado seu Shikigami mais poderoso e incontrolável, Mahoraga, para derrotar Haruta.

Isso levou a uma batalha intensa entre o Rei das Maldições e Mahoraga, que era um grande combatente contra Sukuna devido à sua incrível capacidade de se adaptar a qualquer habilidade com a qual ele enfrentava. No entanto, no final da batalha, Sukuna abriu sua Expansão de Domínio sem barreiras, Santuário Malévolo, para derrotar Mahoraga, destruindo completamente uma grande parte de Shibuya e matando milhares.

Este é talvez o momento mais importante do arco do Incidente Shibuya, pois é o momento mais infame e violento de todo o arco e teve muitas implicações para o futuro da série. Assim que foi feito, Sukuna voltou para o corpo de Yuji, zombando do que ele fez. Isso foi uma experiência extremamente traumática para Yuji, pois ele se sentiu responsável por matar todas as pessoas inocentes lá, algo que moldou muito seu desenvolvimento de personagem a partir de então.

PUBLICIDADE

Mortes de Personagens

Reprodução: Jujutsu Kaisen

Como mencionado antes, há muitos aspectos que tornam o Incidente Shibuya tão infame entre os fãs. O tumulto emocional em relação ao apego que os fãs têm a alguns personagens na série está totalmente em exibição aqui, já que este arco é notório por brincar com suas emoções. Ao longo do arco, muitos personagens morrem, sejam eles heróis que aprendemos a amar ou até mesmo vilões que desprezamos.

Antes do despertar de Sukuna, Nanami, Maki e Naobito fazem o caminho para encontrar Gojo na Estação de Trem de Shibuya, mas encontram uma Maldição do Desastre chamada Dagon, contra a qual todos se unem. Embora estejam impotentes para detê-lo, Toji se junta à luta e mata Dagon rapidamente, quebrando a Expansão de Domínio da maldição. No entanto, assim que essa Expansão se quebra, Jogo aparece e incendeia os 3 feiticeiros, queimando gravemente Nanami e Maki e matando Naobito. Muito tempo depois, vemos que Nanami sobreviveu, mas está coberto de queimaduras debilitantes.

PUBLICIDADE

No entanto, ele eventualmente encontra Mahito, que então o mata diante dos olhos de Yuji depois do surto de Sukuna. Na batalha subsequente contra Mahito, Nobara eventualmente se junta à luta. Ao ferir gravemente Mahito, ela se revela ser uma adversária perfeita para a Maldição do Desastre devido à sua Técnica Amaldiçoada. No entanto, essa luta também leva à tragédia, pois Mahito toca seu olho e aparentemente a mata, algo que leva Yuji a uma profunda depressão quando misturado com tudo o que ele viu antes.

Agora, estando no ponto mais baixo em que ele já esteve, Yuji para de lutar contra Mahito. No entanto, é quando Aoi Todo faz seu retorno muito esperado à série, fortalecendo a determinação de Yuji e deixando claro para ele que nada do que aconteceu foi culpa dele. Isso faz Yuji lembrar quem ele é enquanto ele se une a Todo contra Mahito e, apesar de Todo perder o braço e efetivamente sua técnica amaldiçoada, Yuji eventualmente supera a Maldição do Desastre.

Causando medo no coração de Mahito, Yuji o faz fugir para Pseudo-Geto, que o espera. No entanto, em vez de salvá-lo, Pseudo-Geto exorciza o Espírito Amaldiçoado e o toma como seu próprio. É aqui que o arco chega ao ápice, já que muitos dos personagens anteriormente não vistos fazem seu retorno para finalmente derrotar o impostor e encerrar o Incidente Shibuya de uma vez por todas, apenas para ele escapar junto com o aprisionado Gojo no Reino Prisional.

PUBLICIDADE

Com isso, o Incidente Shibuya chega ao fim e o arco do Jogo de Eliminação começa oficialmente. Embora não seja considerado apenas um evento singular no mundo de Jujutsu Kaisen, o Incidente Shibuya é principalmente atribuído ao genocídio em massa de milhares de civis por Sukuna. Este arco decide o destino de muitos personagens, bem como prepara o cenário para o que o restante da série reserva!

Confira também:

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

PUBLICIDADE

Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.

Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.

Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.