No sombrio e surreal mundo de Jujutsu Kaisen, existem uma infinidade de técnicas amaldiçoadas usadas por feiticeiros, usuários de maldições e espíritos amaldiçoados, todas elas com uma variedade de aplicações distintas. Desde técnicas inatas e técnicas herdadas até jutsus Shikigami, a gama de habilidades retratadas em Jujutsu Kaisen pode ser difícil de acompanhar.
Além disso, há também outra classe distinta de técnicas, além das mencionadas anteriormente, que lidam com a construção e manipulação de zonas ou territórios com propósitos especiais, conhecidos como técnicas de barreira. Definindo o amplo espectro de habilidades que governam a criação de barreiras, cortinas e, é claro, o ápice da feitiçaria de jujutsu, a Expansão de Domínio, essas técnicas podem ser muito úteis nas mãos de um feiticeiro de jujutsu capaz.
O Que É Uma Barreira?
Essencialmente, uma barreira é uma região ou território que é fechado e separado de seu entorno de alguma forma. Uma técnica amaldiçoada usada para construir tal espaço é conhecida como técnica de barreira. Enquanto algumas barreiras são mais difíceis de lançar do que outras, há certos tipos que praticamente qualquer pessoa com energia amaldiçoada suficiente pode aprender a lançar. Até agora, as barreiras foram usadas para confinar, admitir seletivamente e proteger áreas de indivíduos ou grupos para fins específicos, isolando uma região para atender aos objetivos do lançador.
Ao longo do anime, essas aplicações foram mais proeminentes nos arcos do Kyoto Goodwill Event e do Shibuya Incident, onde as barreiras desempenharam um papel importante na determinação do curso dos conflitos em questão. Algumas barreiras possuem uma casca externa esférica, como no caso das Cortinas, que protege sua integridade, enquanto outras não possuem. A criação de barreiras que precisam admitir seletivamente ou impedir a entrada de determinados indivíduos ou objetos pode ser bastante difícil, mesmo para feiticeiros de jujutsu experientes, o que indica seu nível de complexidade.
Em tais casos, as barreiras podem ser personalizadas especificamente para esse fim, embora possam exigir o uso de talismãs ou um Voto de Ligação para funcionar adequadamente. As barreiras reconhecem apenas energia amaldiçoada e não são afetadas por objetos inanimados ou estruturas. Como tal, elas podem se espalhar pelo interior de um prédio inteiro ou espaços com construções não vivas, tornando-as bastante flexíveis no contexto de sua aplicação. Por fim, a maioria das barreiras lançadas por feiticeiros de jujutsu é ampliada pelas lançadas por Tengen, um feiticeiro imortal e o maior usuário de barreiras da história.
Em sua maior parte, as técnicas de barreira são lançadas pelo usuário desenvolvendo uma fórmula dentro de si, injetando energia amaldiçoada nela e depois recitando palavras empoderadas para executar a técnica. Muitas das simples barreiras de cortina vistas na série, usadas para ocultar as atividades dos feiticeiros de jujutsu do público, foram lançadas por aqueles sem uma técnica inata, como os assistentes da Escola Secundária de Jujutsu. Isso dito, muitos feiticeiros poderosos com técnicas inatas não podem realizar técnicas de barreira, o que atesta o quão complicadas elas podem ser para lançar.
O Espectro Das Técnicas de Barreira
Para começar, Barreiras Simples podem ser lançadas para ocultar, confinar ou impedir que um determinado indivíduo, entidade ou grupo entre no espaço que elas cercam. Essas barreiras representam um dos usos mais fundamentais desse tipo de técnica. Em seguida, as Cortinas também são barreiras relativamente simples em teoria, já que são principalmente usadas para ocultar as atividades dos feiticeiros de jujutsu do mundo exterior e forçar os espíritos amaldiçoados a se revelarem quando estão dentro.
Um passo acima disso está uma Barreira Vazia, composta por um espaço vazio cercado por painéis em forma de hexágono que podem ser livremente alterados pelo lançador, se eles forem habilidosos o suficiente. Mais acima na hierarquia está a Barreira Pura, lançada por Tengen em muitos locais do Japão para fortalecer a capacidade de outras barreiras de suprimir espíritos amaldiçoados, e aumentar aquelas lançadas por feiticeiros de jujutsu ativos e pelos assistentes da Escola Secundária de Jujutsu de Tóquio. Essas barreiras são consideradas superiores à maioria das outras variantes, e existem quatro barreiras especialmente importantes desse tipo no país, que são vitais para o mundo de jujutsu. Por fim, as Barreiras Bon são consideradas superiores até mesmo às Barreiras Pura.
O Ápice da Feitiçaria de Jujutsu
Talvez a aplicação mais importante das barreiras em termos ofensivos venha na forma da Expansão de Domínio, uma técnica que foi descrita como o auge absoluto da feitiçaria de jujutsu. O usuário primeiro expande seu domínio inato com a ajuda de energia amaldiçoada enquanto constrói uma barreira que cria o domínio dentro de um espaço específico. Em seguida, o usuário pode imbuir a barreira com sua técnica amaldiçoada inata para finalizá-la e obter o fator de acerto garantido da Expansão de Domínio.
Visto de fora, a Expansão de Domínio de um indivíduo geralmente se assemelha a uma esfera negra flutuante no caso de uma barreira fechada. Embora seja reforçada internamente, a barreira de uma Expansão de Domínio é vulnerável a ataques de fora e pode ser movida ligeiramente, se necessário. Também há uma grande discrepância entre o volume externo de um domínio e o espaço que ele aparenta conter.
Ao lançar sua Expansão de Domínio, um feiticeiro deve ter uma imagem clara do que deseja criar e também deve estar ciente das condições específicas necessárias para ativar essa técnica. Se precisarem sobrepor a barreira de sua Expansão de Domínio a um espaço físico, perderão a função de acerto garantido da técnica, mas serão consideravelmente mais poderosos ao lutar dentro de seus limites. As barreiras são a base de todo domínio, independentemente de sua natureza e nível de conclusão. Mesmo as técnicas anti-domínio, como o Novo Estilo das Sombras: Domínio Simples e a Técnica Esotérica: Cesto de Vime Oco, fazem uso de barreiras em algum grau.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.