InícioAnimeEntenda como funciona as Restrições Celestiais em Jujutsu Kaisen

Entenda como funciona as Restrições Celestiais em Jujutsu Kaisen

Em Jujutsu Kaisen, a maioria dos feiticeiros de Jujutsu é abençoada com habilidades incrivelmente poderosas e recebe essas técnicas inatas no nascimento. Essas habilidades são de alguma forma um reflexo de quem esses personagens são e podem ser usadas de forma devastadora. No entanto, há muito poucos feiticeiros no mundo que têm que abrir mão de algo no nascimento para se igualar aos seus contemporâneos. Essas limitações, assim como as técnicas inatas, também são atribuídas a esses feiticeiros específicos no nascimento.

PUBLICIDADE

Essas limitações são conhecidas como ‘Restrições Celestiais’ e, no cenário atual de Jujutsu Kaisen, existem apenas 3 personagens conhecidos que tiveram essas restrições impostas a eles desde o nascimento. Embora faltem em um aspecto, esses personagens compensam em outro, permitindo-lhes trocar uma coisa por outra. Existem dois tipos de Restrições Celestiais, e neste artigo, vamos dar uma olhada em ambos.

O que é uma Restrição Celestial?

Entenda como funciona as Restrições Celestiais em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Em termos mais simples, uma Restrição Celestial é uma limitação imposta a um feiticeiro no momento de seu nascimento. Durante esse tempo, um contrato é essencialmente feito, onde a energia amaldiçoada dentro do corpo do feiticeiro é afetada de alguma forma em troca de algo mais. O primeiro e mais amplamente conhecido tipo de Restrição Celestial é aquele em que a energia amaldiçoada inerente a um feiticeiro é grandemente reduzida ou até mesmo anulada. Isso é feito para que a capacidade física e o corpo do feiticeiro sejam grandemente aprimorados a um grau incomparável, como visto com Toji e Maki no Jogo da Colheita.

O outro tipo de Restrição Celestial é o oposto exato. Neste caso, a fisicalidade é grandemente reduzida em troca de uma vasta quantidade de energia amaldiçoada que o usuário pode usar para suas técnicas amaldiçoadas. A quantidade de energia amaldiçoada dada com essa Restrição é descrita como estando muito acima da média e foi vista com ‘Mechamaru’, ou Kokichi Muta, já que quase toda a sua fisicalidade é dada em troca de seu enorme pool de energia amaldiçoada. Então, vamos dar uma olhada em cada um desses personagens para ver como a Restrição Celestial os afeta para que possamos entender melhor.

Mechamaru/Kokichi Muta

Entenda como funciona as Restrições Celestiais em Jujutsu Kaisen
Reprodução: Jujutsu Kaisen

A Restrição Celestial de Kokichi Muta é considerada um exemplo extremo disso. Os vínculos deste pacto fizeram com que ele nascesse sem o braço direito ou a parte inferior de ambas as pernas, com a pele tão frágil que dizem que até a luz da lua poderia queimá-lo. Além disso, ele também estava constantemente sofrendo uma dor agonizante, que ele descreveu como sendo esfaqueado repetidamente em todos os poros de seu corpo, o que o obrigava a sempre estar sentado em uma banheira cheia de água e coberto com bandagens.

Em troca disso, Kokichi Muta ganhou uma enorme quantidade de energia amaldiçoada e podia controlar muitos bonecos Mechamaru ao mesmo tempo. Além disso, o alcance que ele podia usar para sua técnica era maior do que qualquer outra pessoa que vimos na série, já que ele podia controlar seus bonecos em um raio do tamanho do Japão. No entanto, ele nunca considerou isso uma troca justa. Ele odiava sua condição e dizia que, se pudesse abrir mão de sua energia amaldiçoada por um corpo normal, o faria.

Maki Zenin

Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Maki nasceu no mundo de Jujutsu com o tipo oposto de Restrição Celestial em relação a Mechamaru, onde ela tinha muito pouca energia amaldiçoada no nascimento. No entanto, em troca disso, Maki era fisicamente mais forte e rápida do que a maioria de seus colegas e era muito habilidosa no uso de ferramentas amaldiçoadas. No entanto, essa Restrição não foi completamente percebida inicialmente devido a ela ser gêmea, o que a tornou bastante fraca no início da história.

No entanto, durante o arco do Jogo da Colheita, Maki é jogada em um poço cheio de muitos espíritos amaldiçoados e está muito fraca nesse ponto para fazer qualquer coisa a princípio. Foi quando Maki finalmente desenvolveu sua Restrição Celestial ao máximo, sacrificando qualquer energia amaldiçoada que lhe restava em troca de receber uma capacidade física máxima. Nesse estágio, dizem que ela é tão forte quanto Toji, porque assim como ele, ela também não possui energia amaldiçoada em seu corpo.

Toji Fushiguro

Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Toji ficou conhecido como o ‘Assassino de Feiticeiros’ devido às suas habilidades e ao fato de ter desenvolvido completamente sua Restrição Celestial ao máximo muito cedo. Onde Maki nasceu com pouca energia amaldiçoada, Toji nasceu sem uma única gota dela, o que o levou a ser ostracizado pelo clã Zenin, que valoriza as técnicas amaldiçoadas acima de tudo. Eles jogariam Toji na mesma cova de espíritos amaldiçoados, após o que Toji só sofreu uma cicatriz no lábio. Era um homem que odiava a sociedade de Jujutsu pela forma como o trataram devido à sua Restrição Celestial.

Como não ter energia amaldiçoada levou as habilidades físicas de Toji a atingir um ponto em que ninguém poderia igualá-las, ele conseguiu usar seu corpo ao máximo. Embora Maki seja dita ser tão forte quanto ele, muitos na comunidade acreditam que Toji ainda venceria devido à sua experiência e habilidades que ele vem aprimorando com o corpo perfeito desde seus primeiros anos. Foram essas mesmas habilidades que o levaram a derrotar feiticeiros de grau especial Satoru Gojo e Suguru Geto, que estavam em um nível que nem mesmo a sociedade de Jujutsu poderia lidar, e mudar o mundo no processo.

Devido às limitações impostas aos feiticeiros devido às Restrições Celestiais, muitos argumentam que isso não é de forma alguma uma troca justa no mundo de Jujutsu Kaisen. No entanto, essas Restrições ainda podem ser totalmente realizadas em seu potencial máximo, dando aos usuários habilidades que simplesmente não podem ser igualadas pela maioria de seus contemporâneos, algo que é mais evidente com as proezas que tanto Maki quanto Toji realizaram, colocando-os em um nível muito além de muitos outros feiticeiros de Jujutsu.

PUBLICIDADE

Confira também:

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.

PUBLICIDADE

Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.

Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.