Categorias: Anime

Entenda a grande controvérsia causada pelo nome de um doutor em My Hero Academia

No último domingo (02), tivemos a liberação oficial do capítulo 259 do mangá de My Hero Academia, que teve como uma das grandes surpresas a revelação da identidade do doutor aliado do All For One que trabalha nas pesquisas dos Nomu.

Anteriormente, ele havia sido apresentado como Ujiko, mas o seu verdadeiro nome é Shiga Maruta. Acontece que a palavra “Maruta” carrega um pesado significado que pode ter passado despercebido por boa parte dos leitores ocidentes. Em japonês, o nome se refere às vítimas de um dos experimentos humanos mais cruéis realizados pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Conduzido pela Unidade 731, uma das bases secretas do Japão focada na pesquisa de armas biológicas, os experimentos eram feitos com a injeção de doenças letais para estudar os seus efeitos, com as principais vítimas sendo presos de guerra, criminosos, deficientes mentais, estrangeiros e qualquer pessoa acusada de “atividades suspeitas” pela polícia militar de Kempeitai.

Assim, a utilização do nome “Maruta” rapidamente foi questionada pelos fãs, já que mesmo fazendo sentido com os experimentos realizados pelo doutor no mangá, acaba sendo uma escolha de muito mau gosto por todo horrível significado que a palavra traz consigo.

A reação dos fãs rapidamente chegou em Kohei Horikoshi, o criador da obra, que já se pronunciou pedindo desculpas pela associação e afirmando que o nome do personagem será alterado.

“Muitos expressaram suas opiniões sobre como esse nome trouxe lembranças de eventos passados. Ao escolher esse nome, não tive a intenção de associá-lo como tal. Levo muito a sério as preocupações de todos, e como resultado, mudaremos o seu nome”, afirmou o criador (via Aitaikimochi).

Embora a versão que atualmente está no Manga Plus ainda mantenha o nome do doutor, é esperado que a alteração ocorre quando o esse capítulo for lançado no próximo volume.

Criado por Kohei Horikoshi, My Hero Academia começou a ser publicado em 2014 na Shonen Jump, se tornando rapidamente um dos mangás de maior sucesso da revista. A sua adaptação em anime alcançou uma popularidade ainda maior, estando atualmente na sua quarta temporada e já tendo dois filmes lançados.

A história de My Hero Academia acompanha a jornada de Izuku Midoriya, um jovem garoto que sonha em se tornar o super-herói número 1 do mundo, assim como o seu maior ídolo, All Might.

O anime pode ser assistido na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Este website utiliza cookies