Shanks é um dos personagens mais populares do mundo de One Piece. Ele não fez muitas aparições na série, mas apesar disso, ele continua sendo um favorito dos fãs.
Shanks nos foi apresentado pela primeira vez no arco do East Blue, e naquele momento, ninguém esperava que ele fosse tão importante para a história, porque a maioria das pessoas não sabia que ele se tornaria um Yonkou.
Anos mais tarde, Garp nos explicou o que Shanks realmente era e o tamanho de sua força, e o pirata desempenhou um papel muito importante na jornada de Luffy para se tornar o Rei dos Piratas. Além de ter inspirado Luffy a se tornar um pirata, ele também salvou a vida de Luffy quando criança, e nesse processo, ele acabou perdendo um braço.
Shanks foi estabelecido como um personagem muito importante para a história de One Piece, mas nem sempre foi esse o caso. Quando Oda o criou, seu editor não achou que Shanks fosse interessante o suficiente. Era dito que o personagem tinha uma vibe chata, e a história simplesmente não parecia tão atraente, e após isso ficar na mente de Oda, ele decidiu fazer algumas mudanças.
Inicialmente, Oda não tinha intenção de fazer Shanks perder o braço, mas depois que o editor lhe disse que a história não era interessante o suficiente, Oda decidiu fazer essa mudança, então sim, o Ruivo perdeu um dos braços porque a história não era interessante o suficiente.
O que o editor estava realmente tentando dizer era que o início do One Piece era decente, mas precisava de um impacto. Oda não conseguia pensar em nada melhor do que Shanks fazendo um sacrifício, o que é frequentemente o caso no mundo dos animes. Quando você faz uma pausa para comparar, em Naruto, eles fizeram a mesma coisa com Iruka que colocou sua vida em risco para salvar Naruto.
Então, o braço de Shanks foi usado como uma forma de atrair os fãs para One Piece. Por causa dessa cena em particular, acho que muitos personagens começaram a gostar de Shanks e da série como um todo. One Piece teria sido muito diferente se Shanks não tivesse feito o que ele fez.