Apesar das transformações em Super Saiyajin Deus e suas evoluções, a transformação definitiva de Dragon Ball Super foi o Instinto Superior. Uma técnica do mais alto nível do escalão celeste da Dragon Ball, ela permite que o lutador ataque e defenda sem precisar pensar ou utilizar suas emoções. E apesar de ser difícil de se obter mesmo para os Deuses da Destruição, Goku demonstrou ser capaz de atingir esse estado no final do Torneio de Poder. Mas mesmo com essa aparição tardia, o Instinto Superior já havia sido revelado antes, mesmo que os fãs não tenham percebido.
Dicas da obtenção dessa técnica e de como ela funciona apareceram desde o treinamento de Goku e Vegeta com Whis, que afirmou que ambos os lutadores pensavam demais no ataque ou na defesa, o que limitava a velocidade deles e custava muito tempo em batalhas.
O Anjo explicou que cada parte do corpo do lutador deveria se mover de maneira independente por puro Instinto, mas que atingir esse nível era tão difícil de se obter que nem mesmo Bills havia completamente dominado a técnica.
E apesar de termos visto a forma completa somente no final do arco do Torneio de Poder, a primeira referência do Instinto Superior apareceu no quinto episódio de Dragon Ball Super, quando Goku desafia Bills para um teste de força.
Uma das lutas mais curtas da história de Dragon Ball, o Deus da Destruição do Universo 7 não precisou utilizar mais que seu indicador para derrotar o protagonista em sua forma Super Saiyajin 3. Mas em determinado momento da luta, Goku acaba realizando um movimento evasivo de maneira automática e instintiva e até mesmo ele se surpreendeu – além de ter impressionado Bills. (08:47 no vídeo abaixo).
https://www.youtube.com/watch?v=yZTNFtPONA4
Dada a enorme diferença de poder entre Goku e Bills nessa altura da história, seria esquisito detalhar esse acontecimento, a não ser quando você considera que o Instinto Superior é uma técnica de luta que pode ser obtida por, teoricamente, qualquer lutador.
Não é coincidência que a primeira vez que Goku esbarrou em um poder divino como o Instinto Superior tenha acontecido na primeira vez que ele enfrentou um Deus da Destruição.
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas, uma ameaça que pode muito bem acabar com o Universo 7 num piscar de olhos.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.