Como Madara sabia sair do Edo Tensei e Tobirama, quem criou o Jutsu, não sabia em Naruto Shippuden?

Entre todos os ninjas, talvez Tobirama tenha sido o maior em termos de legado. Muitos dos jutsus que ele inventou foram cruciais nos dois lados da Guerra Mundial Ninja, incluindo os utilizados pelo protagonista Naruto. Mas ele também foi vítima desses jutsus, com o Edo Tensei sendo tão avançado após sua morte que até Uchihas, como Madara, aprenderam como se defender.

O que pode parecer estranho, no final das contas. Como Madara soube sair do contrato do Edo Tensei, enquanto Tobirama foi controlado por duas vezes por essa técnica?

A Reencarnação do Mundo Impuro (Edo Tensei) aprisiona a alma de alguém que tenha morrido em um corpo sem vida preparado para o ritual. Não só isso, o invocador do espírito pode controlá-lo livremente.

Essa técnica teve seu uso obviamente banido… O que não significa muita coisa para Orochimaru, que usou e abusou da técnica, inclusive a aprimorando ao longo do tempo.

Na primeira vez que Tobirama se viu invocado da morte por essa técnica, durante o ataque de Orochimaru à Konoha, ele estava longe de ter seu poder total — o que explica o controle que o Sannin tinha das invocações.

Na segunda vez, porém, Tobirama foi invocado quase sem limitações em seu poder. E ainda sim ele não conseguiu quebrar o controle de Orochimaru.

Já Madara Uchiha, rival do clã Senju de Tobirama e possível razão pela prolixidade do Segundo Hokage na criação de jutsus, quebrou o controle do Edo Tensei com grande tranquilidade.

Isso pode parecer uma falha de Masashi Kishimoto, autor da obra, mas tem uma explicação simples.

Existem duas maneiras de se quebrar o controle do Edo Tensei, tendo um chakra mais poderoso que o invocador ou sabendo dos selos utilizados na invocação.

Madara tinha acesso aos dois métodos quando quebrou o controle do Edo Tensei de Kabuto. Não só ele sabia os selos da técnica — algo completamente compreensível para um ninja do calibre de Madara, que passou décadas escondido e estudando seus inimigos — como seu chakra era incrivelmente poderoso e não poderia ser controlado por ninguém.

Tobirama, ainda que fosse o inventor da técnica, não acompanhou o seu desenvolvimento. Talvez ele não soubesse dos novos selos utilizados. Mesmo que soubesse, sua tentativa de quebrar o controle de Orochimaru na segunda invocação foi na base do poder bruto de seu chakra.

O problema é que, a essa altura, Orochimaru havia refinado a técnica e seu corpo era praticamente todo feito de células Hashirama. Dessa forma, o chakra de Orochimaru era forte o bastante para restringir o Segundo Hokage.

Ou seja, ele não poderia sair do controle na base da força bruta e teve  seus movimentos restritos por Orochimaru, ficando impossibilitado de realizar os selos de invocação.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por