PUBLICIDADE
InícioAnimeEsta é a forma como Jujutsu Kaisen pode ser ainda maior que...

Esta é a forma como Jujutsu Kaisen pode ser ainda maior que Naruto

Vário das características mais marcantes de Jujutsu Kaisen parecem sair diretamente de Naruto. Inclusive a formação do “time” do protagonista Itadori Yuuji é praticamente a mesma do Time 7 de Naruto, com as semelhanças entre Megumi/Sasuke e Gojo/Kakashi sendo inegáveis. Mas um aspecto de Jujutsu é definitivamente melhor que o de Naruto: o protagonista com um demônio vivendo no corpo.

PUBLICIDADE

A premissa inicial das duas séries é relativamente parecida. Os dois protagonistas, Naruto e Yuuji, tem sua importância elevada em seus respectivos mundos por serem hospedeiros de uma poderosa criatura demoníaca.

Em Naruto, essa criatura é o demônio da Raposa de Nove Caudas. Ou melhor, era. Eventualmente essa parte do lore foi ampliado e a criatura que vivia em Naruto deixou de ser conhecida como um demônio.

Naruto

PUBLICIDADE

Kurama era, na verdade, uma bijuu. Uma Besta com Cauda criada do espírito de uma grande Besta de Dez Caudas(Juubi) pelo Sábio dos Seis Caminhos. A ideia do Sábio era separar o chakra perigosa da Juubi em nove partes, cada uma sendo uma Besta diferente.

Essas bijuu ajudariam a humanidade a se conectar entre si através do chakra… Mas a humanidade logo viu o potencial militar dessas criaturas e passou a escravizá-las. A principal forma de fazer isso era aprisionar essa criatura dentro de um humano, que passaria a ser um Jinchuuriki, e seria o equivalente à uma bomba nuclear em termos de potencial destrutivo.

Anos de perseguição e abuso tornaram Kurama em uma criatura tomada pelo ódio contra a humanidade, uma vez que sempre era utilizada contra sua vontade para cumprir os desejos bélicos de seus captores.

Até que ele foi aprisionado em Naruto. Diferente dos outros captores, Naruto pretendia mudar o mundo shinobi que causava tanto ódio e morte entre os humanos e Bestas com Cauda.

Com o tempo, Naruto conquistou o respeito de Kurama e das outras Bestas com Cauda, eventualmente se tornando amigo delas. Mas, principalmente, Naruto se tornou amigo de Kurama.

PUBLICIDADE

Desde então, a criatura do mal que vivia no corpo de Naruto e seria uma possível ameaça para todos envolta virou apenas uma fonte apelativa de poder para Naruto.

Kurama, que antes planejava tomar o controle das ações de Naruto para poder fugir e odiava o garoto, passou a trabalhar em conjunto com o protagonista.

Esta é a prova de que Naruto é forte mesmo sem a Kurama

E embora o arco da amizade dos dois seja realmente interessante, essa mudança da relação dos dois tira qualquer tensão possível dessa dinâmica.

PUBLICIDADE

O mero uso do poder de Jinchuuriki era temido por todos. O fato de Naruto possuir a Raposa Demônio em seu corpo foi a razão pelo ele foi alienado pelos seus próprios compatriotas.

A ameaça de que a Raposa de Nove Caudas representava toda vez que Naruto utilizava seus poderes se perdeu, uma vez que eles passaram a trabalhar juntos. E mais fortes do que nunca.

Já o caso de Yuuji Itadori é bem diferente. Assim como Naruto, ele é o hospedeiro de uma criatura maligna.

Ryomen Sukuna é a mais poderosa das maldições que já existiu. Tanto que, incapaz de ser derrotado, ele foi dividido em 20 partes (20 dedos) e selado em diversas partes do mundo para evitar que ele agisse livremente. Mas quando Yuuji consumiu um dos dedos de Sukuna, ele passou a ser um candidato perfeito para a possessão dessa maldição.

PUBLICIDADE

Mas ao contrário de Kurama, Sukuna é realmente uma criatura maligna e não apenas mal-entendida. Assim como todas as outras maldições, ele é a materialização consciente de sentimentos negativos dos seres humanos. Só que ele é a mais poderosa dessas materializações.

Ele não pretende cooperar com Yuuji e vê o sofrimento de seu hospedeiro como uma incrível fonte de prazer. Ele somente ajuda Yuuji quando suas vontades se alinham por algum motivo escuso do Rei das Maldições.

Ou seja, toda vez que o protagonista de Jujutsu Kaisen se vê obrigado a utilizar os poderes de Sukuna, geralmente tendo que trocar de lugar com ele no controle do próprio corpo, há uma grande tensão. Uma vez que não sabemos as reais intenções de Sukuna e do seu imenso prazer em causar sofrimento à Yuuji, o conflito é permanente.

PUBLICIDADE

E, assim como dito anteriormente, o fato de Sukuna ser uma criatura maligna por definição faz com que não haja previsão de mudança dessa dinâmica. E pior, quanto mais dedos de Sukuna Yuuji consome, mais poderoso Sukuna fica. Ou seja, o aumento de poder que o feiticeiro pode acessar é diretamente relacionado com o perigo que Sukuna oferece para ele e para seus amigos.

Eu sempre achei um pouco frustrante o fato de Naruto ter resolvido tão “facilmente” a questão da Raposa de Nove Caudas. Mas jamais imaginei que, se Kurama nunca tivesse mudado de coração, seria tão interessante.

E Jujutsu Kaisen faz exatamente isso. Não só isso obriga Yuuji a se tornar mais forte por si mesmo, como sabemos que ele invocará Sukuna somente em situações desesperadoras.

PUBLICIDADE

E que essas situações só ficarão mais desesperadoras com a presença dessa maldição.

É um ótimo jeito de criar um suspense de longa duração e mais uma amostra de que Jujutsu Kaisen se tornará um dos grandes animes de todos os tempos.

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.

PUBLICIDADE

Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

PUBLICIDADE
Tico
Ticohttp://criticalhits.com.br
Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.