Afinal, Rock Lee de Naruto é ou não é uma referência à Bruce Lee?

Rock Lee… Bruce Lee, será que existe alguma relação entre eles?

Você provavelmente imaginou que sim ao ver Rock Lee pela primeira vez durante a fase clássica de Naruto. Além de algumas similaridades físicas – e não estamos falando das sobrancelhas, os dois se assemelham muito pela habilidade marcial.

Não existe nenhum evidência ou afirmação por parte de Masashi Kishimoto afirmando que ele tenha de fato se inspirado em Bruce Lee para criar Rock Lee. Mas é possível cruzar algumas características dos dois personagens e tentar inferir que elas são na verdade, referências ao maior lutador marcial de todos os tempos.

A primeira delas seria a dedicação, algo que como sabemos, é praticamente a marca registrada de Rock Lee. Talvez o que você não saiba que da mesma forma, Bruce Lee também era um lutador marcial dedicado e conhecido por treinar e manter o corpo em movimento até mesmo em momentos inusitados – como durante um jantar social, por exemplo.

Também há de se levar em consideração o fato de que os dois fazem aniversário no mesmo dia: 27 de novembro, algo que convenhamos, não tem como ter sido obra do acaso.

Mas tem mais. Lembra da luta de Rock Lee e Gaara? Claro que sim, como alguém pode esquecer daquilo! Você deve lembrar também que ao fim do confronto Rock Lee acabou lesionando a coluna e quase ficou incapacitado de lutar pelo resto da sua vida. Pois bem, em teoria, a lesão aconteceu no mesmo lugar onde Bruce Lee fraturou a espinha dorsal em 1970, e que quase acabou com a sua carreira.

Portanto, podemos dizer que apesar de Masashi Kishimoto jamais ter afirmado com certeza que Rock Lee é uma clara referência à Bruce Lee, os fatos deixam bem claro que o Furacão Verde de Konoha é uma grande homenagem ao maior lutador de todos os tempos.

Confira também:

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

João Víctor Sartor

João Víctor Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade