Afinal, qualquer Uchiha com um Sharingan forte o suficiente conseguiria escapar do Tsukuyomi de Itachi em Naruto Shippuden?

O Tsukuyomi é uma habilidade especial do Mangekyou Sharingan de Itachi Uchiha, um genjutsu poderoso que ele utiliza para torturar a mente de suas vítimas, onde alguns segundos no mundo real viram dias, meses ou até anos na cabeça do torturado.

Quando Itachi e Kisame entraram em Konoha para sequestrar Naruto, foram abordados por Asuma e Kureinai. Kakashi chegou no combate pouco depois, alertando que os poderes do Sharingan de Itachi só poderiam ser lidados com o seu próprio Sharingan.

Foi um erro de julgamento de Kakashi, que descobriu que o Tsukuyomi afetaria qualquer um – até mesmo usuários do Sharingan.

Segundo Itachi, somente um poderoso Sharingan com o mesmo sangue que o dele seria capaz de quebrar a ilusão do Tsukuyomi… Mas o que isso realmente significa?

O aviso do Uchiha é críptico e pode significar um monte de coisa. O clã Uchiha é bem fechado e muito provavelmente todos tem uma linhagem sanguínea parecida… O que poderia indicar que meio que qualquer Uchiha que despertasse o Sharingan poderia escapar do Tsukuyomi – Kakashi tinha o Sharingan, mas era de outro clã.

Outra interpretação seria de que somente um usuário do Sharinga da mesma família de Itachi seria capaz de quebrar o genjutsu. Essa interpretação foi a mesma de Kakashi, que assumiu que Itachi estava se referindo a Sasuke.

Sasuke, de fato, foi capaz de quebrar o Tsukuyomi de Itachi, mesmo possuindo apenas o Sharingan comum e não um Mangekyou Sharinga… O problema é que isso funciona nas duas interpretações da fala de Itachi.

Outro problema é que não se sabe o quão extensivamente Itachi testou seus poderes para garantir essa informação. Durante o massacre Uchiha, Itachi ficou responsável somente pelos cidadãos comuns, que provavelmente não ofereceram nenhuma resistência. O único que ele assassinou nesse dia que poderia oferecer algum perigo seria seu próprio pai, Fugaku Uchiha… que não lutou de contra seu filho e optou por se entregar pacificamente.

E mesmo que tivesse confrontado, Fugaku tem o mesmo sangue de Itachi, então não estaria decidida a situação da mesma forma que não estava quando Sasuke escapou do Tsukuyomi.

Por fim, o único outro Uchiha que poderia ser utilizado para testar os limites do Tsukuyomi seria Obito Uchiha, mas não temos registros de que eles entraram em combate…

Quando Sasuke escapou do Tsukuyomi de Itachi, foi numa batalha organizada pelo próprio Itachi para que Sasuke o assassinasse, então é difícil até mesmo de imaginar se essa quebra de genjutsu foi genuína.

Como essa técnica funciona de maneira virtualmente instantânea, mesmo que mais ou menos Uchiha sejam capazes de quebrar a ilusão, o efeito é tão rápido que dificilmente os ninjas que sejam capturados pelo Tsukuyomi consigam sair sem sequelas.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.