Categorias: Anime

Afinal, qual é o gênero de Yamato em One Piece e como devemos o tratar?

Além de ter sido uma grande surpresa para a maioria dos fãs, a revelação da aparência de Yamato no mangá de One Piece também acabou provocando alguns debates, principalmente sobre o seu gênero e por qual pronome devemos tratar o personagem.

O TEXTO ABAIXO POSSUI SPOILERS ATÉ O CAPÍTULO 985 DE ONE PIECE!

Caso não tenha ficado muito claro na sua apresentação, Yamato nasceu como uma pessoa do sexo feminino e possui a aparência de uma linda mulher, mas devido a sua enorme admiração por Kozuki Oden, ele passou a se enxergar como homem.

Abordar a transexualidade dos seus personagens não é uma novidade em One Piece, com Eiichiro Oda tendo trabalhado esse tema desde o começo da obra com Bon Kurei, e no próprio arco de Wano com Kikunojo, que embora tenha nascido biologicamente como um homem, ela se enxerga e se identifica como uma mulher. Dessa forma, ao descobrir a aparência de Yamato, Luffy obviamente ficou surpreso, mas após ele explicar que se transformou em um homem, o nosso querido Capitão rapidamente entendeu o que ele quis dizer.

Além disso, no texto original em japonês, Yamato fala de si utilizando o pronome “Boku” (僕), que geralmente é uma forma de tratamento mais educada para se referir a garotos, tornando ainda mais claro que Yamato realmente se identifica com o gênero masculino. Vale ressaltar também que o próprio Kaido, por mais que tenha cometido inúmeros crimes, trata Yamato como o seu filho, assim como os seus demais subordinados, que se referem a ele como “Yamato-bocchan“, sendo “bocchan” um termo ainda mais educado para se referir ao filho de alguém importante, podendo ser traduzido como “jovem mestre”.

Sobre a inspiração de Yamato em Kozuki Oden, é preciso deixar claro que obviamente isso é bastante relevante para a construção da sua personalidade, mas durante o seu diálogo com Luffy ele afirma explicitamente “eu me tornei homem”, utilizando novamente o pronome “Boku”. Assim, além de querer seguir os mesmos passos de Oden e até se autoproclamar Kouzuki Oden, Yamato também se tornou um homem.

Nesse mesmo capítulo em que ocorre a revelação da sua aparência, existe outro ponto que pode acabar confundido um pouco alguns fãs, já que no quadro de apresentação, Yamato recebe o título de “Filha de Kaido”, mas isso é refere apenas ao seu sexo de nascimento, similar ao que aconteceu com Kikunojo durante o flashback de Oden, em que ela era referida como “o irmão mais novo de Izo”.

Por fim, mesmo que essa discussão talvez ainda perdure um pouco mais no fandom da franquia, o Oda já deixou bem evidente que a aparência de Yamato pouco importa, e o mais correto é tratá-lo pelo gênero que ele se identifica, assim como deveria ser o padrão no mundo real.

Parte desse artigo foi baseado neste texto do usuário @newworldartur.

O anime de One Piece pode ser acompanhado oficialmente no Brasil e com legendas em português através da Crunchyroll.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Confira também:

Este website utiliza cookies