Afinal, por que Toriyama permitiu que o plano de Zamasu “desse certo” em Dragon Ball Super?

Sendo um dos principais antagonistas de Dragon Ball Super, Zamasu foi apresentado como o grande vilão do arco do Trunks do Futuro, tendo um grande desprezo pelos mortais e considerando uma abominação Goku ter um nível de poder próximo ou até igual à de um deus.

Dessa forma, replicando alguns conceitos da estrutura que já havia sido feita na Saga de Trunks em Dragon Ball Z, o Zamasu de uma linha do tempo alternativa conseguiu obter as Super Esferas do Dragão e trocou de corpo com Goku, dando origem assim ao personagem que conhecemos como Goku Black. Posteriormente, o Zamasu da linha do tempo do Trunks do Futuro se uniu com Goku Black e reintroduziu todo o cenário apocalíptico que já conhecemos.

Embora Akira Toriyama nunca tenha explicado categoricamente o motivo de permitir que todo esse plano de Zamasu desse certo em linhas temporais alternativas, essa abordagem dos vilões “vencendo” já é algo bastante comum e até tradicional da franquia Dragon Ball.

Em termos narrativos, o fato de Zamasu se tornar tão poderoso – principalmente na sua forma fundida com Goku Black – também possui uma importante função na trama,que vai muito além de resgatar a nostalgia de trazer de volta o Trunks do Futuro ou técnicas como o famoso Mafuba.

Ao criar um personagem tão poderoso, que basicamente conseguiu fazer tudo que planejava, a obra também estabelece o poder de Vegetto transformado em Super Saiyajin Azul, que além de facilmente ter superado Zamasu ainda teve o seu nível comparado com o de um Deus da Destruição.

Junto disso, ainda foram colocados limites nessa forma, com Goku e Vegeta só conseguindo se manter fundidos por alguns minutos. Mais uma vez, esse recurso foi utilizado tanto para puxar o destaque de volta para Trunks do Futuro, que deu o golpe final em Zamasu como para mostrar o poder do Zen’oh que o destruiu completamente.

O anime de Dragon Ball Super atualmente ainda está em hiato, enquanto o mangá continua avançando normalmente no arco do Prisioneiro da Patrulha Galáctica, que se passa após os eventos do filme Dragon Ball Super: Broly, acompanhando Vegeta e Goku tendo que lidar com o poderoso vilão Moro.

O anime pode ser assistido na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.

Disqus Comments Loading...