Darling in The Franxx ganhou popularidade rapidamente em seu lançamento, mas essa popularidade toda foi embora quando o final do anime aconteceu, já que a grande parte da fanbase simplesmente odiou ele.
Afinal, por que o final de Darling in The Franxx foi tão controverso?
A série apresentava dez adolescentes pilotando robôs gigantes para proteger os remanescentes da humanidade dos monstruosos klaxosaurs. Apesar dessa premissa extravagante de ficção científica, no entanto, a série era mais um melodrama adolescente. Os fãs gostaram das batalhas gigantes de robôs-monstros, mas o que eles realmente investiram foram as profundas conexões interpessoais do elenco principal, especialmente seu drama de relacionamento.
Infelizmente, a história de amor de amadurecimento parecia atingir seu pico no episódio 15, “Jian”. Não só o drama emocional entre os protagonistas, Hiro e Zero Two, atingiu um clímax catártico, mas foi combinado com uma sequência de ação épica. Após esse ponto, muitos fãs não conseguiram encontrar momentos de história ou personagens que superassem o que haviam visto.
Quem estava encarregado de escrever o final parecia ter um problema semelhante. O drama em torno da separação e reunião de Hiro e Zero Two foi repetido pelo menos algumas vezes nos episódios finais da série. Em comparação, o drama entre o resto do elenco era desinteressante ou superficial.
Esse final também foi em torno do ponto em que as coisas estavam se tornando visivelmente derivadas de uma maneira ruim. No início, as homenagens da série a animes de ficção científica como Gurren Lagann e Neon Genesis Evangelion eram boas em pequenas doses, desde que o programa apresentasse novas ideias. No entanto, eventualmente ficou claro que o programa estava usando essas ideias com pouca nuance ou compreensão do que as fazia funcionar em seu material de origem, especialmente os alienígenas.
Alguns fãs ficaram irritados com a falta de mortes de personagens principais. As únicas pessoas importantes que morrem são o Dr. Franxx, um piloto antagônico do Franxx que ninguém gostava, e uma garota que merecia algo melhor. Hiro e Zero Two também morreram, mas acabaram reencarnando. Por quão grande era a ameaça e todos os adolescentes inexperientes que foram enviados contra ela, outras pessoas deveriam ter perdido a vida.
Outros não gostaram do final apressado. Apesar de ocorrer ao longo de dois episódios, o final cobriu um período de pelo menos oito anos de vida dos personagens. Naquela época, enquanto Hiro e Zero Two estavam fazendo nada além de lutar contra alienígenas, o resto do elenco estava criando famílias e recomeçando a vida na Terra.
Confira também:
- Artista imaginou como seria o visual da Caulifla com os traços de Dragon Ball Z
- Esta era a versão original dos rastreadores de Dragon Ball Z
- Dragon Ball – Artista nos mostrou como seria o visual Super Saiyajin Deus do Bardock
- O design original do Broly em Dragon Ball Z era completamente diferente do que conhecemos atualmente
- Artista imaginou como seria o visual de Kyabe em Dragon Ball Z