Afinal, por que as pessoas morrem quando ficam sem chakra em Naruto?

A ausência total de chakra de uma pessoa é tida como fatal em Naruto. Não apenas os Jinchuuriki das Bestas com Cauda costumam bater as botas se a Besta for extraída, as pessoas que ficam sem suas reservas de chakra internas invariavelmente morrem, como Kakashi pode experimentar da pior forma durante seu combate contra Pain. Mas por que isso acontece?

O chakra sequer era uma qualidade humana. Kaguya Otsutsuki adquiriu todo o chakra que o planeta conhece ao consumir o Fruto da Árvore Divina. Seus filhos, Hagoromo e Hamura, foram os primeiros a nasceram com chakra. E Hagoromo distribuiu esse chakra com a humanidade através de seus filhos e diretamente através de transfusões.

Dessa forma, a humanidade não deveria sofrer com a falta de chakra, já que inicialmente essa energia sequer existia, certo?

Mais ou menos.

O chakra se espalhou pela humanidade, de fato, mas ele é determinado pessoa por pessoa através da combinação da energia física, vinda das células do corpo, e da energia espiritual, vinda da mente. Essas energias, conhecidas como a “estâmina” da pessoa, quando combinadas, criam a manifestação do chakra.

As pessoas precisam de uma quantia limitada de chakra (ou seja, da combinação de suas energias físicas e mentais) para que suas células, órgãos, etc, funcionem. Muitas vezes vimos ninjas dizendo que estavam sem chakra, mas eles estavam se referindo as reservas utilizadas para moldar a energia em jutsus.

Quando essas reservas de utilização acabam, o usuário pode utilizar sua energia de manutenção para manter o fluxo de chakra, mas isso eventualmente faz com que a pessoa desmaie ou até mesmo entre em um coma.

É possível, porém, que o usuário utilize todo o seu chakra – incluindo o que ele usa para a manutenção de suas funções corporais. Para isso é necessário um jutso que consuma uma grande quantidade de chakra de uma vez só e não dê tempo do corpo se recuperar.

Kakashi o fez quando utilizou o Kamui para proteger Choji mesmo sem ter as reservas necessárias para executar o jutsu, sendo obrigado a utilizar a quantia que servia para a manutenção da própria vida.

O exemplo inverso dessa situação é quando Kakashi enfrentou Zabuza. Apesar de ainda ter reservas de chakra disponíveis depois da luta, confirmado pelo fato dele continuar vivo, ele exauriu completamente suas reservas físicas pelo uso continuado do Sharingan, o que o obrigou a ficar de cama até se recuperar.

Ou seja, para extrair todo o chakra das pessoas é necessário extrair toda a energia que elas possuem e é por isso que elas morrem ao ficar sem o chakra.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Disqus Comments Loading...
Publicado por