Categorias: Anime

Afinal, o que faz um ninja ser “nível Kage” em Naruto?

A hierarquia ninja em Naruto pode ser um pouco confusas as vezes com suas definições, e não ajuda quando ninja fugitivos, fora da estrutura normal dos shinobi, são considerados como ninjas de poder “Kage” ou “Jounin” mesmo não tendo esse cargo oficialmente.

O mais vago de todos é o nível “Kage”. Oficialmente, um Kage é o líder de uma Vila Oculta. O processo de seleção deste líder varia de Vila para Vila e também do tempo em que eles vivem, mas geralmente é um cargo dado para o ninja mais poderoso do País.

Existem exceções como o Sexto Hokage, Kakashi Hatake, que não era o ninja mais poderoso de seu tempo – mas ele era incrivelmente inteligente e sua capacidade de gestão seria mais útil em tempos de paz do que colocar o ninja mais forte, que na época seria Naruto ou Sasuke que viviam o final de suas problemáticas adolescências.

Ninjas “nível” Kage de Naruto Shippuden são geralmente ninjas com poder o suficiente para serem considerados em uma possível eleição, desde que eles fossem ainda membros normais da comunidade.

Orochimaru, por exemplo, era um ninja “nível” Kage desde sua juventude, mas a presença de um shinobi ainda mais espetacular como Minato Namikaze o impediu de se tornar o líder de Konoha.

Alguns dos ninjas da Akatsuki como Kisame e Konan também poderiam ser considerados ninjas “nível” Kage, mas não o eram pois se tornaram criminosos e exilados. Pain, o líder virtual da Akatsuki, não apenas tinha o poder de um ninja “nível” Kage, como era mesmo o lider de sua própria Vila Oculta.

Os outros níveis (genin, chunin, jounin) são menos subjetivos e mais como formações acadêmicas do mundo real. É preciso passar por alguns testes objetivos e alguma consideração dos mentores, mas como não temos um número limite para essas posições, é uma classificação mais fácil de se compreender.

Um genin é o primeiro nível básico para que alguém possa ser considerado ninja. Para atingir esse rank é preciso passar pela Academia Ninja para aprender a controlar as habilidades básicas do chakra. No caso da turma de Naruto, por exemplo, se graduou quem conseguia criar um clone básico. O protagonista falhou inicialmente, mas ao criar centenas de clones das sombras em um evento na frente de um professor, ele finalmente atingiu a graduação.

Para se tornar Chunin é preciso passar nos exames Chunin e demonstrar que é apto a participar em batalha, mostrando habilidades avançadas em taijutsu, shuriken jutsu, ninjutsu e trabalho em equipe. Não é preciso vencer o exame diretamente, uma vez que o resultado do exame é analisado pelo Kage e por um ou mais ninjas conselheiros do universo de Naruto Shippuden, mas uma boa classificação ajuda.

Um Jounin é um ninja de elite. Para que você atinja esse nível é preciso que algum Jounin em atividade ateste suas habilidades e o ninja precisa ser especialmente bom em todas as as habilidades básicas ninjas e/ou possuir alguma habilidade incrível que compense a falha em alguma das habilidades básicas. Um exemplo disso é Rock Lee, que apesar de ser fisicamente incapaz de executar ninjutsu ou genjutsu, mais do que compensa com seu taijutsu.

Há Jounins Especiais ainda, ninjas que não são a excelência no campo de batalha, mas apresentam o domínio de alguma habilidade especial e necessária para a Vila. Ebisu, por exemplo, apesar de não ser um ninja com muitas capacidades de batalha, é o melhor professor de Konoha e é considerado um Jounin por isso.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Este website utiliza cookies