Afinal, Jiraiya seria uma boa escolha para Hokage em Naruto?

A morte de Hiruzen Sarutobi gerou um problema imediato para Konoha, maior do que apenas a perda de um herói local. O fato do Terceiro Hokage ter saído da aposentadoria após a morte precoce do Quarto era justamente porque não havia nenhum candidato ideal na Folha. Na improvisação, os Anciões apontaram seus olhos para Sannin Jiraiya: mas seria ele uma boa escolha para ser Hokage?

Resumidamente, um bom Kage precisa exercer três papéis para uma Vila Oculta. Primeiramente ele precisa ser um ninja excelente, acima da média e, de preferência, capaz de lidar com Bestas com Cauda diretamente.

Ele também precisa ser, também, uma representação de sua Vila Oculta e da extensão de suas capacidades. É ele quem vai lidar com a diplomacia – ou falta dela – com os outros Kage.

Por fim, ele precisa gerir, de fato, a Vila. Ser um líder administrativo, um governador. Descobrir jeitos de angaria fundos e decidir como distribuí-lo de maneira eficiente.

Jiraiya cumpre bem os dois primeiros papéis. Não só ele era realmente o ninja mais poderoso de Konoha após a morte do Terceiro Hokage, como sua fama de Sannin se estendia para além da Folha. Jiraiya seria respeitado pelas outras Vilas Ocultas e isso é fator crucial.

O problema seria o último papel a cumprir — gerenciar a Vila.

O próprio Jiraiya sabia que ele era mais efetivo como um ninja de campo do que como um líder administrativo. Foi por isso, inclusive, que ele apontou Tsunade no seu lugar, para continuar agindo como um ninja — se infiltrando, combatendo, treinando as novas gerações, etc.

É possível aprender o serviço administrativo e fazê-lo de forma apropriada. Naruto era basicamente uma porta para tudo que não fosse combate  direto, mas parece ter se tornado um bom Hokage.

Claro, ele tem sempre uma montanha (ou duas, três…) de papelada para resolver, mas tudo indica que o serviço está sendo feito da melhor forma possível. E ele também conta com possivelmente o mente mais brilhante que já surgiu em Konoha depois de Tobirama Senju.

Jiraiya, pelo menos adulto, era claramente muito mais inteligente que Naruto. Suas vivências como andarilho pelo mundo poderia ajudar na forma de lidar com os problemas de Konoha. E ele provavelmente seria sábio (há!) o bastante para contar com Shikaku Nara como conselheiro ao invés de depender apenas dos Anciões.

Mas a perda de um ninja de campo como Jiraiya seria possivelmente a pior parte de tê-lo como Hokage. Caso ele fosse o líder de Konoha, dificilmente seria possível derrotar Pain sem que as casualidades fossem ainda maiores.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por