Afinal, Itachi estava certo ou não ao exterminar o seu próprio clã em Naruto Shippuden?

Sendo um dos principais eventos para a construção da história de Naruto, o Massacre Uchiha ainda hoje é um tema bastante discutido no fandom da franquia, indo desde suposições sobre o que teria acontecido se esse trágico evento fosse evitado até debates sobre a moralidade do que foi feito por Itachi.

Hoje, é exatamente essa questão que abordaremos, e tentaremos explicar da forma mais claro possível que o ato cometido por Itachi definitivamente NÃO foi certo.

Curiosamente, no momento em que esse texto está sendo escrito a discussão sobre um genocídio também está sendo pauta em outro popular mangá, e o ponto moral que partiremos é que um genocídio sempre é ERRADO e NUNCA é justificável.

No entanto, no caso do Massacre Uchiha, sabemos que a situação foi bem mais complicada e envolveram inúmeras variáveis, como a Maldição do Ódio do clã Uchiha, o sentimento de exclusão desde a fundação de Konoha, a desconfiança após o ataque da Kyubi, o plano de um golpe de estado e muitos outros fatores.

Na verdade, o que faz os fãs acreditarem que Itachi não teve “tanta” culpa nesse massacre é que o seu principal arquiteto realmente foi Danzo, que com o seu distorcido discurso de proteger Konoha conseguiu utilizar a sua influência para tornar plausível a ideia de um clã inteiro ser morto pela própria Vila.

Vale lembrar ainda que Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Hokage, também tem sua parcela de culpa, já que ele sabia dos planos de Danzo e não fez praticamente nada para impedi-lo.

Mas embora a culpa possa ser compartilhada, o ato continua sendo errado, e mesmo acreditando que Itachi tenha sido manipulado até certo grau por Danzo, foi ele que aceitou matar o seu próprio clã em troca de evitar uma possível guerra civil. Também vale salientar que o motivo de Itachi até pode ser considerado nobre, mas como falado no começo, NADA justifica um genocídio.

Além disso, como explicamos NESTE outro texto, o Massacre Uchiha facilmente poderia ter sido evitado pelo próprio Sarutobi, se ele tivesse tido a coragem de convidar Fugaku Uchiha, o pai de Itachi e Sasuke, para se tornar um conselheiro da Konoha ou até mesmo o próximo Hokage. Assim, em vez de excluir cada vez mais os Uchihas, essa atitude seria um verdadeiro voto de confiança no clã que sem dúvida apaziguaria a situação.

Boruto: Naruto Next Generations é a sequência direta de Naruto Shippuden, tanto no anime quanto no mangá.

Nesta nova história, acompanhamos o crescimento de Boruto e dos novas ninjas da Vila da Folha, além do retorno de personagens conhecidos como Kakashi, Sakura, Sasuke e obviamente Naruto.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll e ganha novos capítulos toda semana.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.