No mundo de Jujutsu Kaisen, onde possuir Técnicas Amaldiçoadas separa os fortes dos fracos, Toji Fushiguro — antes conhecido como Toji Zenin — era uma anomalia.
Ostracizado pelo clã Zenin por sua falta de Energia Amaldiçoada, Toji aprimorou suas habilidades em departamentos não convencionais, alcançando poder muito além da maioria dos personagens da série como um todo.
Ao abandonar sua herança e assumir outro nome, Toji resolveu punir o mundo dos Feiticeiros de Jujutsu em Jujutsu Kaisen por todos os meios que pudesse encontrar, e ganhou uma reputação como um habilidoso assassino apelidado de “Assassino de Feiticeiros”.
Isso se devia à sua eficiência em eliminar Feiticeiros de Jujutsu incrivelmente poderosos com relativa facilidade, usando o conhecimento que adquirira como ex-membro do clã Zenin, bem como sua incrível destreza física e inteligência de batalha.
Os Dons da Restrição Celestial
Nascido com uma Restrição Celestial, que pode ser descrita como uma amarração colocada no corpo de um Feiticeiro ou na Energia Amaldiçoada em troca de outras habilidades, Toji tinha uma velocidade e força inatas incríveis.
Amarrações semelhantes podem ser vistas no caso de Maki Zenin — que nasceu com uma Energia Amaldiçoada muito baixa e força física aprimorada — ou Kokichi Muta, que nasceu com reservas muito altas de Energia Amaldiçoada, mas tinha um corpo doentio e frágil que tornava a vida normal impossível para ele.
O caso de Toji era bastante único, pois ele nasceu essencialmente sem Energia Amaldiçoada. Em troca de eliminar qualquer capacidade de usar jujutsu, Toji recebeu velocidade e força sobre-humanas, juntamente com sentidos apurados que permitiam perceber Espíritos Amaldiçoados. Ele também desenvolveu resistência a maldições e podia rastrear Feiticeiros de Jujutsu ou Espíritos Amaldiçoados simplesmente por pegadas e odores.
Quando revivido pelo ritual de invocação de Granny Ogami no corpo de seu neto durante o Incidente Shibuya, a falta de Energia Amaldiçoada de Toji impediu que a técnica se esgotasse por si mesma e permitiu que ele sobrescrevesse a vontade de seu neto para tomar controle de seu corpo.
Por fim, a falta de Energia Amaldiçoada de Toji permitia que ele passasse facilmente por barreiras que eram destinadas a restringir Feiticeiros de Jujutsu normais, Usuários de Maldições ou Espíritos Amaldiçoados. Ele até mesmo conseguia evitar ser rastreado por oponentes, incluindo um usuário dos Seis Olhos em Satoru Gojo, o que ele usou a seu favor.
Muitos o subestimaram em batalha puramente com base na suposição de que ele não poderia contrariar sua Energia Amaldiçoada, permitindo que ele passasse por suas defesas e os aniquilasse.
Capaz de interagir livremente com Espíritos Amaldiçoados apesar de sua falta de Energia Amaldiçoada, Toji dependia principalmente de Ferramentas Amaldiçoadas e armas convencionais em combate, para explorar totalmente sua velocidade sobre-humana, força e reflexos.
Geralmente, Toji usava armas cortantes como espadas, facas, adagas e bastões, mas também foi visto usando uma pistola para matar Riko Amanai durante a Missão de Escolta do Vaso de Plasma Estelar.
Todas essas armas eram armazenadas dentro de sua Maldição de Inventário, que ele podia comprimir e engolir para evitar ser detectado. Ele também mantinha um enxame de Cabeças de Mosca dentro da Maldição de Inventário, que ele frequentemente usava como distração.
Com essa combinação de Ferramentas Amaldiçoadas e armas normais, Toji tinha uma variedade infinita de opções para lidar com qualquer situação. Se desejava furtividade para ataques surpresa, geralmente recorria a armas convencionais que não tinham Energia Amaldiçoada, tornando-as impossíveis de serem rastreadas pelos oponentes.
Por outro lado, ao enfrentar Técnicas Amaldiçoadas poderosas, como o Infinito do clã Gojo, Toji usava uma Ferramenta Amaldiçoada de Grau Especial conhecida como Lança Invertida dos Céus, que permitia que ele anulasse os efeitos dessa técnica.
Ele até mesmo conseguiu modificar suas estratégias para se adequar à natureza de cada batalha que travou. Ao enfrentar Satoru Gojo pela segunda vez, Toji prendeu a Lança Invertida dos Céus à Corrente de Mil Milhas, transformando efetivamente a lâmina em forma de punhal em uma arma de longo alcance, com a qual ele foi capaz de contra-atacar a Técnica Amaldiçoada Lapso: Azul e a Técnica Amaldiçoada Reversão: Vermelho do Infinito. Foi somente com o segredo do Infinito Colidente, Técnica do Vazio: Roxo, que Satoru Gojo foi capaz de derrotá-lo.
Contra o Dragão Arco-íris de Suguru Geto, Toji também foi visto usando a Katana da Alma Dividida, que era uma arma cortante no estilo de uma katana japonesa com uma tsuba de pele. A espada era capaz de negar toda resistência no caminho de seus golpes para cortar diretamente a alma de um alvo, desde que o usuário fosse capaz de percebê-la.
Além disso, Toji foi um dos poucos que conseguiu usar a Ferramenta Amaldiçoada de Grau Especial Nuvem Brincalhona ao máximo, afiando seus segmentos, como fez em sua luta contra Dagon.
Além de Grau Especial
Há uma sensação de cruel ironia em como Toji foi expulso pelo clã Zenin por sua falta de Energia Amaldiçoada, mas cresceu para se tornar muito mais poderoso do que até mesmo seus membros mais graduados. De fato, ele pode ter sido jovem e incapaz de se adequar aos valores do clã, mas Toji foi capaz de exorcizar facilmente o Espírito Amaldiçoado de Grau Especial Dagon, e o dominou completamente na batalha, que ocorreu dentro do próprio Domínio de Dagon.
Feitos como esses o teriam facilmente colocado entre os personagens mais fortes de todo o mundo de Jujutsu Kaisen, com apenas pessoas como Satoru Gojo ou Ryomen Sukuna sendo capazes de derrotá-lo facilmente.
A derrota de Dagon por Toji sozinho indicava que sua força estava acima do Grau Especial. Além disso, sua inteligência, sangue-frio e planejamento astuto o permitiram vencer inimigos mais poderosos no passado, como visto durante o Arco do Inventário Oculto de Jujutsu Kaisen Temporada 2.
Portanto, a força de Toji era resultado de seus dons físicos, seu domínio de Ferramentas Amaldiçoadas e, finalmente, sua imensa inteligência, que o elevou muito acima daqueles que o desprezaram no passado.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.
Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.