Afinal, Chidori e Rasengan são jutsus equivalentes em Naruto Shippuden?

Naruto e sua continuação, Naruto Shippuden, foram animes muito longos e recheados de fillers, filmes, jogos, livros, novelas e muitos fóruns e sites dedicados a dar notícias. Esse é um terreno fértil para a divulgação de factoides (informações ou crenças falsas passadas como verdadeiras) sobre a obra de Masashi Kishimoto, mas nenhuma é mais incorreta do que a seguinte: Chidori e Rasengan são jutsus de igual poder.

Apesar de ambos serem os jutsus preferidos dos dois protagonistas da série, o homônimo Naruto com o Rasengan e Sasuke com o Chidori, e muitas vezes o combate entre os dois personagens terminarem com um confronto entre essas duas habilidades, eles não tem o mesmo poder.

O Rasengan é o nível máximo da manipulação da forma do chakra, de forma que o usuário faz um turbilhão de energia com as mãos que tem um enorme poder destrutivo e repulsivo, que pode desintegrar objetos e estruturas com seu padrão rotativo.

Já o Chidori é o resultado de uma tentativa falha de adicionar uma transformação da natureza ao Rasengan. Como isso não foi inicialmente possível para seu criador, o Chidori acaba tendo um efeito perfurante muito agudo, mas de baixo poder bruto.

Uma razão para o mito dos dois jutsus terem poderes semelhantes (apesar da diferença entre eles ser clara desde o confronto no terraço, onde o Rasengan de Naruto destruiu muito mais a caixa d’água que o Chidori de Sasuke) é que ambos Naruto e Sasuke perderam um dos braços no confronto final entre Rasengan e Chidori na luta definitiva ao final de Shippuden.

O que alguns fãs não percebem, no entando, é que Sasuke não está simplesmente utilizando o Chidori para enfrentar o Rasengan de Naruto. Sasuke especificamente precisa utilizar o Kagetsuchi Chidori, uma variação com a adição da forma mais poderosa do elemento fogo, o Amaterasu.

Isso porque o estilo fogo é mais forte que o estilo vento de Naruto. E mesmo assim, Sasuke – que ainda havia absorvido o chakra do protagonista antes do golpe – só foi capaz de criar um jutsu que empatava com o Rasengan simples.

Portanto, é impossível dizer que Chidori e Rasengan são jutsus equivalentes. O Chidori tem a precisão e a perfuração de tiro de sniper, enquanto o Rasengan tem o poder de uma granada, ou seja, é muito mais poderoso.

Confira também:

Inscreva-se no nosso canal do Youtube!

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.