As máscaras são um elemento recorrente em muitos animes, e em Demon Slayer elas desempenham um papel fundamental. Enquanto os caçadores de Oni frequentemente utilizam máscaras para treinamentos ou rituais, os ferreiros da Vila dos Espadachins usam suas máscaras o tempo todo. Mas se eles não entram em combate como os caçadores, por que precisam esconder seus rostos?
A resposta está na necessidade de proteger suas identidades, pois os ferreiros são um dos recursos mais valiosos da organização dos Caçadores de Oni.
A importância dos ferreiros em Demon Slayer
Existem apenas três formas de matar um demônio em Demon Slayer:
- Exposição direta à luz do sol.
- Ser atingido por uma lâmina Nichirin, forjada com materiais especiais.
- Um demônio falar o nome de Kibutsuji Muzan, o que ativa uma maldição mortal.
Dessas três formas, a única que os caçadores podem controlar diretamente é a lâmina Nichirin que empunham. Isso torna os ferreiros indispensáveis, pois sem suas habilidades, a luta contra os demônios seria impossível.
As espadas Nichirin são feitas de Areia de Ferro Escarlate e Minério Escarlate, materiais encontrados na Montanha da Luz do Sol, uma região sempre exposta à luz solar. Esses minerais absorvem a luz, permitindo que as espadas sejam fatais para os demônios.
Se os demônios descobrissem a identidade dos ferreiros e eliminassem todos eles, a produção dessas lâminas sagradas cessaria, enfraquecendo os Caçadores de Oni. Por isso, a localização da Vila dos Ferreiros é mantida em segredo até mesmo para a maioria dos caçadores, e os ferreiros usam máscaras para garantir seu anonimato.
O significado da máscara Hyottoko em Demon Slayer
Os ferreiros da série usam um tipo específico de máscara chamada Hyottoko, que tem um significado cultural no Japão. Essa máscara representa um personagem cômico, geralmente retratado com os lábios franzidos para o lado e olhos de tamanhos diferentes.
A palavra “Hyottoko” vem da junção de Hi (fogo) e Otoko (homem), ou seja, “homem do fogo”. Isso se deve ao fato de que o personagem sopra fogo através de um cano de bambu.
Na província de Iwate, existe uma lenda sobre um menino que possuía a habilidade de criar ouro e o produzia pelo umbigo. Máscaras representando essa criança eram usadas para trazer boa sorte após a morte de alguém na casa. Em algumas regiões do nordeste do Japão, Hyottoko também é considerado uma divindade do fogo.
Dado o simbolismo por trás dessa máscara, faz sentido que os ferreiros de Demon Slayer a utilizem. O fogo é um elemento essencial para o trabalho deles, pois sem ele não conseguiriam forjar as espadas Nichirin, que são a única arma eficaz contra os demônios.
Confira também:
- Os 40 personagens mais importantes de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba
- Demon Slayer – Todas as formas da Respiração da Lua
- Conheça as 11 Formas da Respiração da Água de Demon Slayer
Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba, é uma série japonesa de mangás shōnen escrita e ilustrada por Koyoharu Gotōge.
O mangá é serializado desde fevereiro de 2016 na revista semanal Weekly Shonen Jump, sendo compilada, até o momento, em 17 volumes tankōbon pela editora Shueisha.
Demon Slayer acompanha a história de Tanjiro, um jovem que tem sua família exterminada por Muzan Kibutsuji, o líder dos Oni, e sua irmã mais nova, Nezuko, transformada em Oni. Depois deste acontecimento, ele se junta aos exterminadores de Oni em busca de uma forma de reverter a transformação da irmã e salvá-la desse destino.
Demon Slayer atualmente possui duas temporadas completas. Além disso, os filmes de Demon Slayer adaptam arcos importantes da história entre estas temporadas.
Você pode assistir ao anime de Demon Slayer na Crunchyroll e parcialmente na Netflix. Já o mangá de Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.