Depois de The Division 2, agora chegou a vez de Metro Exodus, novo jogo da 4A Games, deixar o Steam para ser comercializado exclusivamente na Epic Games Store.
A página do jogo no Steam ainda continua no ar, mas há um aviso da Valve informando que o estúdio resolveu descontinuar as vendas no Steam para tornar o jogo exclusivo de outra “loja”.
O anúncio ainda afirma que tanto a 4A Games como a Deep Silver garantiram que todas as pré-vendas realizadas no Steam serão cumpridas e os jogadores terão acesso ao jogo no dia do lançamento sem nenhum problema.
Por fim, a Valve pede desculpas aos jogadores e diz que a decisão é injusta com os clientes que esperavam poder realizar a pré-compra na sua loja até o dia 15 de fevereiro.
Já pelo lado da Deep Silver, a publisher reafirma que um dos principais motivos para a mudança é a divisão da receita do jogo oferecida pela Epic Games Store, que garante 88% do preço de venda para os desenvolvedores, enquanto a Valve oferece apenas 70%.
“Os generosos termos de receita da Epic são uma grande mudança que permitirá as publishers investir mais na criação de conteúdo, ou repassar essa economia para os jogadores. Ao nos unirmos com a Epic, podemos investir mais no futuro de Metro e em nossa parceria com a 4ª Games, para o beneficio de nossos fãs de Metro”, afirmou Klemens Kundratitz, CEO da Deep Silver (via Polygon).
Em relação ao preço do jogo, embora o valor da pré-venda em dólar tem sido abaixada na Epic Games Store, a diferença em real ainda é muito pequena, pois a conversão para a nossa moeda continua sendo direta, assim, no Steam o game está custando R$ 159,00 e na Epic R$157,76.
Junto com The Division 2, esses dois movimentos ousados da Epic retiraram na mão da Valve dois dos grandes lançamentos do ano, e sem dúvida podem afetar significativamente o monopólio do Steam na vendas de jogos para PC.
Metro Exodus chega no dia 15 de fevereiro para PC, Xbox One e PS4.
Lançada em dezembro de 2018, a Epic Games Store já chegou como uma concorrente direta do Steam. Além de oferecer uma porcentagem maior na participação nos lucros dos jogos para o desenvolvedor, a loja também promete oferecer todo mês pelo menos dois jogos gratuitos.