Epic Games lançará plataforma de jogos para competir com o Steam

Desde muito tempo o Steam vem dominando completamente o mercado de jogos digitais, algumas plataformas como o GOG, Origin e a mais recente Discord Store até estão tentando competir, mas a hegemonia da Valve nesse mercado permanente quase intocável. No entanto, isso pode estar próximo de mudar.

Nesta terça-feira (04) a Epic Games, mais conhecida como a desenvolvedora responsável por Fortnite, anunciou que lançará a sua própria loja de jogos digitais, intitulada Epic Games Store, que trará como principal diferencial a valorização dos desenvolvedores.

Segundo o comunicado feito no seu blog oficial, todos os desenvolvedores ficarão com 88% do valor das vendas dos jogos, que já um número consideravelmente maior que a da plataforma da Valve, que repassa 70% do valor dos jogos para os desenvolvedores.

Outra novidade é que enquanto o Steam ficava com 30% do valor dos jogos feitos na Unity e 35% nos games efeitos na Unreal Engine 4, a loja da Epic reduzirá esse valor para 12%.

Além disso, a Epic promete promover uma relação mais direta entre o estúdio e seus jogadores, já que ao comprar um jogo as pessoas automaticamente se inscreverão no seu feed, sendo mais simples informar sobre novas atualizações. A desenvolvedora também terá controle total da página dos seus jogos e das notícias, evitando propagandas de empresas concorrentes na sua página.

A conexão com os criadores de conteúdo será outro grande pilar do serviço, que terá um sistema de recomendação, caso a desenvolvedora opte por usar esse sistema ela definirá uma porcentagem que será redirecionada para os criadores caso jogadores comprem algum produto pelo seu link.

Em uma longa entrevista ao Eurogamer, Tim Sweeney, CEO da Epic, ainda esclareceu alguns outros pontos sobre a plataforma.

  • A loja de jogos da Epic não terá qualquer limitação de DRM, dando liberdade para os desenvolvedores escolherem o melhor modelo para o seus jogos;
  • Inicialmente a plataforma não terá qualquer foco em streaming dos jogos
  • A curadoria será feita de forma manual, analisando aspectos técnicos e de qualidade em geral;
  • A página de destaque também selecionará de forma manual os jogos para fugir dos algoritmos e de eventuais anúncios pagos;
  • Todo e qualquer jogo será bem-vindo na loja da Epic, incluindo PUBG, o principal concorrente de Fortnite.

Mais detalhes sobre os erviço serão revelados no dia 6 de dezembro durante o The Game Awards.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade