No Brasil, e na maioria dos países do mundo livre, a segurança cibernética e os ataques cibernéticos tornaram-se um problema real, e o risco aumenta à medida que a tecnologia penetra mais na sociedade. Sabendo disso, e sabendo que o avanço da tecnologia na sociedade não é apenas imparável, mas necessário para o desenvolvimento económico e a concorrência nas diferentes áreas produtivas e laborais, bem como na educação e outras áreas importantes para a sociedade, é mais do que necessário.
No entanto, também é necessário saber que o nosso país é especialmente vulnerável a ataques cibernéticos por diversos motivos. Neste artigo tentaremos explicar quais são esses motivos e como melhorar nossa segurança pessoal na Internet utilizando algumas ferramentas e bom senso.
Um sistema de segurança desatualizado
Embora o Brasil seja um dos países com mais celulares e usuários conectados à internet em toda a América Latina, segundo diversos estudos, nossos sistemas de segurança também podem não estar tão atualizados. Recentemente, surgiram notícias de um ataque massivo que afetou milhões de brasileiros através do portal de Cadastro do governo. Muitos dos sites do governo brasileiro e de empresas contêm vulnerabilidades que são muito fáceis de serem exploradas por hackers.
Por outro lado, a sensibilização para a segurança informática e o avanço da tecnologia não têm andado de mãos dadas, sendo necessária uma maior promoção relativamente a práticas saudáveis ao viajar na Internet, tentando, desta forma, evitar novas infeções por vírus. colocar a segurança em risco, bem como uma maior compreensão das técnicas diretas de roubo de dados, como o Phishing e outras práticas semelhantes que violam a segurança dos utilizadores, em alguns casos através de fraude direta.
Como posso melhorar a minha segurança online pessoal para evitar ataques cibernéticos?
Embora não possamos melhorar individualmente a segurança geral das páginas empresariais ou governamentais, uma vez que estão fora do alcance do utilizador médio, podemos melhorar a nossa própria segurança pessoal. Uma das medidas mais populares atualmente é o uso de VPN, como a versão de computador AdGuard do VPN para MAC, que permite acessar gratuitamente uma conexão mais privada, que permite criptografar e camuflar seu endereço IP, bem como os dados que você envia e recebe de seus dispositivos, permitindo também, como extra, acessar conteúdos que não estão disponíveis em seu país porque, por exemplo, pertencem a outras livrarias que não as do Brasil.
Além disso, evite sites suspeitos, carregados de anúncios, onde a pirataria é distribuída. Se você receber uma mensagem de um estranho ou amigo que pareça estranha e que contenha um link para uma página que você não conhece, ou que lhe ofereça dinheiro ou prêmios, ignore, avise seu amigo e, se considerar apropriado, entre em contato com o atendimento do aplicativo em questão e relate o incidente. Se você receber um e-mail de algum serviço solicitando que você faça login em sua conta a partir de um link para “recuperar sua conta, sacar um prêmio, recuperar dinheiro roubado”, não confie nele, verifique suas contas bancárias e relate o incidente, como puder ser vítima de uma tentativa de phishing. Por fim, mantenha todos os programas que você usa em seus dispositivos atualizados, para que você sempre corrija vulnerabilidades e evite falhas em seu sistema.