InícioOutrosO que é tipo NAT da minha conexão e como melhorar?

O que é tipo NAT da minha conexão e como melhorar?

Se você está tentando usar um console de videogames, setup box de mídia para TV, ou um computador para jogos, já pode ter se deparado com o termo “NAT” usado para descrever sua conexão. Além disso, em muitos casos, pode ter recebido um aviso de que seu tipo NAT não permitia alguns recursos ou até mesmo a jogatina online da forma mais desejável. Como diz a ExpressVPN a idade tecnológica de cada pessoa pode variar, mas hoje em dia, todos precisamos de algum tipo de conexão direta com outros usuários: seja para jogar Call of Duty ou para fazer uma chamada de trabalho no Teams.

PUBLICIDADE

A verdade é que com um tipo NAT fraco, alguns jogos impedem que você seja escolhido como “host”, o aparelho central da conexão que conta com menor lag e mais velocidade. Além disso, aplicativos de mídia como o Plex podem não conseguir disponibilizar vídeos remotamente, e em muitos casos, redes online como a Xbox Live irão separar seu aparelho para jogar apenas com jogadores com conexão ruim.

PUBLICIDADE

Tudo isso torna a experiência com a internet e, principalmente com jogos e mídia, muito limitada e degradada. Mas o que exatamente é essa história de NAT, e é possível melhorar um tipo NAT ruim? Veja neste artigo.

O que é NAT?

Sigla em inglês para “Network Address Translation”, ou seja, Tradução de Endereços na Rede, é o artifício usado por um dispositivo de rede como um roteador para mapear e direcionar os endereços IPs da rede local e a rede externa, dessa forma, o NAT define como um aparelho como um console de videogames consegue usar sua rede para acessar um servidor externo, de uma rede como a PlayStation Network ou Xbox Live.

Isso significa que se você possui uma rede Wi-Fi ou mais de um dispositivo conectado à sua rede, você estará usando algum tipo de NAT para navegar. E é aí que mora o problema, algumas técnicas de NAT podem interferir negativamente na capacidade de comunicação entre os dispositivos e a internet externa.

Tipos de NAT

Cada aparelho classifica a qualidade de cada tipo de NAT usando sua própria nomenclatura, mas em geral temos:

  • NAT Tipo 1/Tipo A/Open (Aberta): é o método mais aberto, que permite que qualquer conexão externa seja traduzida para a rede interna, ou seja, o NAT não interfere em nada.
  • NAT Tipo 2/Tipo B/Moderate (Moderada): é o tipo mais comumente encontrado, onde a maioria das conexões externas são permitidas, mas antes, podem ser bloqueadas ou moduladas por técnicas como UPnP e direcionamento de porta.
  • NAT Tipo 3/Tipo C/Strict (Estrita): é o pior tipo de NAT para jogos e mídia, já que não permite qualquer tipo de conexão de entrada.

No mundo real, geralmente encontramos o Tipo A quando um aparelho está conectado diretamente ao modem, sem roteador. O Tipo B em redes comuns, com Wi-Fi e roteador doméstico, e o Tipo C quando a rede é configurada incorretamente ou, em muitos casos, em sistemas de internet à rádio ou compartilhada, onde na verdade nossa rede interna (nosso roteador) está dentro de outra rede interna (sinal à rádio/compartilhado) e somente assim chegamos à internet externa.

PUBLICIDADE

Qual é a melhor tipo para jogos?

A resposta absoluta seria o Tipo A, no entanto, raramente será possível manter esse tipo em uma rede doméstica e, de qualquer forma, o tipo B já é mais do que suficiente para todas as finalidades, permitindo até mesmo que o usuário abra servidores e compartilhe mídia pela internet. Na maioria dos jogos, os Tipos A e B são misturados, apenas priorizando a “liderança” para o Tipo A.

Como descobrir meu tipo NAT? E como melhorar?

Consoles de jogos modernos como a linha Xbox One e Series, Nintendo Switch e PlayStation 3/4/5 são capazes de evidenciar o tipo NAT de sua conexão através do teste de rede que pode ser visualizado nas configurações de conexão do sistema.

Para melhorar um tipo NAT ruim, além da opção de instalar uma VPN, é necessário usar um servidor de DNS válido, habilitar o recurso UPnP de sua rede e abrir portas no roteador. O UPnP é necessário para que o roteador seja capaz de identificar o destino de cada conexão externa, resolvendo os problemas causados pelo NAT Tipo C.

Gostou? A informação sobre o tipo NAT pode mudar drasticamente a experiência de jogos multiplayer atualmente.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.