Categorias: Tech

Claro e Net querem retomar a discussão sobre as franquias de internet fixa

A Claro S.A, grupo dono da Embratel e NET, recentemente tem pressionado a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para retomar as discussões sobre as franquias de internet banda larga fixa no Brasil.

Durante a elaboração da agenda regulatória da Anatel para o biênio 2019-2020, a Claro afirma que as operadoras “tiveram limitada sua liberdade nos modelos de negócios, além de estarem arcando com os ônus financeiros decorrentes da medida” (via Teletime).

Esse tema já causou uma grande polêmica na internet em meados de 2016, quando a Anatel decidiu proibir temporariamente a aplicação de franquias para analisar melhor o assunto. Agora, a Claro afirma que a Agência já possui os recursos suficientes para analisar os impactos econômicos dessa medida.

Embora a Claro esteja encabeçando esse movimento, outras empresas como a Vivo também apoiam essa propostas, que pode abrir brechas para que as operadoras diminuam ou até cortem a internet dos consumidores caso o limite de franquia seja atingido.

Mesmo pressionada, a Anatel conseguiu ir adiando a análise dessa questão, mas uma decisão final deverá ser tomada até o final desse ano.

Outro ponto que faz parte das sugestões da Claro é o adiamento da implementação do suporte ao 5G no Brasil. Segundo a empresa, esse não é um ponto prioritário no momento e o leilão dos espectros 3,5 GHz do país deveriam acontecer apenas quando os primeiros aparelhos com suporte a 5G chegarem no mercado nacional. Algo que deve acontecer ainda esse ano ou no mais tardar no começo de 2020.

A grande preocupação da operadora é o alto investimento que será necessário para redesenhar a infraestrutura de telecomunicações para oferecer suporte a essa nova tecnologia.

“Esse passo deve ser dado comedidamente, de forma que o clico de investimento seja virtuoso e não comprometa a competitividade do mercado ou o equilíbrio econômico-financeiro dos players”.

Gosta do nosso site? Siga-nos nas redes sociais!
João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes e sempre atrasado com as séries. O segundo Blizzardboy do Critical Hits.

Posts Recentes

Novo capítulo de One Punch Man traz Puri-Puri Prisioner despertando duas habilidades inusitadas

Embora a segunda temporada do anime de One Punch Man tenha sido finalizada e ainda não tenha qualquer previsão de…

15 minutos atrás

Kit Harington de Game of Thornes revelou qual personagem de Harry Potter ele queria ter interpretado

Depois de ter encerrado Game of Thrones como o nosso eterno Jon Snow, Kit Harington foi confirmado como um dos…

25 minutos atrás

Estes são 5 dos personagens mais odiados dentro do universo de One Piece

One Piece é considerado uma das melhores obras de todos os tempos e chegando ao ponto de entrar até mesmo…

1 hora atrás

Este é o motivo pela qual Urashiki e Toneri parecem tão fracos se comparado à Kaguya, Jigen e Momoshiki Otsutsuki em Boruto: Naruto Next Generations

Em Naruto Shippuden passamos a conhecer o Clã Otsutsuki e em Boruto: Naruto Next Generations nós fomos apresentados para outros…

2 horas atrás

Fã de Fairy Tail recria Erza Scarlet em cosplay incrível

Este ano foi de grande sucesso para a franquia Fairy Tail. Não só a temporada final do anime foi exibida,…

3 horas atrás

Conheça o DMarket, um site de compra e venda e skins de CS:GO muito seguro e fácil de usar

A grande maioria dos jogos competitivos de hoje em dia possui algum tipo de skin cosmética. Desde um novo visual…

3 horas atrás

Este website utiliza cookies