Cientistas descobrem água em estado líquido em Marte

Nesta quarta-feira (25) cientistas italianos publicaram na revista Science evidências da descoberta de um lago com água liquida em Marte.

Pela exploração do sonda Curiosity da Nasa, nós já sabíamos que Marte chegou a ter água no passado, entretanto, o clima do planeta esfriou bastante devido da sua fina atmosfera, fazendo com que água na superfície ficasse presa abaixo de camadas de gelo.

Os resultados divulgados hoje são extremamente animadores, pois é o primeiro sinal de um corpo com uma grande quantidade de água parada na superfície. Antes apenas tinha vagas evidências de alguns córregos de água salobra que apareciam esporadicamente nas estações mais quentes.

“Provavelmente não é um lago muito grande. Mas isso realmente é um corpo de água. Um lago, não algum tipo de água derretida preenchendo algum espaço entre a rocha e o gelo , como acontece em certas geleiras da Terra”, explicou o professor Roberto Orosei, do Instituto Nacional Italiano de Astrofísica (via BBC).

A descoberta só foi possível graças ao radar da sonda Mars Express, que envia diferentes frequências de onda para a superfície do Planeta Vermelho e analisa os dados das ondas que são refletidas.

Confira abaixo uma representação artística dos dados da Sonda:

De acordo com os cientistas, o lago deve ter cerca de 20 quilômetros de diâmetro com um metro de profundidade e a água encontrada lá provavelmente é bastante salgada, já que ela se manteve em estado liquido mesmo com as baixas temperaturas do planeta.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.