Azus Zenfone 4 – Review

A Asus entrou com tudo no mercado de smartphones há quatro anos com o Zenfone, e parece que a cada ano, a companhia decide que vai focar em uma área onde o telefone pecava nas gerações passadas. Se no Zenfone 2 o foco foi a memória ram, por exemplo, no Zenfone 4, o foco é a câmera, mas o smartphone promete ir muito além disso.

Caso você ainda não conheça os reviews de smartphones do Critical Hits, o que fazemos basicamente é falarmos sobre como é a performance dele frente a jogos, afinal de contas, somos um site sobre games. Apesar do nosso foco ser nos games, nós também comentamos outras características do telefone em questão, como memória, especificações, software e afins, mas para comentários aprofundados nesses quesitos há sites com análises bem mais aprofundadas que a nossa para você ler.

Design

Começando pelo look do celular, o Zenfone 4 é um smartphone muito bonito, com um visual que lembra bastante o do iPhone 6s na frente, apesar da traseira de vidro do smart ser um pouco diferente, curiosamente ela é igualmente escorregadia. Pensando nisso, a Asus mandou uma capinha para o celular, que acaba servindo para evitar que ele vire um sabonete nas suas mãos.

O Zenfone 4 tem todos os detalhes principais de um smartphone da atualidade, com a tela ocupando quase todo o celular, leitor biométrico, botões de voltar e gerenciador de janelas escondidos e assim por diante. O celular é um pouquinho grosso em relação a outros modelos, mas nada que realmente incomode também. Ainda vale ressaltar que o Zenfone 4 não tem proteção contra água.

Tela

O Zenfone 4 conta com uma tela de 5,5 polegadas a 1920×1080, apresentando imagens muito nítidas e com um excelente nível de brilho. Na tela, temos um painel LCD de IPS, que garantem a nitidez de gráficos e fotos, seja em jogos ou em aplicativos de imagens como o Instagram.

Software

O Zenfone 4 vem com uma versão do Android bem interessante, onde a Asus deixou a interface muito mais simples e minimalista do que anteriormente. Os ícones estão melhor organizados, há uma menor quantidade de apps que não são usados pelo usuário e está muito mais fácil encontrar as opções dentro do telefone. Esse é um dos grandes pontos em que a Asus evoluiu em relação aos smartphones passados, como no caso do Zenfone 2, que nós analisamos por aqui.

Câmera

Como eu havia comentado no começo do review, todo ano a Asus foca em algum objetivo diferente, e o do Zenfone 4 é a câmera, sem sombra de dúvidas. A qualidade das fotos dela são impressionantes, e você pode conferir algumas abaixo:

Com a câmera frontal:

Performance em jogos

Agora vamos ao que interessa: o foco em jogos. Como smartphone, o Zenfone não decepciona nem um pouco como máquina de games, tendo um desempenho excelente na maioria dos jogos que nós analisamos, como você pode conferir abaixo.

Metodologia de Análise

Cada jogo ganhará um conceito, além de uma descrição de como ele rodou no Zenfone 2, para indicar como é a experiência do jogo no aparelho. Seguem os conceitos:

  • Perfeito – O jogo roda sem nenhum problema
  • Bom – Algum problema foi encontrado, mas nada que prejudique a experiência
  • Regular – Problemas foram encontrados, mas ainda assim é jogável
  • Ruim – Há problemas e você talvez não deva jogar, só se quiser muito
  • Injogável – Não tem como

Injustice 2

O jogo de luta da Warner Bros. demora um pouquinho para carregar entre uma luta e outra, mas roda de forma perfeita durante a pancadaria.

Perfeito

XCOM: Enemy Within

Apesar do jogo não ser um port 1 para 1 do jogo de PC, ele ainda assim exige um hardware interessante para rodar, e felizmente o jogo carrega rapidamente e não dá nenhum tipo de engasgada durante os combates, seja com a câmera aproximada, seja de longe.

Perfeito

Modern Combat 5

A Gameloft é conhecida por criar jogos para celulares fortemente inspirados em franquias conhecidas dos videogames, e Modern Combat é o mais próximo de Call of Duty que nós temos no Android. O jogo roda perfeitamente sem nenhum tipo de travamento, e os tempos de carregamento não incomodam também.

Perfeito

Shadowrun Returns

Shadowrun Returns já tem alguns anos, mas também serve bem para avaliarmos a potência gráfica de um smartphone, e o Zenfone 4 passa voando nesse teste. O jogo roda sem nenhum tipo de incômodo aqui.

Perfeito

Pokémon GO

Um dos jogos mais pesados e jogados dos últimos tempos também é tirado de letra pelo Zenfone 4. Se você está pensando em comprar um smartphone com esse jogo em mente, saiba que no Zenfone 4 ele roda sem nenhum tipo de problema, ainda que também seja aquele bebedor de bateria como em outros jogos.

Perfeito

Considerações Finais

O Zenfone 4 é um excelente smartphone que vai agradar tanto a quem está procurando por um telefone com uma ótima câmera quanto quem está procurando um smartphone Android que rode jogos bem. Considerando que ele está na faixa de preço dos 1000 aos 1900 reais, ele passa a ser uma opção bem interessante, ainda mais levando-se em conta que ele tem 6 gigabytes de ram, o que invariavelmente vai estender a longevidade dele.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por