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The King of Fighters XIII: Global Match – AnĂ¡lise – Vale a Pena – Review

The King Of Fighters XIII: Global Match nĂ£o Ă© nenhuma novidade, muito menos o mais recente jogo da franquia da SNK. Com sua versĂ£o original tendo sido lançada em 2009, podemos atĂ© questionar quais motivos levaram ao relançamento deste tĂ­tulo em pleno 2023, e atĂ© se tal relançamento Ă© de fato necessĂ¡rio.

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The King of Fighters, ou KOF, para os Ă­ntimos, foi uma sĂ©rie de imenso sucesso nos anos 90, inclusive no Brasil. Com versões anuais sendo lançadas constantemente, a sĂ©rie contava nĂ£o sĂ³ com um elenco incrĂ­vel, como tambĂ©m com um dos melhores enredos dos jogos de luta da Ă©poca. Contudo, mesmo com tanto sucesso, a franquia acabou minguando com o passar do tempo e sua reputaĂ§Ă£o jamais foi a mesma apĂ³s o lançamento de The King of Fighters 2003.

ApĂ³s passar por um processo de falĂªncia e de mudança de nome, a SNK fez uma sĂ©rie de escolhas controversas que acabaram tirando um bocado do encanto da franquia The King of Fighters. Como se isso nĂ£o fosse suficiente, os jogos de luta sofreram com a debandada de jogadores ao longo da primeira dĂ©cada dos anos 2000, o que nĂ£o ajudou em nada a SNK e as demais desenvolvedoras de jogos deste tipo.

Eis entĂ£o que em 2009, chega ao mercado The King of Fighters XIII, com a dura missĂ£o de reconquistar os fĂ£s de jogos de luta, e obviamente, os fĂ£s da sĂ©rie KOF como um todo. O lançamento acabou se provando um verdadeiro sucesso nĂ£o sĂ³ pela qualidade tĂ©cnica, mas por reafirmar a posiĂ§Ă£o e a importĂ¢ncia dos jogos do tipo no cenĂ¡rio mundial.

ReproduĂ§Ă£o: SNK

The King of Fighters XII tambĂ©m acabou marcando a geraĂ§Ă£o por ser um dos Ăºltimos grandes jogos de luta a utilizar sprites 2D, em uma Ă©poca onde atĂ© mesmo a sĂ©rie Street Fighter jĂ¡ havia abandonado essa ideia. O resultado Ă© um jogo lindo, com animações fluĂ­das e modernizadas. Os personagens eram altamente detalhados e os cenĂ¡rios marcantes e impressionantes. A verdade Ă© que KOF XII Ă© um dos jogos de luta que mais bem envelheceram com o passar das gerações, principalmente quando comparado com Street Fighter IV, por exemplo.

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ReproduĂ§Ă£o: SNK

The King of Fighters XIII se destaca principalmente por seu sistema de combate, que Ă© uma combinaĂ§Ă£o complexa de tĂ©cnica e estratĂ©gia. O jogo nĂ£o Ă© apenas sobre sair apertando botões como se nĂ£o houvesse amanhĂ£, mas sim sobre compreender as mecĂ¢nicas de cada personagem e saber quando e como utilizĂ¡-las. Os jogadores tĂªm Ă  disposiĂ§Ă£o uma variedade de mĂ©todos para derrotar os oponentes, desde transições suaves entre os ataques, que conferem um visual elegante Ă s combinações, atĂ© manobras especiais que oferecem habilidades Ăºnicas para ataques de longo alcance e combate corpo-a-corpo. A implementaĂ§Ă£o de recursos como movimentos EX, que consomem parte do medidor de super para desferir golpes mais potentes, e o Drive Cancel, que permite interromper um movimento para atacar de outra maneira, adiciona camadas tĂ¡ticas ao jogo. AlĂ©m disso, economizar energia no Hyper Drive Gauge abre a possibilidade de desencadear ataques NEO MAX, que podem causar danos extremos e encadear ataques com facilidade. Essa gama de opções exige dos jogadores uma tomada de decisĂ£o constante e astuta, tornando KOF XIII um desafio gratificante para os entusiastas do gĂªnero​​​​.

ReproduĂ§Ă£o: SNK
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Um dos maiores atrativos de KOF XIII Ă© seu elenco de personagens vasto e marcante, que conta com a presença de lutadores clĂ¡ssicos, ao mesmo tempo, em que insere algumas novas faces. Enquanto o jogo incentiva os jogadores a aprender e dominar os personagens de sua escolha, o conhecimento das mecĂ¢nicas do jogo permite uma transiĂ§Ă£o fluida entre diferentes lutadores, devido Ă  similaridade nos comandos para golpes especiais. Isso encoraja a experimentaĂ§Ă£o antes de se fixar em um time de trĂªs lutadores. AlĂ©m disso, The King of Fighters XIII Global Match inclui todos os lutadores DLC, como Saiki, Billy, Mr. Karate e as versões alternativas de Iori Yagami e Kyo Kusanagi, aumentando a lista para 36 personagens​​​​.

ReproduĂ§Ă£o: SNK

KOF XIII nĂ£o sĂ³ brilha em sua jogabilidade competitiva, mas tambĂ©m oferece uma gama rica de conteĂºdo para jogadores solo. O modo arcade, por exemplo, nĂ£o Ă© apenas uma sĂ©rie de lutas, mas uma jornada narrativa com diĂ¡logos personalizados e cenas que enriquecem a experiĂªncia. Os modos de treino e trials sĂ£o abrangentes e desafiadores, ideais para aqueles que buscam dominar a complexidade do jogo. Embora o modo histĂ³ria nĂ£o seja particularmente longo ou inovador, ele representa uma evoluĂ§Ă£o significativa para a Ă©poca, apesar de ficar atrĂ¡s de alguns dos principais concorrentes. O jogo tambĂ©m oferece uma vasta gama de colecionĂ¡veis e opções de personalizaĂ§Ă£o, garantindo que os jogadores tenham sempre algo novo para descobrir e explorar. Mesmo jogando sozinho, “KOF XIII” oferece uma experiĂªncia rica e satisfatĂ³ria, com uma variedade de modos que mantĂªm o jogo interessante e envolvente​​​​.

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ReproduĂ§Ă£o: SNK

 

KOF XIII tambĂ©m acaba se destacando por seus modos de jogo, que acabam oferecendo uma experiĂªncia marcante tanto no modo online, quanto no modo sigle player. Mesmo o modo arcade oferece uma sĂ©rie de lutas com diĂ¡logos personalizados entre os personagens e cenas que enriquecem a experiĂªncia do jogador, jĂ¡ que abrem um pouco mais sobre a histĂ³ria dos seus personagens favoritos. O jogo tambĂ©m oferece opções de personalizaĂ§Ă£o e vĂ¡rias oportunidades de re-jogar sempre.

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PorĂ©m, a principal pergunta que devemos fazer agora Ă©: um relançamento de The King Of Fighters XII Ă© mesmo necessĂ¡rio? Talvez nĂ£o, mas o fato de The King of Fighters XIII: Global Match ter consertado uma das principais falhas do jogo original acaba sendo um bom motivo para que jogadores de longa data deem uma nova chance ao jogo.

ReproduĂ§Ă£o: SNK

Estamos falando da implementaĂ§Ă£o do netcode via rollback, que torna a experiĂªncia de se jogar online totalmente diferente do jogo original. Essa tecnologia foi projetada para oferecer partidas online mais fluĂ­das e responsivas, minimizando lags e desconexões que comprometiam a experiĂªncia original. Todas as lutas online prometem uma estabilidade jamais vista na ediĂ§Ă£o anterior, mesmo que vocĂª esteja lutando com alguĂ©m do outro lado do globo.

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No geral, os lobbies foram projetadas para suportar atĂ© 9 jogadores, incluindo atĂ© mesmo um modo espectador, o que facilita a realizaĂ§Ă£o de torneios e partidas mais elaboradas. Talvez a inclusĂ£o do netcode via rollback pareça algo um tanto batido para alguns que jĂ¡ estĂ£o acostumados com esse tipo de experiĂªncia em jogos de luta mais atuais. Contudo, a adiĂ§Ă£o de um modo online totalmente funcional em um jogo marcante como The King of Fighters XII acaba funcionando como uma nova vida para jogo, principalmente quando falamos na possibilidade de presença em campeonatos de grande porte.

ReproduĂ§Ă£o: SNK

PorĂ©m, nem tudo sĂ£o flores em The King of Fighters XII: Global Match. Apesar do jogo ter apresentado uma aura de modernizaĂ§Ă£o com a adiĂ§Ă£o do netcode, outras Ă¡reas importantes parecem ter sido deixadas de lado neste processo. O visual dos menus, por exemplo, dĂ¡ uma sensaĂ§Ă£o de desleixo jĂ¡ que nĂ£o apresenta uma qualidade condizente com os padrões atuais. AtĂ© mesmo o visual dos lutadores, apesar de ter envelhecido bem, parece ajustado Ă  resoluções maiores, gerando artefatos pixelados e uma sensaĂ§Ă£o de tela estourada.

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Em suma, “The King of Fighters XIII: Global Match” Ă© uma tentativa vĂ¡lida de revitalizar um jogo clĂ¡ssico, mantendo seu combate tĂ©cnico avançado e visuais impressionantes. Embora as atualizações online sejam bem-vindas, a falta de novos conteĂºdos e as limitações tĂ©cnicas sĂ£o pontos fracos notĂ¡veis. O jogo oferece uma experiĂªncia espetacular no modo offline, mas no online, onde se esperava que brilhasse, ainda deixa a desejar. Isso nĂ£o tira o mĂ©rito de “KOF XIII” como um dos melhores jogos de luta em termos de gameplay, mas aponta para oportunidades perdidas na atualizaĂ§Ă£o “Global Match”​​​​.

ReproduĂ§Ă£o: SNK

Apesar de The King of Fighters XII: Global Match ter se mostrado numa tentativa vĂ¡lida de revitalizar um jogo clĂ¡ssico, ela deixa a desejar por dar a impressĂ£o de nĂ£o ter conseguido apresentar uma revitalizaĂ§Ă£o completa do jogo. As limitações grĂ¡ficas mencionadas acima acabam prejudicando muito a experiĂªncia, jĂ¡ que dĂ£o a impressĂ£o de desleixo por parte da SNK neste quesito. KOF XIII: Global Match continuarĂ¡ sendo um dos melhores jogos de luta de todos os tempos, mas tem muito o que provar principalmente na sustentaĂ§Ă£o de um sistema de combate online funcional, principalmente se almeja fazer parte de campeonatos globais e reconquistar o coraĂ§Ă£o do pĂºblico.

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Resumo para os preguiçosos

The King of Fighters XIII: Global Match Ă© um relançamento do clĂ¡ssico jogo de luta de 2009, notĂ¡vel por sua combinaĂ§Ă£o complexa de tĂ©cnica e estratĂ©gia no sistema de combate, um vasto elenco de personagens e conteĂºdo abundante para um jogador. A principal atualizaĂ§Ă£o Ă© o netcode via rollback, visando melhorar a experiĂªncia online. Embora o jogo brilhe em termos de jogabilidade e visuais, ele enfrenta limitações, como uma base de jogadores online pequena e problemas tĂ©cnicos menores.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos mĂ©todos de avaliaĂ§Ă£o lendo o nosso Guia de Reviews.

PrĂ³s

  • Combina tĂ©cnica e estratĂ©gia, oferecendo uma experiĂªncia de jogo profunda.
  • Inclui personagens clĂ¡ssicos e novas adições, totalizando 36 lutadores.
  • ConteĂºdo Rico para Jogadores Solo-  Modos arcade, treino e trials, proporcionando uma narrativa envolvente e desafios.
  • UtilizaĂ§Ă£o de sprites 2D com animações fluĂ­das e modernizadas.
    Netcode via Rollback – Melhora significativamente a experiĂªncia online, proporcionando maior estabilidade nas partidas.
  • Lobbies Online Aprimorados: Suportam atĂ© 9 jogadores e incluem um modo espectador, facilitando a organizaĂ§Ă£o de torneios.

Contras

  • Base de Jogadores Online Pequena: Resulta em tempos de espera mais longos para encontrar adversĂ¡rios.
  • Problemas TĂ©cnicos Menores: Incluem artefatos pixelados e sensaĂ§Ă£o de tela estourada devido a ajustes de resoluĂ§Ă£o.
  • Falta de Novos ConteĂºdos: O relançamento nĂ£o adiciona conteĂºdo significativo alĂ©m das melhorias online.
  • Limitações na ModernizaĂ§Ă£o: Alguns aspectos do jogo, como o visual dos menus, parecem desatualizados.
  • ImpressĂ£o de RevitalizaĂ§Ă£o Incompleta: O jogo mantĂ©m seu charme, mas algumas Ă¡reas parecem negligenciadas.
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JoĂ£o VĂ­ctor Sartor
JoĂ£o VĂ­ctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
JoĂ£o VĂ­ctor Sartor Ă© colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histĂ³rias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre Ă  leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.