Reviews

Streets of Rage 4: Mr. X Nightmare – Review

Streets of Rage 4 foi um jogo foi para muitos, a sequência que a série merecia receber depois de tanto tempo fora dos holofotes. Contudo, apesar dos gráficos incríveis de do sentimento de saudosismo ainda era possível ter a sensação de que o jogo podia oferecer mais. O que resta saber é: Será que Mr. X Nightmare tem o que é necessário para sanar o desejo dos fãs de Streets of Rage 4?

Mr. X Nightmare tem uma proposta ousada e bem diferente para um DLC de um game de briga de rua. Na verdade não é muito comum encontrar jogos deste estilo que possuam conteúdos adicionais sendo disponibilizados via download após o lançamento. Então o mínimo que se espera é que o pessoal da Dotemu saiba o que esta fazendo.

Streets of Rage 4 é um jogo capaz de causar sensações diferentes entre os jogadores que tiveram a oportunidade de experimentar os originais na década de 90 e aqueles que estão chegando agora. A opinião geral sobre a qualidade final do jogo ficou bem dividida neste quesito, e ao que parece Mr. X Nightmare tem tudo para deixar as coisas ainda mais esquisitas.

Isso porque a DLC traz algumas novidades que apesar de se encaixarem bem com o estilo de Streets of Rage 4, não são lá muito ortodoxas para esse estilo em específico. Estamos falando de um modo de sobrevivência no meio de um jogo de briga de rua.

E vou te falar que a combinação até que funciona. Mas demorou para “pegar”, no meu caso. Vamos por partes.

Modo Sobrevivência

A primeira vez que li sobre esse novo DLC, imaginei que ele traria uma espécie de nova campanha. Afinal de contas eu esperava por uma oportunidade para revisitar o jogo e descer o braço em todos os capangas que aparecessem pelo caminho – desde que eles tivesse um motivo.

Acontece que Mr. X Nightmare adiciona o modo de sobrevivência alegando que os heróis do jogo percebem o nível dos desafios que tiveram de enfrentar com os Gêmeos Y. Portanto qual a única solução viável? Obter o cérebro do pai do gêmeos e antigo vilão dos jogos originais, Mr. X, e criar uma máquina de simulação que permita o treino de todos os heróis de modo infinito.

Isso significa que você terá acesso à arenas infinitas repletas de capangas para descer o braço, e um incremento na dificuldade a medida que for passando de fase.

Pessoalmente a ideia não me pegou. Achei que a Dotemu tinha ido longe demais para agradar os fãs mais novos da série ao adicionar esse modo mais moderninho.

Acontece que depois de 20 minutos de jogo, me peguei viciado no tal modo sobrevivência.

Existem dois modos de jogo: aleatório e semanal. O semanal repete as fases na mesma ordem e talvez soe enjoativo se você repeti-lo várias vezes. Neste caso, é só mudar para o modo aleatório.

O melhor de tudo nesse caso é que as fases são na verdade pequenas arenas que apresentam todos os inimigos da série, tanto os novos quanto os originais. Para que os antigos inimigos do segundo e terceiro jogos não fiquem tão fora de estilo, Mr. X Nightmare adiciona uma bela camada nostálgica na arte do seu personagem de escolha.

Por falar nisso, você agora tem mais personagens a disposição além dos 5 originais. Além de Blaze, Axel, Cherry, Adam e Floyd, juntam-se ao time Shiva, Stel Aguirre e Max Thunder, sendo este último um dos personagens jogáveis nos jogos anteriores.

Outro detalhe que vale a pena mencionar é a sensação de que aventurar-se pelo modo sobrevivência de fato adiciona um novo sentido à aventura. Isso porque você não só passa de fase e ganha pontos, mas vê esses pontos sendo utilizados para liberar novos ataques e especiais para os personagens que escolhe.

Quanto mais você joga, melhor fica.

Depois de algumas rodadas você literalmente pode personalizar seu estilo de jogo para cada um dos personagens trocando não só os movimentos especiais mas praticamente todos os ataques que não sejam o ataque padrão.

No fim das contas, Mr. X Nightmare me ofereceu a experiência de jogo de luta mais intensa que eu tive fora de um jogo de luta. Isso também se deve pelo imensamente satisfatório sistema de combos que parece ter ficado ainda melhor com o passar do tempo.

Como você pode imaginar, cada personagem tem um desempenho diferente em situações específicas. Portanto torna-se uma desafio aprender a lidar com cada uma das fases de maneira indivídual já que você não vai passar delas somente distribuindo socos por ai.

Além de pensar nos seus movimentos e tentar antever os ataques inimigos, outro detalhe que deixa o desafio mais interessante é o fato de que a cada fase terminada você tem acesso à um boost que melhora sua performance em algum aspecto.

Estes boosts podem melhorar seu ataque, adicionar fogo ou ácido aos seus golpes áreos ou até mesmo melhorar e muito a sua vida e dano ao custo da efetividade do seu pulo.

Nem precisa falar que chegar o mais longe possível vai exigir que o jogador pensem bem antes de sair escolhendo seus boosts, e é justamente ai que o Mr. X Nightmare brilha.

Pessoalmente acredito que Mr. X Nightmare adiciona um novo tempero à Streets of Rage 4, afinal de contas, todo conteúdo liberado no modo sobrevivência pode ser utilizado em qualquer outro modo de jogo.

Os três novos personagens também dão um novo gosto à campanha principal. E tendo agora a possibilidade de aprender novos golpes até desenvolver um estilo único para cada um deles, é a deixa que faltava para voltar ao jogo depois do lançamento.

O único detalhe que talvez te impeça de adquiri Mr. X Nightmare é justamente o preço. Dependendo daquilo que você espera para um jogo de briga de rua, talvez Mr. X Nightmare não seja para você, mas pessoalmente eu recomendo testar.

Confira também:

Resumo para os preguiçosos

Mr. X Nightmare adiciona um novo modo de jogo totalmente inesperado à Streets of Rage 4: o modo Sobrevivência. Pode parecer estranho no começo, mas a forma como a Dotemu fez com que o DLC se ligasse com a história principal e te desse um novo motivo para voltar ao game foi bastante criativa e é digna de reconhecimento.

Além de três novos personagens que antes apareciam somente como vilões ao longo da campanha, Mr. X Nightmare te recompensa com novos golpes e pequenas arenas que vão exigir que você pense bem a cada nova etapa que avançar. Se você achava que jogos de briga de rua era somente para quem não gostava de pensar e passar o tempo, tá na hora de rever os seus conceitos antes de aceitar esse desafio.

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Novos personagens
  • Modo sobrevivência
  • Estilo de arte que se adapta se a fase for retro
  • Sistema de recompensas que desbloqueia novos golpes
  • Possibilidade de obter inúmeros estilos de jogo diferentes para cada personagem
  • Sistema de combos esta mais afiado do que nunca!
  • Novas armas

Contras

  • Proposta um tanto quanto diferente que demora para ser “entendida” pelo jogador
  • Preço pode afastar novos jogadores.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade