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Resident Evil: Revelations – Review

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Resident Evil é uma daquelas séries que eu adoro falar mal. Não porque eu odeie, mas porque eu odeio o rumo que a série tomou. Eu passava tardes jogando Resident Evil 1 e 2 quando eles foram lançados na época do PlayStation. Tive meus problemas com Resident Evil 3 e nunca terminei o jogo, mas ele era igualmente bom. Após o quarto jogo da série, eu até me aventurei no quinto e sexto capítulos, além do Operation Raccoon City, mas os jogos eram tão ruins que me fizeram pegar verdadeiro nojo pela franquia. Até jogar Revelations no Nintendo 3DS.

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Resident Evil: Reveltaions é um daqueles jogos que explicam perguntas que ninguém se prestou a fazer. O jogo se passa entre o quarto e o quinto capítulo da franquia, e volta a dar a possibilidade de você controlar tanto Chris Redfield quanto Jill Valentine, protagonistas originais do primeiro jogo lançado pela Capcom já em 1996. Aqui, você começa controlando Jill Valentine e Parker Luciani, no mesmo esquema de jogo de dois personagens simultâneos que a Capcom começou a experimentar em Resident Evil 5. A dupla está dentro de um navio procurando por Chris e acaba caindo numa emboscada.

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Logo nos primeiros instantes do jogo, você percebe que esse é um Resident Evil de raiz, ou seja, o jogo realmente é feito com as premissas iniciais da série: um ambiente opressor e a sensação de que você é mais uma presa do que um caçador, pois a munição é escassa e você acaba sendo obrigado a usar a inteligência na hora de enfrentar inimigos e descarregar o pente de balas neles ou correr pela própria vida. Além disso, também há a boa e velha volta dos sustos. Isso mesmo, Resident Evil: Revelations tem alguns momentos assustadores. Nada que vá deixar você se borrando de medo como no caso de Resident Evil para o Game Cube (aquele jogo é verdadeiramente assustador), mas é bom ver que a Capcom ainda sabe quais são as raízes da franquia.

O esquema de jogo segue um híbrido dessas raízes e o que foi apresentado pela série à seguir, com você controlando um personagem e recebendo a ajuda (ou sendo atrapalhado) pela inteligência artificial, que controla outro personagem. Vale aqui lembrar que o Circle Pad para o Nintendo 3DS é extremamente recomendado no jogo, já que a vida fica muito mais fácil com a possibilidade de mirar e atirar como num jogo tradicional de videogame. Apesar disso, a mira não funciona tão bem assim, e é bem difícil de acertar tiros na cabeça dos inimigos, que costumam ser a forma mais efetiva de colocá-los para dormir.

Resident Evil: Revelations é um jogo que apresenta um enredo bem construído, que gira em torno do navio onde você é mandado para resgatar Chris e a cidade de Terragrigia, uma cidade que acabou sendo erradicada do mapa um ano antes dos eventos do jogo por causa de um incidente envolvendo o T-Virus Abiss, agente causador de toda a desgraça do jogo.

O jogo é dividido numa série de capítulos onde você ganha notas para desbloquear conteúdo após o fim de cada um deles. Nessa avaliação, é contada a precisão de tiros, quantidade de mortes que você teve e quanto tempo você levou para terminar o capítulo. Ao todo, há 12 capítulos para serem jogados, totalizando algo em torno de 9 horas para se concluir a campanha principal do game.

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Além da história principal, ainda há alguns extras incluídos pela Capcom, como o modo Raid, onde você e mais gente enfrentam ondas de inimigos. Esse modo extra é sensacional, e poderia muito bem ter sido lançado como um jogo em separado pela Capcom caso eles quisessem. É uma ótima adição a um jogo já muito bem construído.

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Graficamente, Resident Evil: Revelations é o jogo mais bonito já lançado para o Nintendo 3DS no até hoje. Os gráficos ficaram bonitos pra caramba tanto nos personagens quanto nos monstros e nos cenários. Os efeitos 3D do jogo também ficaram muito bons e as animações são suaves e bonitas de se ver. É até estranho ver o jogo em movimento, pois é fácil de esquecer que o 3DS tem potência para trazer visuais tão bonitos. Nos consoles, após o jogo ter sido remasterizado em HD, o jogo também ficou bonito, apesar de o impacto visual não ser tão grande assim quanto o gerado pela versão de 3DS.

A trilha sonora do jogo também é muito bem feita e ele ainda vem com um voice acting muito bom. É muito legal ver que a Capcom não economizou esforços para esse jogo e conseguiu produzir o melhor Resident Evil desde Resident Evil 4. Você vai se impressionar com a qualidade que esse jogo de bolso traz no departamento sonoro. Pena que não há a opção de legendas em português para o jogo.

 

Resumo para os preguiçosos

Resident Evil: Revelations é o melhor Resident Evil desde Resident Evil 4. O jogo é tenso, tem bom enredo e uma produção muito boa, ainda mais para um jogo de portátil. Caso você ainda não tenha jogado, opte pela versão lançada para consoles ou PC pois ela tem algumas melhorias na jogabilidade que a versão de 3DS não apresenta, mas não importa onde você jogue, tenha certeza de uma coisa: você não vai se arrepender.

Nota final

85
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Belos gráficos
  • Jogabilidade que lembra os jogos clássicos da série
  • A volta dos sustos

Contras

  • Mirar às vezes é difícil e como você tem uma munição limitada, isso pode ser um sério problema para os mais descoordenados
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.