Pikmin 3 Deluxe – Review

Você já jogou Pikmin? É bem provável que não, afinal de contas, os principais jogos da série foram lançados para as plataformas menos populares da Nintendo. Mas acredite: você merece jogar Pikmin, e não há melhor opção para começar hoje em dia do que Pikmin 3 Deluxe.

Não há maneira fácil de explicar Pikmin 3 Deluxe, justamente por que o jogo é extremamente simples, natural e fácil de entender.

Você controla três exploradores que vieram de Koppai, uma planeta devastado pela ganância e que acabou por consumir todos os seus recursos naturais. A missão destes três exploradores é tentar encontrar um mundo que forneça comida capaz de sustentar sua terra natal, e é assim que eles acabam parando em PNF-404.

Logo após tentar pousar no planeta, Alph, Brittany e Charlie acabam sofrendo um grave acidente e se separando na superfície de PNF-404. No controle de Alph, você descobre que este plante é bastante similar à cenários que nos são familiares, e que é habitado por criaturinhas simpáticas chamadas Pikmins.

É ai que tudo começa a ficar estranho e interessante ao mesmo tempo, pois os Pikmins começam a te seguir e a obedecer sem motivo aparente, realizando todas as tarefas que você manda, sem questionar. Tudo que você precisa fazer é apontar, ou usar o seu apito para chama-los de volta.

E esse é justamente o charme do jogo: usar os exércitos de Pikmins para resolver os quebra cabeças e aventurar-se pela superfície nada amigável de PNF-404. Com o tempo, você fica tão acostumado aos Pikmins que nem parece que são de uma raça alienígena.

Cada Pikmin possui uma cor diferente, que corresponde a uma característica específica dentro do jogo. Os vermelhos são resistentes à fogo e causam mais dano em combate, enquanto os amarelos são resistentes à eletricidade e podem conduzi-la, abrindo caminho em situações específicas. A forma como você comanda os Pikmins durante as missões, e como gerencia as quantidades de criaturinhas que lhe acompanham durante o dia, fazem toda a diferença.

Conforme você avança no jogo e descobre o paradeiro de seus companheiros, acaba descobrindo também que o planeta PNF-404 está cheio de frutas suculentas e nutritivas, prontas para serem coletadas e consumidas por você e sua tripulação. Cada uma dessas frutas lhe recompensará com recursos suficientes para resistir por mais dias na sua expedição no planeta alienígena, o que lhe permitirá também enfrentar o outro desafio do jogo: as criaturas!

Sim, porque além dos Pikmins, a superfície do planeta conta com uma quantidade absurda de criaturas abomináveis e perigosas que possuem somente duas paixões: 1) comer frutas e 2) comer Pikmins. Para vence-los você precisa usar seus exércitos de maneira inteligente, evitando perder ao máximo o seus tão fiéis – e queridos companheiros.

Infelizmente, a dor de perder um Pikmin não acontece somente em batalhas específicas contra chefes maiores, já que os perigos de PNF-404 podem arrebatar um batalhão inteiro de uma vez com um simples descuido. São desde criaturas menores escondidas que atacam na surdina, até uma poça de água que matará seus tão fiéis companheiros caso você não preste atenção.

E depois de um dia de trabalho, nada mais justo do que dar aos seus Pikmins um bom descanso. Por isso, você precisa ficar ligado na duração do dia de PNF-404 (cerca de 15 minutos terrestres), e garantir que ao final do dia todos os seus companheirinhos estejam de volta à nave para que nenhum fique para trás. Infelizmente, é bem comum que um ou dois buguem em alguma parede ou terreno elevado, e nada dói mais no coração do que vê-los sendo abandonados e sendo comidos pelos animais noturnos.

Além do jogo principal, Pikmin 3 Deluxe conta também com o conteúdo extra lançado na forma de DLC para o WII U, na forma de duas campanhas extras. As “Side Stories” são na verdade um presente para os fãs mais antigos da série que chegaram a jogar o primeiro e o segundo jogo, e por isso viveram as aventuras do Capitão Olimar, que por incrível que pareça também tem papel fundamental neste jogo.

A Deluxe Edition também conta com o Bingo Battle, onde dois jogadores batalham pela busca de tesouros, além de um modo multiplayer mais aprimorado do que aquilo que foi visto na versão original do jogo, lançada em 2013 para o Wii U.

Mas a melhor vantagem de se jogar Pikmin 3 no Switch é de longe, o uso dos controles de movimento. Não que antes tal possibilidade não fosse possível no Wii U, mas os controles de movimento do Switch parece terem sido feitos para controlar os Pikmins, mesmo que o jogo tenha sido lançado 5 anos antes do console.

Apesar de tudo, nem tudo são flores e ainda é possível encontrar pequenas falhas que deixam a experiência um pouco comprometida – como a já citada barreira invisível que impede alguns Pikmins de retornarem à nave no final do dia. Além disso, senti que o jogo poderia ter sido otimizado no procedimento de dividir os esquadrões de Pikmins entre os exploradores, algo que parece simples, mas que as vezes pode levar mais tempo do que deveria se você não prestar atenção e mandar um pikmin da cor errada para junto dos demais.

Mas nada disso impede Pikmin 3 Deluxe de ser considerado o melhor jogo da série lançado até hoje, além de ser também a melhor porta de entrada para você que jamais experimentou nada relacionado à série até o momento. Vai por mim, apesar do visual simples, a experiência de controlar um exército de criaturinhas é sensacional e vai te deixar impressionado.

Resumo para os preguiçosos

Pikmin 3 Deluxe é o relançamento do magnífico jogo de 2013, do Wii U, que infelizmente quase ninguém jogou por que assim como os demais jogos da série, acabou sendo lançado em uma das plataformas menos populares da Nintendo. O que isso significa? Bem, esta é uma oportunidade única de você finalmente ter uma das melhores experiências já produzidas pela Nintendo, e vai por mim, é uma das coisas mais divertidas que eu já joguei na vida.

O jogo que já era bom ficou ainda melhor graças aos controles de movimento do Switch, e de quebra foi relançado com todos os conteúdos adicionais e modos de jogos extra que tem direitos. Agora, além de se aventurar pelo planeta PNF-404 sozinho, você pode tentar fazer tudo acompanhado graças ao maravilhoso modo multiplayer.

Alguns pequenos detalhes que não eram tão bons lá em 2013 não foram melhorados… mas ah, quem liga! Pikmin 3 Deluxe é tão bom que supera qualquer uma das pequenas falhas!

Nota final

85
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Um dos melhores game da Nintendo, finalmente em uma plataforma popular;
  • Gameplay viciante;
  • Excelente experiência de gameplay adaptada no Switch;
  • Modo multiplayer;
  • Campanhas extras e novos modos de jogo.

Contras

  • Pequenos detalhes de gameplay que não foram corrigidos.
João Víctor Sartor

João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade