InícioReviewsNaruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 - Review

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 – Review

Naruto Ultimate Ninja Storm 4 encerra a série e a história de Uzumaki Naruto junto com a Quarta Grande Guerra Ninja exibida em Ultimate Ninja Storm 3, mas será que o jogo é melhor ou pior que seu antecessor? É o que vamos descobrir agora.

PUBLICIDADE

O jogo conta com duas modalidades para explicar o enredo, separados em modo História e o modo Aventura que será explicado em breve.

PUBLICIDADE

O modo História conta os eventos principais continuando de onde Ultimate Ninja Storm 3 parou, sendo contado capítulo por capítulo. A diferença aqui é que a história foi dividida e apresenta diferentes pontos de vista entre Naruto e Sasuke, permitindo que você controle ambos até que seus caminhos se conectem. Algo semelhante ao modo Separate Ways apresentado em Resident Evil 4.

Em alguns capítulos ocorrem determinadas batalhas e nelas são apresentadas os tão famosos Quick Time Events, obrigando você a pressionar os comandos que aparecem na tela para não levar um belo soco na cara. Não chega a ser nenhuma novidade, mas também não perdeu seu brilho. Diferente dos jogos anteriores onde a história não ultrapassava o conteúdo do anime, desta vez a equipe da CyberConnect 2 não seguiu as tradições e também apresentou os eventos que foram contados no mangá.

Já o modo Aventura tem como proposta fazer você acompanhar o que os personagens fizeram após os eventos do modo História. O destaque fica por conta da liberdade dada aos jogadores para explorar o mapa, conversar com NPC’s e cumprir missões primárias e secundárias, enfrentando personagens conhecidos tanto em eventos passados relembrados por eles, como eventos presentes após o fim da guerra.

O ponto negativo fica por conta da falta de conteúdo e podendo tornar-se enjoativo com o passar do tempo, revelando ser bem repetitivo, explorando cenários com espaços limitados e realizando missões sem sentido ou que não complementam em nada para a história principal como um todo. O único verdadeiro benefício do modo Aventura é a capacidade de liberar os personagens relacionados à saga Boruto (futuro filho de Naruto) e itens colecionáveis para editar seu cartão de jogador que é exibido na modalidade Batalha Online.

naruto-ultimate-ninja-storm-4-04

PUBLICIDADE

Na questão de jogabilidade, pouco mudou. Com botões padronizados para ataque, defesa, arremessar kunais e shurikens, recuperar chakra e consumir itens que aumentam seus atributos de ataque, velocidade ou defesa. O jogo também possui uma barra para o famoso “substituição”, permitindo atacar seu oponente pelas costas ou se afastar para recuperar sua energia. Os famosos justus continuam presentes em sua forma mais leve e também a forma mais agressiva, além do modo “despertar” de cada personagem. O modo de luta parece bem simples, mas não basta somente atacar e esperar ter uma vitória fácil, ainda é preciso saber o tempo certo para cada ação ou você irá tomar uma boa surra e não queremos isso, não é?

Um detalhe interessante a ser notado é a possibilidade de trocar de personagens no modo Batalha em Equipe. Nos jogos anteriores da série, seu personagem era acompanhado por outros dois personagens de suporte, mas em Ultimate Ninja Storm 4 os personagens de suporte também são jogáveis, aumentando o nível de entretenimento nas lutas.

Outra novidade é a adição de rodadas, algo que fez muita falta nos jogos anteriores, acabando de vez com as telas de loading e partidas rápidas. Agora com a possibilidade de jogar por rodadas, os jogadores têm a oportunidade de desfrutar de uma partida mais duradoura assim como ocorre em outros jogos de luta mais tradicionais.

PUBLICIDADE

naruto-ultimate-ninja-storm-4-05

Graficamente falando, o jogo continua bonito como o de costume e aproveitando todo o poder da nova geração, sendo notável a diferença no aumento de partículas e um maior nível de detalhes. Todos os personagens foram bem representados e se movimentam de forma fluída e muito bem animada, fazendo você curtir cada segundo da luta de forma tão agradável como se estivesse assistindo ao anime. A trilha sonora continua com a mesma qualidade e faz toda diferença nos momentos mais intensos da batalha. A lista de personagens jogáveis e de arenas é enorme, superando qualquer jogo anterior.

Fora os problemas que todo jogo tem, Naruto Shippuuden Ultimate Ninja Storm 4 é um jogo bonito, com gráficos fiéis ao mangá, jogabilidade simples e uma boa trilha sonora. Quem é fã da série pode cair de cabeça que não irá se decepcionar.

PUBLICIDADE

Review elaborado com uma cópia do jogo fornecida pela Bandai Namco do Brasil.

Resumo para os preguiçosos

Naruto Shippuuden Ultimate Ninja Storm 4 finaliza a história de um dos personagens mais populares dos animes e apresenta o desenrolar da trama com bom estilo e categoria. A história principal é curta mas cada momento do jogo faz por merecer da atenção do jogador, mesmo para quem já sabe o que deve acontecer rever em animação e com o áudio os momentos finais são gratificantes.

O modo Aventura apesar de ser um complemento não agrega muita coisa de importante para o jogador, principalmente para quem é fã e acompanhou o mangá e/ou o anime, mas ainda assim explorar essa modalidade tem seus benefícios para quem quiser ser contemplado com tudo o que o jogo tem a oferecer.

PUBLICIDADE

Modo batalha, como sempre, bem simples mas muito bem executado, de fácil entendimento para jogadores mais casuais que não desejam muito compromisso com um jogo de luta, e muita variedade de personagens para testar diferentes combinações de ataques tanto em batalhas solo quanto em equipes. Alguns comandos são exagerados e apelativos, mas não prejudica a experiência do jogo como um todo.

Nota final

75
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • História completa
  • Mecânica simples
  • Gráficos fiéis ao mangá
  • Grande número de personagens
  • Vozes originais
  • Novidades no modo batalha
  • Jogabilidade mais balanceada
  • Dublagem e legendas em Português

Contras

  • Modo Aventura pode tornar-se enjoativo e repetitivo
  • Possíveis lags durante partidas online
  • Dash entre os combos tornam-se apelativos e injustos
PUBLICIDADE
Willian Oliveira
Willian Oliveirahttp://criticalhits.com.br
Will, Bill, Willian, o nosso querido colaborador é conhecido de várias formas dentro do site. Bill escreve principalmente notícias de games e é um Sonysta declarado, mas nosso Sonysta oficial continua sendo o Leo, apesar de o Bill ser o mini-Leo, salvo pela falta de massa encefálica.