O porquinho Mr. Bree acorda na floresta sem saber o que aconteceu e precisa voltar pra casa. E cabe à nós ajudar o simpático protagonista a chegar à sua casa. Uma floresta, um porquinho, e nada poderia dar errado. E se formos ver a primeira fase, parece que realmente vai ser bem simples. Porém não é assim. O jogo, no estilo metroidvania, é um baita desafio (apesar de ser curtinho).
Com fases desenhadas no melhor estilo Super MeatBoy, o jogo é praticamente uma máquina de irritação. Em cada fase tem uma memória perdida de Mr. Bree, além do ponto de chegada, onde ela termina. Em determinadas fases pegaremos pedaços de memória especiais, que vão fazer com que o porquinho se lembre de determinadas ações, como pular e se abaixar.
São 4 modos de jogo pra ir aperfeiçoando, mas no modo normal já dá pra se irritar bastante (ou eu que sou muito ruim, mesmo). Quando falo destes tipos de jogo, sempre menciono dois exemplos: Tony Hawk Pro Skater e Super MeatBoy. E os dois pelo mesmo motivo. Começou a fase. Errou. Sabe que até dá pra salvar, mas precisa recomeçar pra fazer perfeito. Dá pause e aperta no restart. Repete isso mais de um milhão de vezes. Consegue terminar depois de muito sofrimento.
Vem a próxima fase e o processo recomeça. Mr. Bree é exatamente assim, um jogo que desperta o teu lado perfeccionista. Até dá pra terminar as fases sem pegar as memórias do porquinho, mas o perfeccionismo não deixa, e lá vamos nós a se meter em buracos que poderiam ser ignorados, só pra pegar mais uma parte do quebra-cabeça. Depois de tantas partes, libera uma fase bônus, então é importante pra quem quer terminar os 100% e conquistar todos os quase 40 achievments do jogo.
Além de uma jogabilidade bastante precisa na movimentação (se não fosse, seria impossível jogar sem quebrar o teclado), o jogo conta com uma ótima (eu falei ÓTIMA) trilha sonora. Mas o mais engraçado fica por parte dos diálogos que Mr. Bree tem com ele mesmo, contando um pouco mais da historinha do jogo, como quando ele conheceu a Mrs. Bree no time de vôlei, ou de quando ele era um craque do time de futebol, trazendo uma imersão que deixa o jogo 2 vezes mais divertido.
Mr. Bree é um jogo feito pela brasileira TawStudio, e está disponível online pelo site da Kongregate ou totalmente gratuito por download pra quem tem uma conta no Nuuvem. Além disso, está em votação a versão Mr. Bree+ no Greenlight da Steam. Então vamos votar e ajudar o mercado brasileiro a se desenvolver, gurizada!
Resumo para os preguiçosos
Mr Bree é um jogo difícil pra caramba, porém muito bem feito e extremamente gratificante. Não é a toa que ele é conhecido como o Super Meat Boy brasileiro.
Prós
- Bom nível de desafio
- Extremamente divertido
- Boa história
Contras
- Pode ser frustrante para alguns jogadores
Comments are closed.