Categorias: GamesReviews

Minecraft Dungeons – Review

Minecraft é uma das maiores franquias de todos os tempos, senão a maior. Tendo marcado gerações de jogadores, é impressionante que tenhamos tão poucos jogos derivados da franquia. Minecraft Dungeons chega agora para suprir um pouco dessa carência, mas como o jogo e sai?

Em Minecraft Dungeons, jogamos uma aventura dentro do universo criado pela Mojang enfrentando o Arce Illager, uma criatura que acabou tornando-se o rei dos mortos vivos e monstros para vingar-se da humanidade. Agora cabe a você a seus amigos combaterem essa ameaça.

Como o jogo apresenta

Para isso, você lutará contra as hordas de inimigos em diferentes cenários do mundo de Minecraft e num esquema isométrico de ação semelhante a jogos clássicos do gênero como Diablo e Path of the Exile.

Se tivéssemos que classificar Minecraft Dungeons em uma frase, daria pra chamar o jogo de “Diablo com skin de Minecraft e algumas simplificações”, mas de quais estamos falando?

Bom, para começar, o jogo é muito mais simples do que os outros do gênero, e o motivo disso é, claro, o fato dele ser um jogo para toda a família jogar, então nenhuma criança de 5 ou 6 anos quer ficar aprendendo qual a melhor Build para criar, ela quer descer a porrada em zumbis e creepers.

Ainda assim, o gameplay de Minecraft Dungeons traz alguns elementos de profundidade e de personalização, principalmente em cima dos artefatos que você carrega durante a sua aventura. Cada artefato tem uma habilidade diferente atrelada a si. Alguns servem para cura, alguns para magias e até invocações que podem ser trazidas para lhe ajudar na batalha.

Além dos artefatos, você conta com algumas armas para combate, como a tradicional picareta do jogo, espadas, adagas e assim por diante. Cada arma tem suas características, como velocidade de ataque, alcance dos golpes e por aí vai. Para completar, você ainda conta com uma opção de ataque de longa distância, que pode ser um arco, uma besta ou algo do tipo. Todos esses armamentos funcionam de maneira divertida, e é realmente gostoso explorar o mundo de Minecraft Dungeons e suas fases.

Pouco porém divertido conteúdo

Por mais que o gameplay do jogo varie pouco e se resuma a “mate tudo o que você vê pela frente, pegue itens, melhore seu personagem, suba de nível, chegue ao chefe da dungeon, acabe com ele e repita”, Minecraft Dungeons realmente é um daqueles jogos que você consegue jogar sem ver o tempo passar, ainda mais com companhia.

Como outros games do gênero, aqui também encontramos diversas opções para incentivar você a jogar as mesmas fases por muitas vezes, como níveis maiores de dificuldade das fases e também níveis de dificuldade maiores após você terminar o jogo pela primeira vez. Apesar disso, a impressão que eu fiquei foi que o conteúdo de Minecraft Dungeons é um tanto escasso.

São 9 fases ao todo, e eu levei cerca de 4 horas e meia para completar o game no nível de dificuldade inicial. Ou seja, você provavelmente vai esgotar tudo o que tem para fazer no game rapidamente. Em jogos onde a ideia é você rejogá-lo várias vezes, é interessante que haja uma quantidade maior de conteúdo, afinal de contas, se você jogou uma fase há uma ou duas horas, você não vai estar afim de jogá-la outra vez tão cedo.

Este acaba sendo o grande porém dentro de Minecraft Dungeons. A ideia toda do jogo é bem interessante e muito bem executada, mas se você parar para analisar o game comparado a outros do mesmo gênero, parece que aqui temos uma introdução a este estilo de jogo que acaba durando bem pouco.

Dentro do próprio jogo já há a promessa de mais conteúdo para o futuro, mas como temos que avaliar um jogo pelo que é, e não pelo que ele promete ser, acaba ficando este porém após listarmos os pontos positivos.

Facilidades, gráficos e som de Minecraft Dungeons

Vale ainda ressaltar que a versão de PC funciona tanto com o controle do Xbox One quanto com mouse e teclado, e você pode ir alternando eles entre si conforme avança no jogo sem grandes problemas. Outro ponto bem legal de Minecraft Dungeons é que é possível jogar localmente em coop e também pela internet.

Graficamente, Minecraft Dungeons é um jogo com uma estética bem bonita. É legal ver como o mundo da franquia da Mojang foi recriado aqui, sempre respeitando os polígonos retos que os personagens e criaturas. Neste review, jogamos o jogo em sua versão de PC, e depois disso eu joguei um pouco na de Xbox One X e em ambos os casos o jogo se comportou exemplarmente.

A trilha sonora do jogo é um ponto um ponto onde Minecraft Dungeons deixa a desejar. As músicas praticamente parecem músicas de elevador e acabam não servindo para muita coisa. Aqui, a minha dica é desligar totalmente a música do jogo e ligar alguma playlist no Spotify. Dessa forma, o jogo acaba ficando ainda mais divertido.

Vale ressaltar ainda que Minecraft Dungeons está totalmente dublado em português. Isso ajuda o pessoal mais novo e também o pessoal que não compreende muito bem o idioma inglês a entender tudo o que está acontecendo, ainda que a história do jogo seja extremamente simples. Além disso, as falas do jogo se resumam a descrições de cada uma das fases em que você vai atravessar.

Mas e aí, Minecraft Dungeons vale a pena?

Minecraft Dugeons é um jogo interessante que serve como uma porta de entrada para os RPGs de ação point and click isométricos sem toda a complexidade que estes oferecem. O jogo peca um pouco na falta de conteúdo, que será adicionado futuramente, e acaba o tornando curto demais. Apesar disso, ele diverte bastante com o que tem a oferecer. Uma ótima alternativa para se jogar no Gamepass, mas que talvez não valha o investimento de comprar o jogo completo.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PC fornecida pela Xbox Brasil.

Resumo para os preguiçosos

Minecraft Dugeons é um jogo interessante que serve como uma porta de entrada para os RPGs de ação point and click isométricos sem toda a complexidade que estes oferecem. O jogo peca um pouco na falta de conteúdo, que será adicionado futuramente, e acaba o tornando curto demais, mas apesar disso, ele diverte bastante com o que tem a oferecer.

Nota final

75
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Bastante divertido, ainda que simples
  • Possibilidade de coop local e pela internet
  • Boa performance gráfica do jogo
  • Dublado em português

Contras

  • Pouco conteúdo, você esgota o que o jogo tem a oferecer rapidamente
Disqus Comments Loading...

Este website utiliza cookies