A união da Ubisoft com a Nintendo na franquia Mario + Rabbids retorna com tudo com o jogo Mario + Rabbids Sparks of Hope, mas será que esse jogo vale a pena? É o que nós vamos descobrir hoje.
Em Mario + Rabbids Sparks of Hope, algum tempo se passou após o final do primeiro jogo e tudo está tranquilo. Mario e seus amigos, tanto do Mushroom Kingdom quanto os Rabbids estão vivendo em paz, quando uma nova ameaça acaba aparecendo: uma entidade maligna chamada Cursa, que começa a espalhar pelo universo uma matéria negra chamada Darkmess, e que está atrás da energia dos Sparks, estrelas que são a grade novidade de gameplay do jogo e que são parte da trama central do jogo.
Agora, Mario e seus amigos devem viajar pela galáxia consertando toda a bagunça feita por Cursa e resgatando os Sparks. Como dá pra ver, o enredo de Mario + Rabbids Sparks of Hope segue a mesma linha dos jogos da série Super Mario Bros. ou seja, você não precisa ter jogado um jogo para jogar o próximo, e esse é o caso aqui, basta saber que um dia Mario e os Rabbids começaram a trabalhar juntos e que agora eles estão numa nova missão.
Quem jogou Mario + Rabbids Kingdom Battle provavelmente vai se sentir em casa logo nas primeiras batalhas, mas caso você nunca tenha jogado o jogo, aqui temos um RPG de estratégia por turnos, onde Mario e seus aliados andam pelo mapa, escondem-se atrás de coberturas e devem atirar nos inimigos enquanto tentam evitar serem derrotados pelos inimigos.
Ao invés de soldados de Bowser, em sua maioria, Mario + Rabbids Sparks of Hope traz novos inimigos, que são os lacaios da Cursa. Cada área nova do jogo apresenta um grupo de inimigos que devem ser derrotados pelos seus personagens. Como dá pra imaginar, você vai controlar Mario, Luigi, Peach, Rabbid Mario, Rabbid Luigi, Rabbid Peach e outros convidados que vão juntando-se ao seu grupo durante a aventura.
Cada personagem tem suas habilidades próprias, sendo Mario um personagem que faz tudo meia boca, Luigi um que atira bem de longe, Rabbid Mario bom pra lutar de perto e assim por diante. No começo do jogo, você pode carregar apenas dois personagens por batalha, mas conforme você avança no jogo essa quantidade aumenta. Ao fim da batalha, seus personagens ganham experiência e em alguns casos recuperam um pouco de energia, além de itens.
Fora as batalhas, você ainda deve explorar o mapa de cada um dos mundos em que o jogo se desenrola, enfrentando inimigos espalhados pelo cenário e também resolvendo alguns puzzles simples como arrastar um bloco até algum lugar, ativar ou desativar um switch para liberar o seu caminho e também abrir atalhos para você navegar no mapa.
Cada capítulo de Mario + Rabbids Sparks of Hope se desenrola num planeta diferente e leva entre duas a três horas para ser concluído. O objetivo do jogo é juntar energia o suficiente para ir até onde Cursa está e acabar com ela. Para tanto, você precisa da ajuda dos Sparks, que devem ser salvos dos capangas dela.
Conforme você salva mais Sparks, você vai podendo equipá-los nos seus personagens. Esses Sparks servem para conferir habilidades especiais aos seus aliados, como tiros de fogo, água, gelo e assim por diante, além de habilidades para proteger seus personagens como redução de dano, negação de dano elemental etc.
Os Sparks adicionam uma camada bem interessante na estratégia do jogo, já que você pode e deve usá-los para derrotar os diversos desafios que o jogo vai colocar diante de você. Esses desafios, aliás, com o perdão de redundância, são bem desafiadores em alguns momentos. Na maioria das fases do jogo, você provavelmente vai passar tranquilamente na dificuldade normal, mas há alguns desafios em específico que são bem difíceis.
Felizmente, a maioria deles são opcionais, que acabam conferindo moedas especiais para comprar skins ou para desbloquear itens mais facilmente, ou seja, dá pra avançar por Mario + Rabbids Sparks of Hope na maior parte do tempo sem encontrar grandes barreiras.
No fim das contas, Mario + Rabbids Sparks of Hope oferece uma boa diversão e fases bem variadas, além de desafios fora dos combates para quebrar um pouco a monotonia. Alguns mundos demoram um pouco mais do que deveriam, e quando eu terminei eles, eu não tive vontade nenhuma de fazer os desafios extras, mas no geral a experiência foi bem divertida.
Vale ressaltar que Mario + Rabbids Sparks of Hope é uma continuação bem incremental em relação ao jogo de 2017, ou seja, o jogo não reinventa a roda, pega a fórmula que foi bem recebida, adiciona algumas novidades, uma nova história, personagens e parte pro abraço.
Graficamente, Mario + Rabbids Sparks of Hope é um jogo muito bonito. O interessante aqui é que ele funciona melhor no modo portátil do que no modo dockado, onde em alguns momentos há slowdowns, principalmente correndo pelo mapa, mas no geral, até pelo jogo não ser algo que exija precisão em todo momento.
A trilha sonora do jogo é bem simples, e a dublagem segue o estilo Nintendo, ou seja, alguns personagens falam e outros não. Felizmente, o jogo vem com legendas e menus em português, então os fãs brasileiros poderão acompanhar toda a história do game sem perder nenhum detalhe.
Mas e aí, Mario + Rabbids Sparks of Hope vale a pena?
Mario + Rabbids Sparks of Hope é um bom novo capítulo da franquia. Vale ressaltar que você não precisa ter jogado o primeiro jogo para jogar este, já apesar da jogabilidade semelhante, o jogo conta com uma nova ameaça e uma história independente da anterior. O jogo faz adições interessantes na jogabilidade do combate do anterior e traz algumas fases bem criativas e até desafiadoras. No fim das contas, quem gostou do primeiro jogo certamente vai adorar esse, e quem nunca jogou o anterior e é fã do gênero também vai gostar desse jogo.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Nintendo Switch fornecida pela Ubisoft.
Resumo para os preguiçosos
Mario + Rabbids Sparks of Hope é um bom novo capítulo da franquia. Vale ressaltar que você não precisa ter jogado o primeiro jogo para jogar este, já apesar da jogabilidade semelhante, o jogo conta com uma nova ameaça e uma história independente da anterior. O jogo faz adições interessantes na jogabilidade do combate do anterior e traz algumas fases bem criativas e até desafiadoras. No fim das contas, quem gostou do primeiro jogo certamente vai adorar esse, e quem nunca jogou o anterior e é fã do gênero também vai gostar desse jogo.
Prós
- Boas novidades dentro e fora das batalhas
- Novos e velhos personagens ganharam novidades interessantes
- Fases variadas e desafiadoras
- Belos gráficos
Contras
- Alguns mundos demoram mais do que deveriam