InícioReviewsLe Ninja - Review

Le Ninja – Review

Le Ninja é um dos blogs mais famosos do Brasil. Com uma proposta um pouco diferente dos outros blogs de “tirinhas e humor”, o site manteve segredo por um bom tempo sobre a identidade secreta dos ninjas e só recentemente ficamos sabendo quem era o Ninja Negro e a Ninja Branca. Bom, a pergunta de um milhão de dólares é: como diabos colocá-los num jogo e como fazer que esse jogo seja bom? Le Ninja, para iOS, responde essas duas perguntas muito bem, com um jogo viciante e fácil de ser assimilado.

O jogo começa com uma história bem simples: robôs alienígenas não detectaram vida inteligente no Planeta Terra e resolveram invadi-lo. Por incrível que pareça, eles estavam certos e parece que os Ninjas não estão prontos para combatê-los, então você deve ajudar o Ninja Negro a correr o mais rápido possível pela vida dele (pois é, nem sempre dá para ganhar todas), como se fosse o diabo fugindo da cruz, e é aí que a diversão começa.

IMG_0017

A princípio, essa corrida do inimigo lembra bastante Canabalt, um dos Indies mais famosos dos últimos anos. Você deve sair correndo do inimigo e desviando dos obstáculos que aparecem. A ação difere por ser mais elaborada do que em Canabalt. No jogo, você pode executar pulos duplos no ar para desviar dos inimigos ou subir em plataformas/pular buracos. É possível também descer de plataformas, colocando a ação assim em três planos.

IMG_0020

Durante o jogo, você encontrará uma série de inimigos para atrapalhar a sua vida, desde inimigos que servem como obstáculos (e não te matam de cara, só colocam o robô perseguidor, caso você erre um pulo ou tropece em outro, aí sim você morre), a inimigos que tentam atirar mísseis em você (navegando pelos três planos da tela), passando por obstáculos com choque. Eles não chegam a aparecer numa quantidade que torne o jogo impossível de ser jogado, mas a frequência de aparecimentos na tela vai aumentando conforme você avança mais.

IMG_0022

Além disso, você pode coletar moedas no cenário para ir comprando novos itens e adicionando elementos novos à jogabilidade. As moedas são duas, as moedas pequenas e as grandes. Cada moeda grande vale 5 moedas pequenas. Ao acumular um número X de moedas, você pode trocá-las tanto por novos ninjas (que funcionam como Power Ups que podem ser pegar todas as moedas da tela, tornar o personagem invencível, dar um impulso ou completar suas missões) ou melhorar o rendimento da moeda grande. Cada power up tem 5 níveis e cada nível só pode ser comprado com moedas do jogo. Caso você queira, também é possível comprar as moedas com dinheiro de verdade via in-app purchases, conhecidas por essas banda como microtransações.

Por falar em missões, uma coisa bem legal do jogo são os desafios que ele vai te fazendo conforme você joga. As missões variam desde “correr x metros sem pegar nenhum ninja” a “colete x moedas grandes”. A cada desafio concluído, a dificuldade deles aumenta e você ganha um grande número de moedas amarelas.

IMG_0021

Como Le Ninja é um jogo de corrida, o jogo armazena a quantidade de metros que você conseguiu fugir. Você pode comparar seus escores com você mesmo (o jogo armazena os 5 melhores), com os seus amigos do GameCenter ou com o resto do mundo. Na imagem acima, vocês podem notar que eu estou em terceiro lugar no mundo todo até o momento. Sou pro ou não sou?

Enfim, Le Ninja é um joguinho de iOS bem divertido e certamente vai viciar vocês. É o tipo de jogo perfeito para matar aqueles minutos ociosos que você enfrenta entre uma aula e outra, ou na fila do banco, ou até no banheiro. Aliás, acredito que esse último lugar vai ser o lugar perfeito para mais uma corridinha, afinal de contas, faltam só mais uns 2 mil metros pra eu chegar no topo do placar.

O jogo está custando US$ 0,99 no iTunes. No momento, só há uma versão de iOS, compatível com iPhone e iPad. A página dele estará disponível à partir das 00h de 27/06 aqui.

Sorteio: quer ganhar uma cópia do jogo na faixa? Deixe “Eu quero!” nos comentários (registre-se no sistema do Disqus para eu poder entrar em contato com quem ganhar) e torça, pois amanhã (27/06/2013) eu vou sortear para um de vocês uma cópia de Le Ninja. Boa sorte para todos!

Resultado: Parabéns, Arthur C. Sarnadas, você ganhou! Mandei o código do jogo por email.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

!

Contras

!

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.